Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Fundamentos internos do real desafiam cenário externo, segundo relatório da hEDGEpoint Global Markets

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

As últimas semanas trouxeram mudanças relevantes no Modelo de Valor Justo do BRL da hEDGEpoint Global Markets. Após alguns meses mostrando que a moeda brasileira tinha espaço para se valorizar, o modelo agora aponta que o BRL está sendo negociado próximo ao seu Valor Justo. Três variáveis foram responsáveis por essa mudança: o DXY, o diferencial de rendimento e os preços de commodities.

As duas primeiras foram muito influenciadas pela crise do teto da dívida – a maior probabilidade de um calote dos EUA levou a rendimentos mais altos, enquanto o aumento da aversão ao risco fortaleceu o dólar. Esses movimentos, combinados com dados mais fracos da economia chinesa, estimularam o pessimismo em torno das commodities. Apesar da piora do ambiente internacional, a economia brasileira tem apresentado fundamentos internos positivos que podem compensar essas pressões de desvalorização externa.

Leia mais  O novo marco legal do câmbio e a teoria de path dependence

A agricultura apoia a atividade econômica, os superávits da balança comercial e o crescimento “não inflacionário”

Embora a maioria dos preços das commodities esteja tendo um desempenho negativo no ano, as altas quantidades exportadas estão levando a superávits recordes na balança comercial do Brasil. Beneficiada pela safra de soja e pelas exportações de petróleo e minério de ferro, a balança comercial registrou em maio o maior superávit para qualquer mês desde o início da série histórica, em 1989.

A atividade econômica também tem sido resiliente devido aos resultados positivos no setor agrícola. O PIB aumentou 1,9% no 1T em relação ao trimestre anterior, bem acima da estimativa de consenso de 1,2%. A economia ficou 4,0% acima do nível do ano anterior, e o crescimento acumulado nos últimos quatro trimestres subiu de 2,9% no fechamento de 2022 para 3,3%.

A agricultura e a pecuária lideraram o crescimento do lado da oferta, com um aumento de 21,6% em relação ao trimestre anterior e de 18,8% em relação ao ano anterior. Entretanto, o crescimento foi mais fraco em outros setores. Setores sensíveis a juros, como manufatura (-0,6% no trimestre), construção (-0,8%) e varejo (+0,3%) apresentaram resultados fracos.

Leia mais  A desvalorização do peso deixa o brasileiro "mais rico" na Argentina?

Também vale a pena mencionar que o investimento caiu 3,4% em relação ao trimestre anterior. Taxas de investimento mais baixas comprometem o crescimento de longo prazo – o que enfraquece o BRL no longo prazo.

Outro fator positivo fundamental na economia brasileira é o comportamento da inflação, que está esfriando mais rapidamente do que a maioria das economias centrais – como os EUA, por exemplo – e o crescimento “liderado” pela agricultura também ajuda aqui. Não só ajuda a evitar uma desaceleração econômica maior devido às altas taxas de juros, mas também ajuda a reduzir a inflação de alimentos – já que uma produção maior na agricultura significa preços mais baixos de alimentos no mercado.

Mesmo com a inflação mais baixa, o Banco Central do Brasil provavelmente levará mais tempo para ajustar suas taxas.

O Banco Central do Brasil está sob intensa pressão para cortar sua taxa de juros – uma das mais altas entre as principais economias. Um novo plano fiscal e a redução da inflação aumentaram as esperanças de um corte iminente, mas acreditamos que o ritmo de redução não será agressivo, já que a autoridade monetária parece muito preocupada com as expectativas de inflação. Se o Bacen (Banco Central do Brasil) mantiver sua postura hawkish, isso será favorável ao BRL.

Leia mais  Ibovespa e Dólar avançam com volatilidade pré-decisão do BC

Confira aqui o relatório completo


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Real enfraquece diante do atraso de medidas fiscais

Rodrigo Mahbub Santana

Dólar fecha em queda mesmo com a vitória de Trump e com expectativa de alta na selic

Rodrigo Mahbub Santana

Ibovespa e Dólar avançam com volatilidade pré-decisão do BC

Rodrigo Mahbub Santana

Real perde mais valor que peso argentino em 2024

Rodrigo Mahbub Santana

Real registra o pior desempenho entre as moedas emergentes

Paola Rocha Schwartz

Drex: o que dá pra fazer com o “real digital”?

Guia do Investidor

Deixe seu comentário