Continua após o anúncio
Sete em cada dez cargos apresentaram aumento acima da inflação, aponta pesquisa recente realizada pela Michael Page, uma das maiores consultorias especializadas em recrutamento de média e alta gerência, parte do PageGroup. De acordo com o Estudo de Remuneração Michael Page 2023, 12 de 15 segmentos (seguros, secretariado, tecnologia da informação, logística, recursos humanos, marketing, jurídico, saúde, financeiro, agro, engenharia e bancário) figuraram entre os contemplados, num período marcado pela leve recuperação da economia e arrefecimento da pandemia. O levantamento revela ganho real salarial em 72% dos cargos avaliados, enquanto 17% dos cargos avaliados não apresentaram mudança de um ano para o outro. Aqueles que registraram queda somaram 11% das posições. Dos 903 cargos analisados, os que se destacaram entre os maiores aumentos foram: coordenador de PO (Project Owner) em fintechs com 55,2%; analista sistemas júnior, com 43% de alta e desenvolvedor, com 39% (Tecnologia).
“A economia voltou a se recuperar em 2022, depois de ter colecionado resultados abaixo do esperado em função de dois anos da pandemia. Essa retomada, ajudou na volta da confiança das empresas, gerando mais empregos e renda. O estudo nos traz claramente esse panorama, apontando ganhos reais salariais na grande maioria dos setores que monitoramos constantemente. Em contrapartida, segmentos como vendas, varejo e imobiliários viveram um cenário um pouco mais difícil, mostrando que a recuperação da renda ainda tem um caminho a ser trilhado. Mas o grande aprendizado nesse período é como o trabalho remoto transformou a vida das organizações, trazendo novos desafio aos gestores na atração e retenção de talentos”, explica Ricardo Basaglia, CEO do PageGroup no Brasil.
Para elaborar o estudo, a Michael Page consultou no ano passado 20 mil profissionais de todo o Brasil para entender quais são suas reais impressões sobre o mercado atual. Os executivos consultados ocupam cargos que vão desde posições de suporte à gestão até diretoria. A empresa procurou entender como os profissionais enxergam sua carreira, a posição do empregador no seu desenvolvimento profissional e outros fatores que completam a remuneração.
A partir dessa consulta, a companhia conseguiu traçar a remuneração mensal de 903 cargos em 15 setores (Engenharia & Manufatura, Logística, Varejo, Vendas, Marketing & Digital, Agro, Tecnologia da Informação, Jurídico, Saúde & Life Science, Financeiro & Tributário, Seguros, Bancos e Serviços Financeiros, Recursos Humanos, Imobiliário e Construção e Secretarial & Business Support). Os cargos foram listados em faixas salariais mensais que variam de acordo com a experiência do profissional (júnior, pleno, sênior ou coordenador) e porte da empresa (pequeno, médio ou grande).
12 de 15 setores estão com remunerações em alta
A maior parte dos setores pesquisados apresentaram mais cargos com alta na média salarial, segundo o Estudo de Remuneração Michael Page 2023. Estão nesta lista os segmentos engenharia, logística, marketing, agro, tecnologia da informação, jurídico, saúde, financeiro, seguros, bancos e serviços financeiros, recursos humanos, secretariado. Já os setores que se destacaram pela estabilidade salarial foram: imobiliário, varejo e vendas.
Também foi feita a análise dos cargos por setor para entender o percentual de profissões contempladas pela remuneração em alta ou estável:
Em alta
- Seguros — 100% dos cargos tiveram aumento
- Jurídico — 100% dos cargos tiveram aumento
- Saúde — 100% dos cargos tiveram aumento
- Agro — 100% dos cargos tiveram aumento
- Bancário — 94% dos cargos tiveram aumento
- RH — 86% dos cargos tiveram aumento
- Secretarial — 84% dos cargos tiveram aumento
- Logística — 80% dos cargos tiveram aumento
- Engenharia — 78% dos cargos tiveram aumento
- TI — 68% dos cargos tiveram aumento
- Financeiro — 58% dos cargos tiveram aumento
- Marketing — 48% dos cargos tiveram aumento
Estável
Imobiliário — 51% dos cargos tiveram aumento
Varejo — 39% dos cargos tiveram aumento
Vendas — 38% dos cargos tiveram aumento
Remuneração por áreas
Bancos e Serviços Financeiros
A grande movimentação de profissionais nos últimos dois anos deixou o profissional dessa área mais cauteloso na hora de trocar de emprego. Isso faz com que as estratégias de recrutamento tenham de ser mais criativas, buscando profissionais de outras áreas e identificando perfis potenciais para ocupar as posições. O mercado de Serviços Financeiros vem se tornando genuinamente diverso, aumentando as possibilidades de contratações. As fintechs lideram as contratações, com foco em diversidade.
“Conhecimento em linguagem de programação está cada vez mais presente nas descrições de cargos de Bancos e Serviços Financeiros. É o intercâmbio da área de negócio que aprendeu de tecnologia e de tecnologia que aprendeu de negócio. Quem tiver inglês e programação no currículo tem vantagem”, diz Juliana França, gerente executiva de Michael Page.
|
Cargos que tiveram maiores aumentos salariais:
Coordenador de PO (Project Owner) em fintechs: 55,2%
Head de auditoria em Bancos de atacado, varejo e digitais: 24,5%
Logística
O ano foi aquecido para o segmento logístico, com recorde de vendas de caminhões, investimentos em centros de distribuição e uma atuação mais estratégica com foco em planejamento e em melhorar a experiência do cliente. A pandemia trouxe uma série de aprendizados, fazendo com que as áreas saíssem do papel de suporte para fazer parte da estratégia com mais visão do negócio e de longo prazo. Posições de vendas, compras e outras áreas correlatas precisaram pensar em diminuir custos, aumentar receita e entregar com eficiência.
“O ano de 2022 foi aquecido para operações e supply chain, com recorde de vendas de caminhões, investimentos em centros de distribuição e uma atuação mais estratégica com foco em planejamento e em melhorar a experiência do cliente. Para 2023, a posição de compras será fundamental dentro da operação otimizada da empresa. Por conta da alta demanda que movimenta o mercado, abrem-se oportunidades para novas empresas e fornecedores locais. Práticas de ESG são cruciais para toda a cadeia de suprimentos. Aspectos ecológicos, diversidade e cultura estão no radar de gerentes e diretores. Tecnologia também é um tema transversal nas companhias, olhando para metrificação e eficiência de ativos, digitalização de contratos, segurança da informação e decisões baseadas em dados.”, conta Rodrigo Videira, gerente executivo da Michael Page.
|
Cargos que tiveram maiores aumentos salariais:
Gerente de transportes: 30% de aumento
Comprador de Produtivos: 37% de aumento.
Cargo que teve maior queda salarial:
Diretor de Logística: – 16% de redução
Varejo
Com a tendência de as empresas pós-pandemia cuidarem ainda mais da relação com o consumidor, posições de marketing de varejo têm ganhado cada vez mais espaço, especialmente o varejo de luxo. As empresas estão mais conectadas nos canais digitais, se dedicando à criação e nutrição de seu CRM e investindo em relacionamento com o cliente. De um lado, as empresas do varejo valorizam muito o tempo de experiência do profissional e, para os que atuam na linha de frente, a carteira de clientes que trazem consigo. Do outro, os profissionais estão geralmente dispostos a ouvir uma nova proposta.
“O boom da omnicanalidade continua. As empresas já criaram suas estratégias. Elas estão investindo agora em trazer profissionais mais sêniores para a equipe”, diz Genis Fidelis, gerente executivo da Michael Page.
|
Cargos que tiveram maiores aumentos salariais:
Profissional de Visual Merchandising Pleno: 18%
Profissional de Loja: 15%
Cargos que tiveram maiores quedas salariais:
Gerente de Produto/ Categoria do setor alimentício: – 6%
Gerente Regional do setor alimentício: – 5%
Vendas
Uma tendência importante é a volta dos profissionais com perfil mais generalista. Nos últimos anos, houve um movimento de especialização do profissional de vendas por canal, tipo de cliente etc. Agora as equipes estão buscando aquele profissional “coringa”, que tem conhecimento diversificado, capaz de transitar por todos os canais (varejo, autosserviço, atacado, Vendas conveniência, e-commerce, loja física e digitais), que tem visão do todo com profundidade. Generalistas ou especialistas, os profissionais de vendas precisam cada vez mais de habilidades financeiras, analíticas e estratégicas apuradas para manter o crescimento sustentável olhando para eficiência e rentabilidade.
“O profissional de vendas é cada vez menos envolvido na pura execução e cada vez mais na inteligência e estratégia. Além disso, a atuação financeira dentro da área de vendas é uma realidade. São posições que olham para margem, EBITDA, que acompanham para onde o mercado está indo e em quais canais investir, atuando de forma parceira nas negociações na ponta”, avalia Mario Penna, gerente executivo da Michael Page.
|
Cargos que tiveram maiores aumentos salariais:
Gerente de Trade Marketing: 25% números incorretos
Gerente de contas do setor de logística e transporte: 22%
Cargos que tiveram maiores quedas salariais:
Diretor de unidade de negócio do setor de mídia e publicidade: -25%
Marketing & Digital
Neste ano as vagas de suporte à gestão, que vão de analistas à coordenação, tiveram um crescimento expressivo, especialmente de profissionais sêniores para dar mais robustez e reciclar os times. As empresas que mais contrataram foram de tecnologia, software, hardware e serviços em geral.
“Houve um grande movimento de especialização dos profissionais nos últimos anos, mas uma das cadeiras em alta para 2023 é de head de marketing generalista, isto é, alguém que tenha a visão macro do negócio e da área, capaz de solucionar vários problemas diferentes”, detalha Genis Fidelis, gerente executivo da Michael Page.
Cargos que tiveram maiores aumentos salariais:
Coordenador de Interface com o Usuário: 18%
Analista Digital: 14%
Cargos que tiveram maiores quedas salariais:
Gerente de Comunicação ou Marketing do setor de construção civil: -3%
Gerente de Produto do setor de construção civil: -3%
|
Tecnologia da Informação
O ano de 2022 foi mais estável, entrando no pós-pandemia mais seguro para os profissionais fazerem movimentações na carreira e com um aumento significativo de demandas para posições técnicas que haviam sido congeladas. A área com mais oportunidades é engenharia de software. Todas as posições relacionadas a dados têm muita projeção de carreira. Segurança a tendência com potencial para crescer mais. O número de vagas nas áreas de produtos aumentou. Cloud se estruturou muito bem e segue em ascensão. Para 2023, as apostas são o 5G e o metaverso.
O Brasil continua no radar das empresas de fora para contratarem profissionais com remuneração em dólar ou euro. O principal desafio para os profissionais é o idioma. É preciso ser fluente em inglês na maioria das vagas. Dentro do mercado brasileiro, as empresas precisam oferecer salários inflacionados por causa do câmbio para se manterem competitivas. Empresas que não oferecem o modelo remoto ou, no mínimo, híbrido, acabam limitando muito as possibilidades de contratação.
“Muitos profissionais de TI são de uma geração mais jovem que valoriza muito o trabalho alinhado ao seu propósito. Por terem poder de escolha, avaliam bem a cultura da empresa, o ambiente e os projetos nos quais vão trabalhar. As empresas, por sua vez, estão investindo em muitas iniciativas para criar escolas de programação para suprir a falta de profissionais ao mesmo tempo em que promovem diversidade e inclusão social em tecnologia”, relata Luana Castro, gerente executiva de Michael Page.
Cargos que tiveram maiores aumentos salariais:
Analista de Sistemas Júnior: 43%
Desenvolvedor/ Programador Júnior: 39%
|
Jurídico
O segmento continuou buscando contratar profissionais em áreas onde houve maior predominância de negócios, como Contencioso, Trabalhista, Tributário e Regulatório.
A remuneração desses profissionais aumentou em todas as faixas, confirmando a tendência de alta para os próximos anos.
|
Cargos que tiveram maiores aumentos salariais:
Advogado de Compliance (Sênior): 33%
Advogado Pleno (regulatório): 31%
Saúde
O mercado da saúde iniciou o movimento de saída da atuação emergencial em decorrência do coronavírus, que se consolidará em 2023 com perspectivas ainda melhores para saúde humana, animal, serviços, medical devices e indústria farmacêutica.
Com a entrada de muitas healthtechs, o mercado da saúde tem se desenvolvido muito em tecnologias voltadas para sistemas organizacionais, gestão de Healthcare & Life Sciences pacientes, dispositivos e análises clínicas. A experiência do cliente, a gestão das informações e o ganho de produtividade dentro de operações complexas são temas em alta. O teleatendimento também veio para ficar, abrindo espaço para outros serviços como os laboratoriais em domicílio. No entanto, em 2023, os desafios de recrutamento permanecem os mesmos: garantir mão de obra qualificada em diversas regiões para um país continental e atrair profissionais para localizações específicas, especialmente centros menores.
|
Cargos que tiveram maiores aumentos salariais:
Gerente de Informações de Negócios BI/Efetividade: 20%
Gerente de Assuntos Regulatórios: 19%
Financeiro & Tributário
O primeiro semestre foi marcado pelo aumento no volume de novas posições e um segundo semestre mais moderado com a contratação de profissionais mais sêniores, olhando para o planejamento financeiro das empresas nos médio e longo prazos. As perspectivas para 2023 são de um ano mais equilibrado, sem muitas oscilações, focado na sustentação dos planos traçados.
Para viabilizar a realização dos planos, espera-se que os profissionais de finanças sejam cada vez mais capazes de transitar entre os vários níveis hierárquicos da organização, tenham grande habilidade de comunicação entre diferentes áreas, estejam atualizados com as tendências do mercado em temas como ESG e atuem de maneira mais próxima da área de tecnologia, incorporando conhecimentos de sistemas, automação e linguagens de programação.
“O profissional de Finanças é sempre demandado pelo mercado, ora com olhar expansionista para expandir frente às oportunidades, ora mais moderado otimizando processos e recursos. Há oportunidades abertas o ano todo, variando o volume e o perfil do profissional conforme os desafios do momento”, diz Lucas Papa, gerente executivo da Michael Page.
|
Cargos que tiveram maiores aumentos salariais:
Gerente de Controladoria: 37%
Auditor interno júnior 26%
Cargos que tiveram maiores quedas salariais:
Gerente de planejamento financeiro: -23%
Especialista fiscal/ tributário: -18%
Seguros
O mercado segurador foi marcado pelas novas regulamentações da SUSEP – Superintendência de Seguros Privados, como o open insurance, um sistema de seguros aberto que permite o compartilhamento de dados dos clientes e integração de sistemas de produtos e serviços de seguros. Mudanças assim estimulam a inovação no mercado, exigindo dos profissionais atualização.
As perspectivas são de continuidade das mudanças e evolução do perfil do profissional de seguros mais arrojado e inovador. As empresas, por sua vez, estão investindo mais uma mudança cultural e em branding para atrair esses candidatos. A tecnologia será determinante para que os produtos e serviços de seguros sejam mais eficientes. As insurtechs, startups de tecnologia voltadas ao mercado de seguros lideram a transformação do status quo do mercado, quebram paradigmas como o próprio modelo de trabalho sendo mais híbrido e atraem esse perfil mais inovador do profissional de seguros.
|
RH
O profissional de RH segue desempenhando um papel relevante na condução de temas estratégicos como bem-estar para colaboradores sem comprometer Recursos Humanos faturamento, diversidade, employer branding e ESG. Com cada vez mais empresas adotando o modelo de trabalho híbrido, o RH tem incorporado mais tecnologias para manter suas rotinas funcionando, como softwares para controle de ponto e gestão dos dados dos colaboradores.
Saúde mental permanece como um tema chave em 2023, demandando da área de Recursos Humanos uma série de medidas como pesquisas de clima periódicas e Focus Group, além da implantação e condução de fóruns de trabalho, canais de comunicação, benefícios e outras melhorias.
|
Cargos que tiveram maiores aumentos salariais:
Analista de Sistema de Informações Gerenciais júnior: 29%
Analista de Treinamento e Desenvolvimento Pleno: 18%
Imobiliário & Construção
O mercado continuou com um volume consistente de projetos. A alta quantidade de lançamentos imobiliários de construtoras e incorporadoras ajudaram a impulsionar o desempenho de todo o segmento.
|
Cargos que tiveram maiores aumentos salariais:
Analista de Novos Negócios júnior: 16%
Técnico de Edificações Pleno: 15%
Secretariado & Business Support
As funções de secretariado e de suporte ao negócio são de extrema importância para a engrenagem de qualquer empresa, auxiliando diretamente no correto funcionamento das áreas. Nos últimos anos, notou-se que as companhias redefiniram o papel desses cargos de assistência, passando do atendimento exclusivo para a modalidade pool — um grupo de profissionais atendendo a diversos executivos, sem um foco principal.
No entanto, o resultado foi pouco produtivo para o desenvolvimento de carreira dos assistentes, gerando pouca assertividade no dia a dia, principalmente em tarefas que exigiam maior conhecimento do negócio. A partir de agora, é possível observar que o atendimento exclusivo é fundamental para algumas senioridades de liderança, que voltaram a buscar profissionais mais experientes e bilíngues para um atendimento personalizado, inclusive envolvendo os profissionais em grandes projetos e outras funções, como a de office manager, por exemplo.
|
Cargos que tiveram maiores aumentos salariais:
Secretária Executiva Bilíngue (Júnior): 32%
Secretária Executiva Trilíngue Sênior: 12%
Agro
O Brasil é protagonista mundial na produção de alimentos. Esse é um setor que move a economia brasileira, o câmbio é favorável como exportadores e chama a atenção de investidores. Há cada vez mais sofisticação no agro com a adoção de novas tecnologias e soluções desenvolvidas pelas agtechs. Porém, as transformações levam tempo conforme as safras. As mudanças percebidas hoje são de investimentos feitos no passado e os de hoje só serão consolidados no futuro. O agro precisa de profissionais com essa visão, que estejam sempre atentos ao que pode ser potencializado e façam a conexão entre o campo, a tecnologia, o desenvolvimento organizacional e investimentos financeiros.
“ESG não é uma pessoa, mas uma cultura organizacional que permeia todas as divisões. Ainda assim, é preciso ter seus responsáveis. Houve uma alta de 50% nas contratações de profissionais. São cargos em alta que vão atuar como vetores dessa transformação cultural no curto, médio e longo prazos. O que está acontecendo agora com ESG é o que aconteceu com as células de inovação criadas há alguns anos e hoje fazem parte da cultura organizacional”, diz Stephano Dedini, diretor do Michael Page.
|
Cargos que tiveram maiores aumentos salariais:
Gerente de Fazenda: 15%
Gerente de Produção: 15%
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.