Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Das telas para as finanças: 7 filmes que vão mudar sua perspectiva sobre dinheiro

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Mais de 70 milhões de brasileiros enfrentam restrições financeiras, de acordo com os dados mais recentes do Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas, do Serasa. Reconhecendo a importância da educação financeira, especialistas destacam que aprender a gerir as finanças não precisa ser uma tarefa tediosa ou complicada. Na verdade, filmes podem desempenhar um papel significativo nessa missão, seja na forma de histórias fictícias ou baseadas em eventos reais.

Para Thaíne Clemente, executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech de crédito pessoal 100% online, o cinema consegue questionar as relações de consumo e mostram a relevância de manter as contas em dia.

“Temos várias histórias que mostram a importância da educação financeira para o bem-estar individual. Saber lidar com o dinheiro, seja para gastar de forma inteligente ou planejar despesas, é fundamental para evitar futuras dívidas. Todos os recursos são válidos nessa jornada de aprendizado”, comenta a especialista.

Com o intuito de inspirar mais pessoas a cuidarem do próprio fluxo de caixa, a executiva selecionou sete filmes que abordam a temática. Confira:

1- Vivendo com um dólar

O filme retrata a experiência de quatro jovens que viajaram para a Guatemala com a missão de gastar um dólar por dia, sentindo na pele como é viver em situação de extrema pobreza, como 83% dos cidadãos guatemaltecos, segundo pesquisa da ONU realizada em 2017. O filme foi o resultado de uma série de vídeos postados no YouTube que continham relatos da viagem e está disponível para exibição na própria plataforma.

Leia mais  Quer economizar dinheiro? Especialista dá 7 dicas para colocar as finanças em dia

2- Até Que a Sorte Nos Separe

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

A comédia brasileira conta a história de Tino (Leandro Hassum), que ganha na loteria e, após dez anos, descobre que está falido. Para resolver a situação, ele aceita a ajuda de um vizinho que trabalha como consultor financeiro. O filme retrata com bom humor a importância de poupar e economizar. Disponível na Netflix.

Leia mais  Especialistas discutem a importância de um bom planejamento sucessório

3- O Homem que Mudou o Jogo

O filme narra a história do treinador de um time de beisebol que trabalha com um baixo orçamento para gerenciar a equipe. Estrelado por Brad Pitt, o longa mostra que, mesmo com um baixo capital para investir, é possível colher bons frutos se houver economia e sabedoria. O filme pode ser comprado no YouTube.

4- Quem quer ser um Milionário?

Além de uma bela história com ensinamentos de resiliência e motivação, esse filme traz muitos aprendizados sobre finanças. Vindo da periferia de Mumbai, na Índia, Jamal Malik tornou-se o finalista de um programa de perguntas e respostas na TV, concorrendo ao prêmio final de 20 milhões de rúpias. A história nos permite refletir que fazer perguntas nem sempre é a chave para algum problema financeiro, mas sim trabalhar melhor nas respostas. Disponível na Netflix.

5 – Fome de Poder

O filme conta a história de ascensão da marca McDonald’s, revelando como o ex-vendedor ambulante Ray Kroc conseguiu transformar as lanchonetes dos irmãos Mac Donald na famosa rede de fast-food mundial. Coragem, persistência e inovação são algumas das lições que se pode tirar da obra. Disponível gratuitamente no YouTube.

6- A procura da felicidade

Criar objetivos financeiros e se dedicar a eles, apesar das dificuldades, pode ser um dos segredos para construir uma vida mais feliz. Essa é a lição do drama “À Procura da Felicidade”, baseado em fatos reais. Ele relata a história de um homem desempregado que se dedica ao filho e vira corretor de valores por acaso. O personagem segue como um pai amoroso e faz de tudo para que seu filho confie que eles superarão os obstáculos, o que torna a história uma inspiração para enfrentar dificuldades financeiras. Disponível na Netflix.

Leia mais  Como se organizar financeiramente para viajar com a família?

7- A Grande virada

Para quem é empreendedor, esta pode ser uma boa dica. O longa conta a história de três homens que precisam sobreviver em meio a uma redução de custos da empresa em que trabalham. Em meio à trama, os personagens revelam como uma crise econômica pode impactar as estruturas internas de uma companhia e como é importante buscar aperfeiçoamento para acompanhar as mudanças do mercado para ajudar a superar qualquer sinal de crise. Disponível no YouTube.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Mais da metade sente alto nível de estresse com as suas finanças

Fernando Américo

Planejamento financeiro: qual é o segredo para não desistir?

Guia do Investidor

IPVA, IPTU e material escolar: Como organizar as finanças em 2024

Guia do Investidor

6 tendências em finanças e investimentos para 2024

Autor Convidado

Onde investir em 2024? Como ter maiores rendimentos

Guia do Investidor

Preparando as finanças para 2024

Guia do Investidor

Deixe seu comentário