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A volta da CVC? Reservas confirmadas disparam 14% na prévia do 4T22

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A CVC (CVCB3) informou nesta sexta-feira que suas reservas confirmadas no quarto trimestre de 2022 cresceram 14% ante mesma etapa de 2021, a 3,46 bilhões de reais, segundo prévia operacional não auditada.

Já as reservas consumidas evoluíram 7% também na comparação anual, para 3,69 bilhões de reais.

Em janeiro de 2023, as reservas confirmadas da companhia atingiram cerca de 1,35 bilhão de reais, crescimento de 90% frente a janeiro de 2022.

A pandemia de COVID-19 teve um impacto significativo no setor de viagens e turismo, incluindo a CVC. Com a implementação de medidas de distanciamento social e restrições de viagens, muitas pessoas cancelaram ou adiaram suas viagens, o que resultou em uma queda significativa na demanda por pacotes turísticos. Além disso, muitos países fecharam suas fronteiras para viajantes, o que dificultou a operação de empresas de turismo. Como resultado, a CVC teve que enfrentar uma forte redução no seu faturamento e lucro. A empresa também precisou adaptar-se a novas formas de atendimento ao cliente, como o atendimento remoto, e implementar medidas de segurança para garantir a saúde dos seus clientes e funcionários.

Essa movimentação ficou claramente exposta nos dados operacionais da companhia no terceiro trimestre de 2022. Uma vez que mesmo que com uma melhora na base comparativa, a companhia não conseguiu sair do vermelho.

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No 3T22, a CVC apresentou um aumento de 46,6% na receita líquida (para R$ 337,6 milhões), com avanço nas reservas e no valor médio das viagens, o alto endividamento da empresa (com uma Selic mais alta) impediu que a operadora de turismo voltasse ao azul.

A CVC reduziu o prejuízo, mas terminou o trimestre ainda no negativo, em R$ 75 milhões.

Mas o que esperar da ação daqui para frente?

O BofA observa que as reservas da CVC no mercado doméstico alcançaram 73% dos níveis do terceiro trimestre de 2019, antes da pandemia. Porém, esse percentual estava em 78% no segundo trimestre deste ano. As reservas internacionais também caíram de 67% para 63% do nível pré-pandemia entre o segundo e o terceiro trimestre.

O percentual de receita líquida sobre as reservas (take rate) cresceu 40 pontos-base na comparação trimestral, para 8,4%. Contudo, na avaliação do BofA, as altas nos preços das tarifas aéreas parecem estar reduzindo gastos do consumidor em hotéis e experiências com take rate mais elevados.

“As viagens internacionais são ainda mais impactadas pela demora na espera por vistos e contínuas limitações referentes a equipes de voo. Como resultado, acreditamos que esse tipo de fricção vai continuar desacelerando a recuperação das viagens de lazer”, diz o relatório do banco.

Diante desse cenário, o BofA acredita que a tendência é que os consumidores procurem por preços mais atraentes, estadias mais curtas e outras alternativas. Sendo assim, a tendência é de maior busca por pechinchas e reservas diretas.

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Sobre a CVC 

A CVC CORP é uma holding de empresas do ramo de turismo formado por unidades de negócios que atuam com marcas distintas nos segmentos de viagens de férias e de lazer, viagens corporativas e relacionadas a cursos e intercâmbio cultural no exterior. A empresa é uma das principais escolhas dos investidores para expor seus investimentos no segmento de viagens e de turismo. 


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