Guia do Investidor
carrefour atacadao novas lojas
Resultados

Carrefour Brasil tem prejuízo de R$ 375 mi no 1T23 devido a aumento de custos

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O Carrefour Brasil (CRFB3) divulgou nesta terça-feira (2) seus resultados do primeiro trimestre de 2023, registrando um prejuízo líquido ajustado de R$ 375 milhões, em comparação com o lucro líquido ajustado de R$ 421 milhões no mesmo período do ano anterior. O prejuízo foi impactado pelo aumento das despesas financeiras e administrativas.

O lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado ficou em R$ 1,038 bilhão no 1T23, um recuo de 16,8% em relação ao mesmo período de 2022. A margem Ebitda ajustada atingiu 4,3% entre janeiro e março deste ano, retração de 2,4 pontos percentuais (p.p.) frente ao mesmo período de 2022.

No entanto, a empresa apresentou um crescimento significativo na receita líquida, que atingiu R$ 24,385 bilhões no primeiro trimestre de 2023, representando um aumento de 29,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. As vendas brutas também apresentaram alta, atingindo R$ 27,1 bilhões, um aumento de 30,7%. Esse desempenho é resultado do crescimento de 5,7% das lojas com mesmas lojas (LfL) do Atacadão, além da expansão orgânica em Cash and Carry e da integração do Grupo BIG, que representou 17,3% do crescimento total.

Leia mais  Petrobras e outras divulgam balanços na próxima semana

O GMV (volume bruto negociado) totalizou R$ 1,6 bilhão no 1T23, um crescimento de 43% em relação ao mesmo período de 2022. O GMV do Atacadão representou 2,7% das vendas totais do Atacadão.

O Banco Carrefour também apresentou resultados positivos, com um faturamento de R$ 13,7 bilhões no 1T23, um aumento de 14,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionado pelo desempenho de dois dígitos do cartão Carrefour e do cartão Atacadão, que cresceram 10,6% e 17,8%, respectivamente.

Apesar dos resultados positivos, a empresa apresentou uma elevação no resultado financeiro líquido, que foi negativo em R$ 756 milhões no primeiro trimestre de 2023, representando um aumento de 132,1% em relação às perdas financeiras da mesma etapa de 2022.

Confira na tabela abaixo os principais indicadores operacionais do Carrefour Brasil no primeiro trimestre de 2023:

Indicador Operacional Valor em R$
Prejuízo líquido ajustado – R$ 375 milhões
Lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado R$ 1,038 bilhão
Margem Ebitda ajustada 4,3%
Receita líquida R$ 24,385 bilhões
Vendas brutas R$ 27,1 bilhões
GMV (volume bruto negociado) R$ 1,6 bilhão
Faturamento do Banco Carrefour R$ 13,7 bilhões
Resultado financeiro líquido – R$ 756 milhões
Lucro bruto R$ 4,804 bilhões
Margem bruta 19,7%
Despesas gerais e administrativas R$ 3,790 bilhões
Capex (investimento) total R$ 734 milhões
Dívida líquida R$ 20,256 bilhões
Alavancagem financeira (dívida líquida/Ebitda ajustado) 3,16 vezes

Apesar do prejuízo líquido, a empresa apresentou um crescimento significativo na receita líquida e nas vendas brutas, demonstrando a capacidade da companhia de se adaptar às mudanças no mercado e continuar crescendo. Com a integração do Grupo BIG, a expectativa é que a empresa continue expandindo sua presença no mercado varejista brasileiro.

Leia mais  Hora de acordar: Itaú acaba com o sonho da Carrefour com corte no preço das ações

Conhece a agenda de resultados? 

Por fim, você quer se organizar para acompanhar as datas dos Resultados do 1T23? Então, não deixe para depois e confira a Agenda de Resultados do Guia do Investidor. No calendário estão reunidas todas as datas da divulgação dos Resultados do 1T23 das empresas listadas na bolsa de valores brasileira. Claro que sempre de formas simples e prática. Dessa forma, basta acessar clicando aqui!

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Veja as 10 ações que mais valorizaram em fevereiro

Mateus Sousa

Carrefour Brasil teve vendas brutas de R$ 31 bilhões no 4T23

Mateus Sousa

Carrefour traça perspectivas para vendas e margem Ebitda; entenda

Miguel Gonçalves

Investor Day: Carrefour revela estratégias para continuar lucrando

Leonardo Bruno

Mais um desempenho fraco? Carrefour tem queda de 59% no lucro líquido no 3T23

Leonardo Bruno

Carrefour Brasil (CRFB3): Deflação alimentar pesou no Atacadão e a interrupção na integração de sistemas pressionou os resultados do 3T23

Miguel Gonçalves

Deixe seu comentário