Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Por richa interna do PT, Novo Ensino Médio vai ser paralisado

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O Ministério da Educação deve publicar nos próximos dias uma portaria suspendendo a implementação do Novo Ensino Médio e alterações previstas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A decisão foi tomada após embates entre o ministro Camilo Santana e alas do PT contrárias à reforma.

Portaria suspenderá mudanças da portaria 521/21 e terá efeito enquanto durar consulta pública sobre o tema.

O Ministério da Educação deve publicar nos próximos dias uma portaria suspendendo a implementação do Novo Ensino Médio e alterações previstas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A decisão foi tomada após embates entre o ministro Camilo Santana e alas do PT contrárias à reforma.

A portaria a ser publicada suspende mudanças da portaria 521/21 e terá efeito enquanto durar a consulta pública sobre o tema, aberta em março deste ano e com validade de 90 dias —ela pode ser prorrogada por mais 30 dias. A portaria 521/21 regulamenta o Novo Ensino Médio, que prevê maior flexibilidade na grade curricular e a possibilidade de os alunos escolherem parte das disciplinas que irão cursar.

A reforma do ensino médio foi aprovada em 2017 pelo governo Michel Temer. Desde então, tem enfrentado resistência de alguns setores da sociedade e de parlamentares, que criticam a falta de diálogo com professores e estudantes.

Leia mais  Dez medidas para o Governo atingir as metas de arrecadação fiscal

O Novo Ensino Médio foi alvo de polêmica desde sua implementação, e a consulta pública aberta pelo MEC no mês passado foi alvo de críticas de especialistas e estudantes, que alegaram falta de transparência e de discussão com a sociedade.

A suspensão da implementação do Novo Ensino Médio e alterações no Enem representa um novo capítulo na polêmica reforma do ensino médio, que enfrenta resistência desde sua aprovação em 2017. A decisão do Ministério da Educação de suspender as mudanças previstas pode ser vista como uma vitória das ala do PT contrárias à reforma e um reconhecimento da falta de diálogo com professores e estudantes na implementação do Novo Ensino Médio.

No entanto, a suspensão das mudanças pode trazer incertezas para as escolas que já haviam iniciado a implementação do novo modelo curricular, e é preciso que o MEC promova uma ampla discussão com a sociedade antes de retomar a reforma do ensino médio.


Leia mais  Lula critica Lemann por Americanas: "Falava contra corrupção e depois comete fraude"
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Governo refuta alegações de recusa de ajuda do Uruguai ao RS

Paola Rocha Schwartz

Avaliação do governo Lula caiu 5 pontos de janeiro a maio

Paola Rocha Schwartz

Governo Lula acumula déficit de R$ 252,9 bi em 12 meses

Paola Rocha Schwartz

FMI piora previsão fiscal do Brasil, vê alívio após governo Lula

Paola Rocha Schwartz

Governo avalia cerimônia para segunda fase da reforma tributária

Paola Rocha Schwartz

Bolsonaro elogia Elon Musk e faz críticas à Lula, em ato no Rio

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário