Continua após o anúncio
Petrobras poderá ser privatizada: A privatização foi um dos temas centrais na campanha eleitoral do então Presidente Bolsonaro.
De acordo com o governo, as chances de privatização das estatais são grandes, desde que benéficas para o Brasil. Além da Petrobras, Bolsonaro e Guedes já manifestaram interesse em outras tantas privatizações.
Correios privatização: Amazon e Alibaba podem levar
Petrobras poderá ser privatizada: Lista de Privatizações
Depois da aprovação da Reforma da Previdência, parece que o foco do governo está nas privatizações. Então para o Presidente Jair Bolsonaro, as privatizações precisam ter custo-benefício favorável para o país.
Privatizações: como derrubar o “ranço” da adoração de estatais
De acordo com comunicado recente, o Palácio do Planalto divulgou listagem com as nove estatais que serão privatizadas brevemente. As empresas que compõem a pauta são:
E para o Ministro da Economia as privatizações não param por aí. Segundo Paulo Guedes, a desestatização da Petrobras não está descartada, e teria o apoio do Presidente Bolsonaro.
A Petrobras poderá ser privatizada e foi fundada em 1953 pelo então Presidente Getúlio Vargas. Na campanha de inauguração o slogan utilizado era “O petróleo é nosso”. Isso fez com que a estatal fosse vista com orgulho por gerações.
Mesmo após os escândalos de corrupção revelados pela Lava Jato, a petroleira se manteve forte. E com os anúncios de suposta privatização no futuro, seus papeis voltaram a ter alta valorização no mercado de ações.
Para Onyx Lorenzoni, ministro-chefe da Casa Civil, a privatização da maior petrolífera do mundo depende de estudos. A desestatização deve ser criteriosa e trabalhada de maneira objetiva.
O assunto criou alvoroço no meio político e empresarial, mas a notícia não foi confirmada. Para Lorenzoni, a efetivação de tal privatização tem até 2022 para acontecer. Ou seja, até o final do mandato de Bolsonaro.
As equipes do PPI/BNDES e do Ministério de Minas e Energia são as responsáveis por tais avaliações. Assim, com a aprovação para tal, a privatização será inevitável.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.