Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Bancos anunciam fim das transferências via DOC e TEC até 2024

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Febraban anuncia fim do DOC e TEC até 2024, impulsionado pelo sucesso do PIX como principal meio de transferência.

Bancos associados à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) planejam encerrar as operações via Documento de Ordem de Crédito (DOC) e Transferência Especial de Crédito (TEC) para Pessoas Físicas e Jurídicas até 29 de fevereiro de 2024.

A decisão foi tomada devido à crescente popularidade do PIX, lançado em novembro de 2020, como principal meio de transferência. Em 2022, as transações via DOC somaram apenas 3,7% do total de operações feitas no ano, enquanto o PIX atingiu 24 bilhões de operações.

Popularidade do PIX leva bancos a descontinuar DOC e TEC

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou que seus bancos associados deixarão de oferecer operações via Documento de Ordem de Crédito (DOC) e Transferência Especial de Crédito (TEC) para Pessoas Físicas e Jurídicas até 29 de fevereiro de 2024.

Leia mais  Banco digital Linker lança planos de assinatura, Emissão de NF e recurso para conexão de extrato

A decisão foi tomada devido à crescente popularidade do PIX como principal meio de transferência, que superou o uso do DOC e do TEC.

Criado em 1985 pelo Banco Central, o DOC perdeu espaço para formas mais rápidas e mais baratas de transferência de recursos.

Com o lançamento do PIX em novembro de 2020, o uso do DOC e do TEC vem diminuindo constantemente. Levantamento feito pela Febraban mostra que as transações via DOC em 2022 somaram 59 milhões de operações, apenas 3,7% do total de 63,071 bilhões de operações feitas no ano. Em contrapartida, o PIX registrou 24 bilhões de operações no mesmo período.

Segundo Isaac Sidney, presidente da Febraban, a instituição e os bancos estão sempre avaliando a modernização e atualização de todos os meios de pagamentos utilizados no país, buscando melhorar a conveniência para os clientes.

Com o surgimento do PIX e a alta movimentação bancária com menores taxas, tanto a TEC quanto o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes.

Os bancos têm até fevereiro de 2024 para extinguir as operações de DOC e TEC, garantindo que os sistemas de recebimento e processamento dessas modalidades estejam funcionando até a data estipulada.

Leia mais  Agora é possível pagar IPVA, IPTU e multas com Pix

Com o fim desses meios de pagamento, os clientes deverão optar por outras modalidades de transferência, como o PIX e a TED, que oferecem serviços instantâneos e sem custo para transações de menor valor.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  O Banco Sofisa é seguro para investir? Veja análise
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Sem orçamento, PIX pode parar de funcionar: entenda

Paola Rocha Schwartz

Boletos serão obsoletos?

Guia do Investidor

“PIX de centavos pode ter velocidade reduzida”, diz especialista

Guia do Investidor

Bancos funcionarão neste feriado de sexta-feira da paixão (29)?

Guia do Investidor

Uso do Pix teve aumento de 300% em 2023, aponta pesquisa

Guia do Investidor

Efeito Lula? Analistas de 3 bancos cortam preço-alvo da Vale

Márcia Alves

Deixe seu comentário