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CVC registra prejuízo de R$ 34,4 milhões no 1T24

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O resultado marca uma nova temporada para a CVC, após a empresa registrar uma trajetória de quedas.

A CVC, holding de empresas do ramo de turismo, anunciou seus resultados no 1T24, reportando um prejuízo líquido de R$ 34,4 milhões no 1T24 e marcando uma redução de 73,1% em comparação com o mesmo período de 2023, quando o prejuízo atingiu R$ 128 milhões.

O Ebitda ajustado teve um salto notável de 216,1% no período, alcançando R$ 86,2 milhões, com margem de 27,2%. Já a receita teve um aumento de 19,6%, atingindo R$ 353,3 milhões.

De acordo com administradores da companhia, o resultado do Ebitda refletiu o desempenho positivo da operação no Brasil, que registrou um crescimento de R$ 67,8 milhões, demonstrando a eficiência operacional.

O indicador de take rate, que mede a rentabilidade do setor, subiu 2,1 pontos percentuais no trimestre, atingindo 9,5%. O aumento foi impulsionado pela forte redução das despesas não recorrentes e manutenção da trajetória de recuperação de rentabilidade sobre as vendas sem perda de competitividade.

As despesas gerais e administrativas reduziram em 20,6%, totalizando R$ 171,9 milhões, as despesas de vendas tiveram um avanço de 4,9%, chegando a R$ 64,5 milhões. “Esse resultado demonstra forte redução das despesas não recorrentes e mantém a trajetória de recuperação de rentabilidade sobre as vendas sem perda de competitividade”.

CVC diz que pretende inaugurar novas lojas

A CVC informou em seu comunicado, que pretende inaugurar 290 lojas ainda neste ano. Atualmente, a empresa encerrou o trimestre da CVC com 1.054 unidades, das quais 80 foram abertas ao longo de 2024. O grupo diz que prioriza o modelo de franquia, com apenas algumas lojas-piloto operadas diretamente pela empresa.

O presidente do grupo de turismo, Fábio Godinho, afirmou que a abertura de lojas físicas é uma das prioridades da nova gestão da empresa, que assumiu o controle no meio deste ano. A estratégia visa trazer de volta o DNA original de cada empresa do grupo, combinado com inovação e tecnologia. Além da marca CVC, a empresa também possui unidades como a Experimento, especializada em intercâmbio, e a Visual, que oferece viagens sob medida.

Além disso, a CVC está buscando reduzir a dependência do cartão de crédito como forma de pagamento, incentivando outras opções, como parcelamento via boleto e até mesmo um modelo que envolve o saque do FGTS. A empresa usou recursos captados em uma oferta subsequente realizada em junho para diminuir a antecipação de recebíveis de cartão de crédito, o que impactou negativamente o caixa da CVC, resultando em um aumento na dívida líquida. No entanto, a empresa está trabalhando para equilibrar seu capital de giro.


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