Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

A Oi em pedacinhos: qual concorrente dominará seu mercado?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O processo de recuperação judicial da Oi (OIBR3) gerou consequências importantes não só para a companhia, mas também para todo o segmento de telefonia brasileiro. A companhia precisou se desfazer de uma série de ativos para focar suas operações em serviços de fibra ótica, e vem caminhando para se tornar uma nova Oi. No entanto, este processo gerou uma grande lacuna no mercado. Afinal, com a Oi fora da jogada, quem assumirá o market share destes serviços?

Para Wendell Oliveira, CEO da Ligga (ex-Copel Telecom), dona da operadora paranaense de telefonia fixa Sercomtel, o protagonismo deste mercado deve cair nas mãos das operadoras regionais.

A implantação da rede móvel de quinta geração (5G) pode aumentar a competição no setor de telecomunicações no Brasil caso as cinco operadoras regionais (Brisanet, Unifique, Algar, Cloud2U e Ligga), vencedoras do leilão das novas frequências em novembro de 2021, ampliem a concorrência com as três grandes operadoras multinacionais (TIM, Vivo e Claro) e ocupem o espaço deixado pela Oi.

Leia mais  Urgente: Anatel e CADE realizarão reunião de emergência para definir futuro da OI

O executivo afirma que essas cinco operadoras independentes conversam muito sobre a tendência de consolidação do setor e buscam ser uma quarta opção ao consumidor. TIM (TIMS3), Vivo (VIVT3) e Claro (AMX) se uniram e compraram os ativos móveis da Oi (OIBR4), em uma operação contestada pelas companhias regionais, mas que acabou sendo aprovada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) no primeiro semestre.

“As cinco operadoras regionais têm de ter uma sabedoria muito grande para ocupar esse espaço que foi deixado pela Oi. Nós cinco, somados, podemos ser uma quarta opção às outras três operadoras. Existe uma tendência de consolidação grande. Isso já vem de alguns anos e deve aumentar. Afinal, com um juro alto, existe uma necessidade muito grande de Capex [investimento] para fazer o negócio de telecom crescer”.

Afirmou o executivo.

Além disso, algumas dessas operadoras regionais abriram capital há um ano na B3, como a Brisanet (BRIT3), sediada no Ceará, e a Unifique (FIQE3), fundada em Santa Catarina.

Leia mais  Notícia OIBR3: Hispasat compra a participação da Oi na Hispamar

Provedores de fibra óptica – WDC (LVTC3) e Desktop (DESK3) – também concluíram IPO (oferta inicial de ações) na Bolsa brasileira em 2021, de olho nas oportunidades dos novos tempos das telecomunicações no país.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Dia de "shortear" Oi? Novas polêmicas devem "bombardear" ação hoje
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Oi tem acordo assinado pela V.tal

Márcia Alves

Oi fechou acordo com credores e plano de recuperação é aprovado

Márcia Alves

Oi suspende Assembleia de Credores pela quarta vez

Márcia Alves

Ação da Magalu (MGLU3) fecha em alta de 4,73%

Rodrigo Mahbub Santana

Tim (TIMS3) informa pagamento de dividendos complementares

Paola Rocha Schwartz

Oi suspende novamente Assembleia de Credores

Márcia Alves

Deixe seu comentário