Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Reunião do Copom: analistas repercutem decisão do Banco Central sobre juros

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Na próxima quarta (26), o Comitê de Política Monetária (Copom) irá decidir se deve manter ou não a taxa Selic nos patamares atuais em 13,75%. De acordo com o JP Morgan, é bem provável que o comitê opte por manter a taxa atual sem promover mudanças. O Santander também divulgou relatório em que acredita que o BC irá manter a taxa elevada por um período prolongado. 

Fabio Louzada, economista, analista CNPI e fundador da Eu me banco acredita que, por mais que a gente esteja passando por um período de deflação no país, trata-se de um alívio temporário que se dá por conta dessas medidas que proíbem estados de cobrarem taxa superior à alíquota geral de ICMS, que varia de 17% a 18% dependendo do local. 

“Com todo o temor de recessão global, o BC não irá arriscar baixar os juros para ter que subir novamente caso necessário. Pode ser que, com o governo injetando dinheiro na população por meio de benefícios sociais como o aumento do Auxílio Brasil, é possível vermos os efeitos disso na inflação no começo do ano que vem. Então, acredito que o BC manterá a taxa atual de juros em 13,75% não só nessa reunião como também nos próximos meses”, afirma.

Ricardo Jorge, especialista em renda fixa e sócio da Quantzed, empresa de tecnologia e educação financeira para investidores, concorda. E acredita que os efeitos da política monetária vão começar a ser vistos um pouco mais para frente. 

“O mercado de juros tem trabalhado com esse cenário. Não existe nada que indique mudança de direção em relação a isso. O mercado já viu que os indicadores de inflação estão arrefecendo por conta da redução do ICMS, mas ainda assim acredita que os indicadores de inflação vão começar a responder em breve aos movimentos de alta de juros promovidos pelo BC. Os próprios dados embutidos dentro desses indicadores já começam a sugerir que a alta de preços está arrefecendo. Acredito que não há razão por enquanto para a necessidade de mudança de estratégia de manter a taxa de juros até pelo menos o final do primeiro trimestre do ano que vem“, comenta Jorge.

Marcus Labarthe, sócio-fundador da GT Capital, acredita que o BC deve manter a taxa Selic atual em 13,75% também por conta da antecipação da alta de juros no Brasil antes mesmo de países como os EUA, que começou a subir juros há menos tempo que o Brasil. 

“Estamos confortáveis com os patamares atuais. Lembrando que a inflação no momento está contribuindo para a decisão do COPOM. Em setembro, tivemos uma deflação de 0,29%. Não tem por que, em um cenário como esse, subir mais os juros”, afirma Labarthe.

Mas com a Selic atual em 13,75%, quais investimentos valem mais a pena? Para os de curto prazo, segundo Idean Alves, sócio e chefe da mesa de operações da Ação Brasil Investimentos, é interessante investir em renda fixa pós-fixada atrelada ao CDI, que está em 13,65% por ano. 

“Já pensando no médio prazo, seria interessante opções prefixadas e que vão continuar em patamares de 14 a 15% por ano mesmo que a Selic caia, o que se torna o investimento vantajoso à medida que o investidor garanta uma taxa acima da média histórica por mais tempo“, comenta.

Para Alves, o movimento inicial da inflação no começo de 2023 deve ser de alta com o fim dos incentivos fiscais aos combustíveis a depender, claro, das variáveis do cenário macro externo. Mas, de acordo com ele, essa alta da inflação tende a ser reduzida ao longo do ano com a diminuição, no segundo semestre, da taxa Selic, o que pode gerar uma oferta com preços mais competitivos. 

Leia mais  Copom encerra dilema sobre ciclo de alta da Selic

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Rodrigo Cohen, analista CNPI e co-fundador da empresa de educação financeira Escola de Investimentos, acrescenta que a melhor forma de investir em cenários de incerteza é buscar aplicações financeiras mais conservadoras inicialmente e diversificar a carteira aos poucos. 

“O mercado é irracional muitas vezes e os investidores nunca sabem a hora certa de entrar”, afirma.

Cohen também afirma que é uma boa hora para entrar na bolsa para acumular patrimônio no longo prazo antes que os preços das ações subam para quem tiver perfil arrojado. Na avaliação do analista, a bolsa deve andar para cima após a volatilidade causada pela eleição, depois que os investidores conhecerem a política econômica e fiscal do novo governo.

Leia mais  Fernando Haddad afirma que comunicado do Copom foi muito preocupante

Uma vitória do candidato Luiz Inácio Lula da Silva pode beneficiar os setores de construção, educação e varejo, na análise de Cohen. Já uma vitória do candidato Jair Bolsonaro pode beneficiar os setores de energia e as estatais.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Irresponsabilidade Fiscal no Governo e mais: confira o resumo do dia

Rodrigo Mahbub Santana

Economistas estão preocupados com crescente inflação no Brasil

Paola Rocha Schwartz

Dólar dispara com aversão ao risco pós decisão dividida do Copom

Paola Rocha Schwartz

Ações da Suzano sofrem queda: confira o resumo do dia

Márcia Alves

Ibovespa cai levemente; governo propõe medidas para crise no RS

Rodrigo Mahbub Santana

Fechamento do Câmbio: Dólar fecha em leve alta

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário