Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Recomendações

As 6 ações que você precisa ter em 2023

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Se você está buscando maneiras de investir seu dinheiro em 2023, há uma série de ações que valem a pena serem consideradas. Comprar ações pode ser uma ótima maneira de aumentar seu patrimônio líquido a longo prazo, mas alcançar este objetivo nem sempre se mostra uma tarefa fácil.

O contexto do mercado

Os cenários macroeconômico global e doméstico seguem repletos de desafios e que tornam a missão de encontrar as melhores ações ainda mais complicada.

Por exemplo, as economias dos EUA e da Europa podem entrar em recessão, enquanto no Brasil, apesar de o Banco Central ter sinalizado uma pausa na alta de juros, as incertezas políticas persistem.

Por isso, mais do que nunca, é importante saber quais empresas têm maior potencial de crescimento e retorno para diversificar seus aportes. Se você está buscando algumas opções de ações para comprar em 2023, existem algumas empresas que vem destacando por seus históricos de desempenho e perspectivas de crescimento, em especial aos olhos da Nord Research.

Assim, para facilitar nesta jornada, os analistas Victor Bueno e Danielle Lopes, responsáveis pelas carteiras Nord Small Caps e Nord Ações, respectivamente, selecionaram 6 ações fundamentais para compor a sua carteira em 2023.

Confira abaixo um contexto geral das recomendações dos analitas:

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

EmpresaTicker
PRIOPRIO3
BTG PACTUALBPAC11
3R PETROLEUMRRRP3
3TENTOSTTEN3
HYPERAHYPE3
PANVELPNVL3

Prio

A primeira ação destacada pelos analistas é a Prio (PRIO3), uma empresa focada na produção de petróleo e gás. Sua estratégia é majoritariamente (embora não a única) explorar campos maduros (já produtores), considerados ativos “pequenos” para as majors, para então gerar valor por meio da redução de custos e da revitalização da produção (extensão da vida útil) desses campos.

Leia mais  Ação da CVC é promessa para 2020

Acredita-se que o desempenho da companhia ainda será beneficiado pela:

  • (i) Entrada de Dommo nos resultados (provavelmente no 4T22);
  • (ii) Albacora Leste em 2023;
  • (iii) campanha de revitalização em Albacora Leste no futuro;
  • (iv) Wahoo em 2024;
  • (v) Itaipu em um futuro próximo, a produção da companhia poderá triplicar em relação ao 3T22.

Negociando a 6x Ebitda, as ações PRIO3 precificam os atuais resultados, mas não precificam os resultados futuros contratados. Assim, a recomendação de compra é reforçada para as ações PRIO3.

BTG Pactual

No setor bancário, a preferência dos analistas é para as ações do BTG Pactual (BPAC11). O banco está organizado em cinco áreas de negócios: Investment Banking, Sales and Trading, Asset Management, Wealth Management e Non-core Business. Isso é considerado como um diferencial, dado que, com receitas bem pulverizadas, o BTG é capaz de crescer mesmo com um mercado de capitais mais fraco — crescer segmentos de crédito que não envolvem o varejo e com pouco risco de inadimplência, elevar a captação para a gestão de fundos e fortunas, o que gera estabilidade e crescimento para o negócio no longo prazo.

Leia mais  Taxas ações: quais os custos para começar a investir na Bolsa?

A 10x lucros, o BTG negocia abaixo da sua média histórica de preços e com mais crescimento do que no passado (a 15x lucros), o que torna seu preço bastante atrativo diante da enorme margem de segurança.

3R Petroleum

A 3R Petroleum (RRRP3) é outra empresa com grande potencial de crescimento. Com uma capacidade de aumentar a sua produção em mais de 650% até 2025, com a incorporação dos campos adquiridos e projetos de redesenvolvimento que serão realizados neles, a 3R Petroleum é uma das empresas de maior visibilidade de crescimento em toda a bolsa de valores do Brasil. Com tamanho potencial de expansão de produção, além de uma melhor eficiência esperada para os próximos anos, o mercado definitivamente não está precificando de maneira correta as ações da empresa, que negociam hoje a menos de 9x Ebitda.

A recomendação de compra e visão positiva da 3R é reiterada pelos analistas, não só para 2023 como para o longo prazo, ainda mais por seu crescimento não depender do preço que é negociado pelo barril de petróleo e por suas receitas serem dolarizadas (aumenta a proteção em períodos como o atual).

3Tentos

A empresa 3tentos (TTEN3) foi impactada em 2022 pela quebra de safra da soja no RS, mas segue empenhada em dobrar de tamanho nos próximos anos e tem condições de sobra para manter seu crescimento de resultados com uma operação diversificada e cada vez mais rentável, além de poder se beneficiar das boas expectativas para a safra 22/23 no Brasil. Negociando a apenas 9x lucros, a TTEN3 mantém-se como um dos grandes potenciais da carteira.

Leia mais  Eco Invest Brasil: Governo lança programa de investimentos verdes

Hypera

No que se refere às empresas de saúde, os analistas preferem a farmacêutica Hypera Pharma (HYPE3), que atua com cerca de 85% de produtos voltados para o varejo (os demais 15% para mercado institucional), entre os mais conhecidos: Neosoro, Torsilax, Buscopan, Buscofem, Benegrip, Engov e Neosaldina.

A vantagem da companhia frente aos demais concorrentes é o alto poder de escala que a enorme carteira de produtos permite, o que traz vantagens competitivas positivas, como poder de barganha com fornecedores, efeito de marca forte e diversificação de segmentos.

Negociando a 14x lucros sem considerar o crescimento dos resultados e o guidance, que a própria companhia já confirmou ao mercado que será concretizado, recomenda-se compra para as ações HYPE3.

Panvel

Com uma estratégia clara de expansão e consolidação de sua marca na região sul do país, a empresa Panvel (PNVL3) segue mostrando grande resiliência no crescimento de seus resultados. Recentemente, a empresa bateu recorde em sua venda média por loja, atingindo mais de R$ 600 mil/mês pela primeira vez. Com planos de também dobrar de tamanho até 2025 (e depois expandir para outras regiões) e a 7,5x Ebitda, é outra ótima oportunidade para 2023.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Cielo (CIEL3) anuncia nova direção para varejo e operações

Paola Rocha Schwartz

Ações da 3R Petroleum disparam com fusão com Enauta

Márcia Alves

Azul aprova recompra de ações de até 1,3 milhão 

Márcia Alves

Amazon: empresa faz lição de casa e aumenta os lucros

Guia do Investidor

Ações da Suzano desabam: descubra o motivo

Márcia Alves

Deixe seu comentário