Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Dia das Mães deve ter maior consumo e aumento de buscas por ‘lembrancinhas’, aponta pesquisa do Google

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O próximo Dia das Mães deve estimular um consumo maior do que no passado. Pesquisa inédita do Google mostra que cerca de um em cada três brasileiros (36%) pretende comprar ou já comprou algo para dar de presente na data. O índice representa um crescimento de 5 pontos percentuais em relação à intenção de compra no mesmo período de 2022.

Produtos de ticket médio baixo – em especial, as ‘lembrancinhas’ – estão na mira dos brasileiros para montar uma lista de presentes mais barata neste ano. A busca por itens de menor custo é explicada sobretudo pela situação financeira dos consumidores. Três em cada quatro brasileiros (76%) afirmam que a situação financeira deve impactar nas compras de Dia das Mães.

Além disso, cerca de três em cada cinco brasileiros (58%) pretendem gastar até R$ 200 nas compras de Dia das Mães – o que representa um crescimento de 2 p.p. em comparação ao ano passado. Por outro lado, as intenções de compra de produtos de maior valor caíram. No total, 10% dos entrevistados afirmaram que investirão entre R$ 501 e R$ 1 mil na aquisição do presente (2 p.p. abaixo de 2022). Sobre itens com valores acima de R$ 1 mil, a intenção de compra (9%) caiu 5 p.p. em relação ao ano passado.

Leia mais  Google é notificado pelo Procon sobre bloqueio de aparelhos roubados

Os produtos das categorias Moda (34%) e Beleza & Perfumaria (35%) lideram a lista de compras dos brasileiros para este Dia das Mães — ambos com crescimento de, respectivamente, 1 p.p. e 2 p.p. em relação ao ano passado. Também cresceram as intenções de itens para casa (15% neste ano x 12% em 2022). Por outro lado, a intenção por eletrônicos caiu 3 p.p. (14% em 2023 x 17% em 2022).

Com bolso apertado, brasileiro recorre a ‘lembrancinhas’

Para não pesar no bolso devido à situação financeira atual, os brasileiros pretendem adaptar os presentes neste ano. Dos brasileiros que afirmaram que a situação financeira vai impactar nas compras de Dia das Mães (76%), cerca de um terço (35%) afirma que vai se adaptar comprando apenas ‘uma lembrancinha’. A tendência vem inclusive refletindo nas buscas no Google desde o ano passado. De acordo com dados internos da empresa, as pesquisas pelo termo ‘lembrancinha’ junto ao termo ‘dia das mães’ cresceram, entre março e maio de 2022, 68% em comparação ao ano anterior.

Leia mais  YouTube se rende aos NFTs e permitirá monetização

Além das lembrancinhas, a situação financeira também deve motivar os brasileiros a ‘mudar o tipo ou categoria de produto para um mais barato’ (18%), ‘comprar o mesmo tipo de produto, mas de marcas mais baratas’ (17%) ou ‘comprar um número menor de presentes’ (17%).

“Mesmo com o bolso apertado, notamos que o brasileiro está mais motivado a comprar presentes neste Dia das Mães. Para se adaptar à situação financeira, as buscas por preços baixos e promoções parecem ainda mais acentuadas neste ano. A divulgação de ofertas e benefícios financeiros pode atrair quem estiver com orçamento mais apertado”, afirma Antonella Weyler, líder de insights para o segmento de Varejo do Google Brasil. 

“Por isso, é importante oferecer opções de presentes para todos os bolsos, com opções de marcas e categorias mais baratas. Da mesma forma, é necessário oferecer opções de parcelamento para categorias mais caras.”

A pesquisa inédita do Google entrevistou mil brasileiros conectados, de todas as regiões e classes sociais. As entrevistas foram realizadas entre 27 e 28 de março, por meio de questionários on-line.

Leia mais  Intenção de gastos para o Dia das Mães em 2023 atinge maior nível desde 2014

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Pagamento dos dividendos e novos membros do CA da Petrobras: confira o resume de hoje

Rodrigo Mahbub Santana

Veto do Google a anúncios políticos e o risco de monopólio

Paola Rocha Schwartz

Emprego: Google abre centenas de vagas no Brasil

Rodrigo Mahbub Santana

Uniao Europeia abre investigação contra Apple, Alphabet e Meta

Paola Rocha Schwartz

Plataforma Reddit planeja iniciar IPO na bolsa de valores dos EUA

Mateus Sousa

Nvidia passa Google e Amazon e é a 4ª maior empresa do mundo

Guia do Investidor

Deixe seu comentário