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Carrefour Brasil negocia a venda de centros de distribuição e lojas por R$ 1,3 bilhão

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O Carrefour Brasil (CRFB3) anunciou nesta quinta-feira que iniciou negociações exclusivas com a gestora Barzel Properties para a venda de cinco centros de distribuição e cinco lojas por aproximadamente R$ 1,3 bilhão. A Barzel Properties é uma joint venture formada pelo fundo soberano de Cingapura (GIC) e investidores locais liderados pelo ex-executivo da Cyrela, Nessim Sarfati.

De acordo com o Carrefour, a decisão de vender esses ativos está relacionada à rentabilização de ativos voltados para distribuição e logística, aproveitando as oportunidades observadas no setor imobiliário. A transação ocorre alguns dias após o presidente-executivo da empresa, Stéphane Maquaire, mencionar que a abertura de lojas pelo segmento de atacarejo poderia impactar o desempenho da empresa até o final do ano. Na ocasião, ele também mencionou o projeto de criação de uma plataforma imobiliária que está sendo estudado.

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Os ativos envolvidos na negociação serão arrendados de volta ao Carrefour Brasil por um prazo de 20 anos, com possibilidade de renovação por períodos adicionais de cinco anos. A varejista informou que as despesas com o aluguel desses imóveis somarão cerca de R$ 10 milhões por mês, com uma taxa de capitalização (“cap rate”) de 9,1%. A operação tem um valor de R$ 1,1 bilhão, excluindo impostos sobre ganho de capital e outras taxas.

Os centros de distribuição estão localizados em Jacareí (SP), Osasco (SP), Porto Alegre (RS), Salvador (BA) e Jaboatão dos Guararapes (PE). As lojas estão situadas em Jacareí, Guarulhos, Jandira e Santo André, no Estado de São Paulo, e uma em Pinhais, no Paraná.

Essa operação de “sale and leaseback” está alinhada com a estratégia do Grupo Carrefour Brasil de maximizar a eficiência operacional e financeira, por meio da revisão contínua de seus ativos imobiliários, conforme destacado pela empresa no comunicado relevante.

Vale ressaltar que o Carrefour Brasil, que é proprietário de marcas como Atacadão e recentemente adquiriu o BIG, anunciou no final do ano passado seu plano de separar os ativos imobiliários em uma unidade separada, com uma fatia minoritária sendo vendida. O fechamento da operação está sujeito à aprovação das autoridades antitruste, negociação de contratos definitivos e cumprimento de outras condições prévias, de acordo com o Carrefour Brasil.

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