Guia do Investidor
TC Como uma empresa entra para a Bolsa de Valores
Guias

Como uma empresa entra para a Bolsa de Valores?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Criar sua empresa não é algo complicado, pensando no lado jurídico e burocrático, mas seguir com o projeto e realmente transformá-la em um negócio lucrativo já se mostra mais complexo.

Estar entre as ações da B3 listadas na Bovespa é um sinal que o projeto está caminhando e que se trata de uma grande companhia, mas você saberia dizer o que é preciso para estar entre as empresas da Bolsa de Valores brasileira?

O início do processo

Para uma pessoa jurídica estar listada na B3, inicialmente, é preciso protocolar um registro na CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que é o órgão responsável por regular e fiscalizar o mercado de capitais brasileiro. Juntamente com a protocolização no órgão, o responsável pela empresa precisa solicitar a listagem na B3.

Leia mais  Número de investidores em ações cresce: bolsa está otimista

Claro que antes de todo esse processo, o negócio já precisa estar devidamente de acordo com a legislação brasileira, tendo seu CNPJ ativo, mas não entraremos nas questões que envolvam a abertura de uma empresa.

A abertura do capital

Passando pelos trâmites anteriores e tendo as devidas aprovações, a companhia, que agora será uma Sociedade Anônima, poderá começar seu IPO – a sigla se refere a “Initial Public Offering”, que em tradução livre significa “Oferta Pública Inicial”.

Esse processo corresponde ao evento que dá início à abertura do capital e à própria distribuição de suas ações na Bolsa de Valores. Passando por essa inicialização, a companhia estará entre as empresas listadas na B3.

Quais os benefícios?

Além de ser uma possível comprovação que a companhia está no caminho certo, já que poucas empresas conseguem chegar à Bovespa, o processo de inicialização na Bolsa de Valores possibilita diversos benefícios.

Entre as principais vantagens, certamente está o aumento de recursos financeiros, que podem ser utilizados para diversas situações, desde compra de outras empresas até quitação de dívidas anteriores.

Leia mais  Assaí dispara 14% e impulsiona alta da Bolsa; PetroRio tem maior queda

A empresa, possuindo seu capital aberto, tem a facilidade de negociação de suas ações, o que atraem diversos novos investidores e conforme seguir o mercado, maior quantia valerá.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Gringos sacam R$ 4,63 bi na bolsa de valores brasileira

Márcia Alves

Segunda prévia da carteira do Ibovespa B3 tem 87 ativos

Guia do Investidor

Crise na Bolsa de Valores? Um alerta para a economia brasileira

Autor Convidado

O que acontece com uma nova bolsa de valores no Brasil?

Guia do Investidor

Insider? Investidor desembolsa 1,7 milhão de reais em CALL da Petrobrás

Guia do Investidor

Ministro critica “lucro exorbitante” da Petrobras e nega interferência

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário