Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

B3 aumenta taxas de operação para minicontratos de índices

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A bolsa de valores oficial do Brasil corrige taxas operacionais e altera o mercado de ações; empresas protestam alegando prejuízo contra pequenos acionistas.

A B3 (B3SA3), eleva tarifas correspondentes à minicontratos de índice e dólar. Esta ação, provoca maiores despesas. Ou seja, pessoas físicas e jurídicas serão prejudicadas durante suas movimentações financeiras.

Por consequência, acionistas que aplicam valores inferiores, terão custos superiores. Em contrapartida, aqueles que investem altas quantias, não pagarão números equivalentes.

Reação

O BR Advisors, escritório credenciado à XP Investimentos, uniu-se à Blue Star Invest, para protestar contra o reajuste. Em petição, alegam que corretoras buscam sempre oferecer baixos custos aos seus clientes, já a bolsa enxerga oportunidade e aumenta taxas.

Leia mais  Apoiada por commodities, bolsa fecha em alta acima dos 100 mil pontos

Neste caso, as empresas manifestam que somente instituições influentes serão beneficiadas. Além dos robôs (HFT) que operam frequentemente através de algoritmos.

Por outro lado, a B3 afirma que, em 2018, já havia anunciado a correção. E ainda complementa, argumentando que as principais características de tarifação foram efetivadas há aproximadamente sete anos.

Portanto, em nota divulgada, a bolsa confirma alterações relacionadas ao mercado e seus investidores. E ainda menciona o aumento do volume e da participação de minicontratos.

Eles informam que o Ibovespa (IBOV) saiu de 19% em 2011 e avançou para 85% em 2018. Desta forma, a diferença foi de 347 pontos percentuais, enquanto o mini dólar saltou 6.823 pontos.

Além disso, a B3 esclarece dúvidas equivalentes à nova proposta. Segundo a organização, foram criadas confusões referentes às faixas de preço por volume. Nas quais perdem a produção e repassam para investidores.

Para ela, ocorreram deturpações frente o preço desalinhado em relação ao mercado internacional. Como também, ao consumo de infraestrutura desproporcional à geração de receita.

“Diante disso, a B3 revisou a tarifação dos produtos referenciados em dólar dos Estados Unidos e em Ibovespa. Visando assim solucionar as distorções descritas”, finaliza o documento.

Leia mais  B3 vai alterar ciclo de liquidação para D+2

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Reforma tributária vai impactar a rotina de empresas de todo o Brasil

Fernando Américo

Pix é utilizado por 90% da população adulta do país em apenas 4 anos

Fernando Américo

Panvel registra recordes em relatório do 3T24

Fernando Américo

Dotz registra primeiro lucro líquido desde o IPO

Fernando Américo

É falso que parcela de janeiro do Bolsa Família será paga junto à de dezembro

Fernando Américo

Escala de trabalho 4×3 funcionaria para trabalhadores brasileiros?

Fernando Américo

Deixe seu comentário