Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Bear Market: confira os tipos de quedas do mercado

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Quando a situação está ruim no mercado, não tem quem saia ileso. Afinal, as crises e recessões afetam toda a cadeia produtiva da economia, afetando as relações. No entanto, isso tem um nome muito bem definido entre especialistas e investidores. O Bear Market.

A expressão do inglês Bear Market (em português, mercado do urso) é utilizada em cenários na Bolsa de Valores que representam uma tendência de queda. Isso significa que uma determinada ação, segmento ou o mercado em si passa por dias em que os números exibem seguidamente resultados de baixa.

O Bear Market faz referência a características do comportamento do urso. Mais especificamente, à sua forma de ataque, com as garras fazendo um movimento descendente. Sendo assim, esses termos são utilizados quando os cenários exibem uma tendência de queda.

Leia mais  Ibovespa cai levemente, pressionado por Vale e Petrobras

A expressão costuma estar associada a uma corrente de baixas: ou seja, a um determinado título ou ao mercado como um todo que já caiu e passa a ter novas movimentações negativas.

Isso ocorre por um fator que vai além dos números: O clima de pessimismo entre investidores e demais agentes após uma baixa acaba se instaurando, podendo influenciar outros pares, que passam a compor essa onda negativa.

Numericamente falando, a aplicação dessa classificação refere-se a uma queda superior a 20% em um determinado ativo, quando anteriormente houve uma alta de mesmo teor. Quando esse cenário preenche 80% de todo o mercado, o Bear Market é aplicado de forma generalizada.

Uma equipe de analistas do Goldman Sachs estudou mais de cem anos da história das principais bolsas do mundo e concluiu que os mercados em baixa se dividem em três categorias: “cíclicos” – caracterizados por taxas de juros crescentes e lucros em queda -, “estruturais—associado a estouros de bolhas—e “dirigido a eventos”—causados ​​por choques externos como guerras e crises em mercados emergentes. e eventos (devido à guerra) algumas características.

Leia mais  Softbank investe pesado em startup brasileira de marketplaces

Segundo os autores do estudo, esse mercado em baixa não é estrutural, pois os balanços do setor privado (empresas e famílias) permanecem saudáveis ​​e o mercado de trabalho permanece apertado, não há choque sistêmico ou deslocamento nos mercados de crédito, apesar das fortes quedas nos preços de alguns ativos.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Resultado Usiminas 4T19: Lucro derrete
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Gringos sacam R$ 4,63 bi na bolsa de valores brasileira

Márcia Alves

Crise na Bolsa de Valores? Um alerta para a economia brasileira

Autor Convidado

O que acontece com uma nova bolsa de valores no Brasil?

Guia do Investidor

Ministro critica “lucro exorbitante” da Petrobras e nega interferência

Rodrigo Mahbub Santana

Empresa de Trump tem prejuízo de quase US$ 60 bi em 2023

Rodrigo Mahbub Santana

BTG Pactual rebaixa recomendação da Vale em meio a tumulto

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário