Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Instituto Empresa vai à Justiça contra a Oi (OIBR3)

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O Instituto Empresa, através do escritório Mortari Bolico Advogados, ajuizou demanda contra a companhia Oi e a Licks Contadores. O objetivo da ação de produção antecipada de provas é discutir os registros contábeis que ensejaram os movimentos de entrada e de saída na Recuperação Judicial e evitar, assim, o risco de dano irreparável aos requerentes e a aqueles que vierem a se manifestar necessárias por decorrência das anteriores.

Esta demanda é consequência de outras medidas já promovidas na CVM (Comissão de Valores Mobiliários), no Ministério Público Federal e no Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro.

Os investidores estão preocupados com os desdobramentos financeiros da companhia. Em agosto de 2022, Licks Contadores e a Oi afirmaram que a não haveria sobressaltos financeiros pelos próximos três anos.

“Com informações e avaliações técnicas que indicavam a estabilidade financeira da companhia até pelo menos 2025, a empresa apresentou um panorama otimista tanto para seus acionistas quanto para o mercado em geral. Essa postura estimulou a permanência dos investidores, além de incentivar novos investimentos e aumentos de posições investidas”, destaca a entidade no processo.

A postura, destaca o Instituto, não era apenas uma mera comunicação por parte da empresa. Baseava-se na decisão judicial que encerrou a recuperação judicial, apoiada no trabalho técnico da Licks como especialista independente.

No entanto, pouco meses depois os investidores foram surpreendidos com um novo pedido de recuperação judicial. O que causou mais estranheza foi o fato de companhia ter saído da recuperação judicial em dezembro, mas em fevereiro retornou com novo pedido, que foi deferido pela Justiça em março.

“O que ocorreu, na prática, foi o início acelerado da destruição, seja no caráter substancial, seja no caráter formal, do quadro posto em agosto de 2022, no qual a Oi afirmou ter condições de sair da primeira Recuperação Judicial, o que foi atestado pela Licks. E é este exatamente o objeto da presente produção antecipada de provas”, diz o Instituto no processo.

Leia mais  O Banco do Brasil está de olho na nova recuperação judicial da Oi

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Oi (OIBR3) anuncia aprovação de grupamento de ações

Paola Rocha Schwartz

Oi revela resultados do 1T24 e registra aumento no prejuízo

Paola Rocha Schwartz

Justiça suspende anulação do projeto de privatização da Sabesp

Rodrigo Mahbub Santana

Oi tem acordo assinado pela V.tal

Márcia Alves

Oi fechou acordo com credores e plano de recuperação é aprovado

Márcia Alves

Oi suspende Assembleia de Credores pela quarta vez

Márcia Alves

Deixe seu comentário