Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Dança das cadeiras? Presidente da Petrobras renuncia para assumir secretaria de São Paulo

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Uma grande movimentação está afetando a maior estatal brasileira na manhã desta quarta-feira (04). As mudanças do novo governo Lula estão gerando uma verdadeira dança das cadeiras no cargo mais importante da Petrobras, companhia estatal e que deve estar no centro das manobras políticas do terceiro mandato de Luís Inácio Lula da Silva.

A primeira movimentação começou antes mesmo de sua posse, com a indicação de do senador Jean Paul Prates, para a presidência da Petrobras (PETR3; PETR4).

Em entrevista cedida ao Valor, Prates diz que deverá assumir a estatal interinamente por 30 a 60 dias, até passar por todo o processo de conformidade de sua indicação, quando então deve tomar posse como titular. Outra possibilidade, segundo Prates, é que o atual presidente Caio Paes de Andrade renuncie e um dos atuais diretores fique no cargo até ele poder assumir.

Leia mais  Para o Itaú BBA, preços da Petrobras estão em linha com paridade internacional

A declaração de Prates parecia uma profecia. Ainda ontem, o mercado foi informado que o atual presidente da Petrobras, Caio Paes de Andrade, renunciou ao cargo ainda no ano passado, mas afirmou que continuará no comando da companhia até que seu sucessor seja aprovado, segundo fontes ouvidas pelo jornal Valor Econômico. A informação foi divulgada junto ao ofício em que o ministério de Minas e Energia indica o senador Jean Paul Prates para a presidência e para o Conselho de Administração da petroleira. Segundo o comunicado da Petrobras, a indicação será submetida ao processo de governança interna e para a análise de requisitos legais e de gestão e integridade, além do Comitê de Elegibilidade.

De acordo com o serviço de informações Blomberg, a estatal pode divulgar, ainda nesta manhã, um fato relevante sobre o assunto. Comenta-se dentro da companhia que Paes de Andrade foi flagrado participando de uma reunião com o secretariado do governador Tarcísio de Freitas, algo que não deveria acontecer enquanto ele ocupa o cargo na Petrobras. Para não perder o bônus milionário que receberia este ano, ele tenta, junto ao conselho da companhia, a antecipação do fim do contrato.

Leia mais  Petrobras (PETR4) conclui primeiro teste de produção de querosene de aviação com conteúdo renovável

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Petrobras adia contrato com Unigel após alerta do TCU

Rodrigo Mahbub Santana

Ibovespa inicia em queda junto à Vale e Petrobras em negativas

Paola Rocha Schwartz

Petrobras assina memorado para projeto de eólica offshore no RN

Márcia Alves

Ibovespa em queda na abertura, enquanto B3 e Vale registram alta

Paola Rocha Schwartz

Preço da gasolina aumenta 0,7% na semana e atinge quase R$8

Paola Rocha Schwartz

Petrobras firma acordos para cessão de campos inativos

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário