Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

ANBIMA: Títulos de renda fixa atrelados a taxas de juros diárias têm as maiores rentabilidades de janeiro

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Os títulos de renda fixa atrelados a taxas de curtíssimo prazo apresentaram o melhor desempenho no primeiro mês de 2022, segundo o Boletim de Renda Fixa da ANBIMA (Associação Brasileira de Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).

O relatório mostra que o IDA-DI, índice ANBIMA que representa as debêntures indexadas à taxa DI diária, avançou 0,86% no último mês. Já o IMA-S, índice ANBIMA que contempla títulos públicos indexados à Selic diária, aumentou 0,83% no período.

“O resultado reflete, em certa medida, os efeitos da trajetória de alta da taxa de juros, que foi fixada em 10,75% na última reunião do Copom [Comitê de Política Monetária]”, afirma Hilton Notini, Gerente Executivo de Preços e Índices na ANBIMA.

Leia mais  SELIC: 60% repensam estratégia de investimentos após início do ciclo de alta dos juros

Títulos públicos

A carteira de títulos públicos pré-fixados e de curto prazo, com vencimento inferior a 12 meses, também registrou uma variação positiva de 0,63%, de acordo com o índice ANBIMA IRF-M1.

Em contrapartida, a expectativa de aumento dos juros e da inflação desvalorizou os títulos públicos pré-fixados com prazo acima de um ano — essa carteira, rastreada pelo IRF-M1+, apresentou variação negativa de 0,5% em janeiro.

Entre os títulos públicos pós-fixados, aqueles indexados ao IPCA e com prazo de até cinco anos rentabilizaram 0,11% no último mês, como mostra o índice ANBIMA IMA-B5.

Por outro lado, o IMA-B5+, índice ANBIMA que reúne os papéis indexados à inflação com vencimento acima de cinco anos, continua a recuar: a variação negativa foi de 1,61% em janeiro, após uma queda de 0,34% em dezembro de 2021.

Debêntures

Ao contrário das debêntures atrelados à taxa DI diária, as debêntures indexadas ao IPCA apresentaram rentabilidade negativa.

O índice IDA-IPCA recuou 0,41%, assim como os seus subíndices — o IDA IPCA Infraestrutura desvalorizou 0,36% e o IDA IPCA ex-Infraestrtura, 0,66%.

Leia mais  Os melhores robôs de investimentos

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  BTG Pactual compra corretora Ourinvest
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Fundos têm R$ 13,5 bilhões de retiradas líquidas na última semana

Guia do Investidor

Índices ANBIMA de longo prazo revertem perdas de janeiro

Guia do Investidor

Indústria de fundos registra entrada líquida de R$ 34,2 bi em fev

Guia do Investidor

Número de investidores em renda fixa alcança 17 milhões em 2023 na B3

Guia do Investidor

Debêntures indexadas têm a maior rentabilidade de janeiro

Guia do Investidor

Investidores em Renda Fixa crescem 15%: 17,1 milhões na bolsa de valores

Guia do Investidor

Deixe seu comentário