Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

E-commerce cresce 12,6% e fatura R$ 39,6 bilhões no 1º trimestre de 2022

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

De acordo com levantamento da Neotrust, a região Nordeste se destaca, com aumento de 20% no faturamento e 29% no número de pedidos 

O e-commerce brasileiro teve um crescimento de 12,6% no 1º trimestre de 2022, o que representou um faturamento de R$ 39,6 bilhões ao comércio digital. Houve também alta no número de pedidos, que totalizou 89,7 milhões de compras online, uma elevação de 14% em comparação aos três primeiros meses do ano passado. Os dados são da Neotrust, empresa de inteligência que monitora o e-commerce brasileiro e conta com a maior base de dados reais e transacionais do mercado digital no país. 

O destaque é a região Nordeste, que registrou aumento de 20% no faturamento e somou R$ 6,95 bilhões, além de alta de 29% nos pedidos, com 14,3 milhões de compras realizadas. Todas as regiões brasileiras apresentaram crescimento no e-commerce no 1º tri de 2022, de acordo com a Neotrust. O Sudeste, região com maior faturamento e número de pedidos no varejo digital do Brasil, arrecadou R$ 22,8 bilhões e teve mais de 54,7 milhões de compras online, elevação de 9% em ambos os indicadores em comparação com o mesmo período do ano passado. 

Leia mais  Greve pode causar atraso em compras internacionais: entenda

Categorias em destaque 

As categorias que tiveram maior faturamento no 1º trimestre de 2022 são telefonia, eletrodomésticos, eletrônicos, moda e acessórios e informática. Os destaques em faturamento são os eletrodomésticos, com crescimento de 25,8%, e moda e acessórios, com elevação de 25,5%. Apesar de configurarem entre os segmentos de maior arrecadação, telefonia e informática apresentaram queda em faturamento, com redução de 0,6% e 20,3%, respectivamente.  

Moda e acessórios, beleza e perfumaria, alimentos e bebidas, saúde e utilidades domésticas são as categorias com maior número de pedidos entre janeiro e março deste ano, sendo alimentos e bebidas o setor que mais cresceu no 1º trimestre, em 73,4%. Saúde também avança no e-commerce, com aumento de 38,1% nas compras online.  

Métodos de pagamento 

Entre as formas de pagamento, o cartão de crédito foi o método mais utilizado nas compras digitais nos primeiros três meses de 2022, representando 82,6% do faturamento total. Segundo a Neotrust, houve 6,5 pontos percentuais de redução no número de pagamentos por boleto no 1º trimestre — movimento contrário ao PIX, que vem sendo utilizado cada vez mais, saltando de 4,3% no primeiro trimestre de 2021 para 9,7% no mesmo período em 2022.  

“O consumidor vem preferindo utilizar o PIX ao invés do boleto bancário nas compras online, e um dos fatores que pode explicar esse crescimento é a praticidade nas transações, que podem ser feitas em qualquer dia e horário, por meio do celular pessoal do comprador, além de novas funcionalidades que possibilitam um pagamento mais facilitado, como o PIX parcelado”

Avalia Paulina Dias, Head de Inteligência da Neotrust.  

Sobe número de clientes únicos  

Leia mais  Uso de carteiras digitais cresce 10,8% no e-commerce, em 2023; especialista explica as vantagens da modalidade

De acordo com o levantamento da Neotrust, o número de clientes únicos — que fizeram ao menos uma compra — cresceu no 1º trimestre deste ano. Segundo a Neotrust, 24 milhões de clientes únicos realizaram compras contra 23 milhões no mesmo período em 2021, 16 milhões no mesmo período em 2020 e 13 milhões no mesmo período em 2019.  

“Apesar do constante crescimento, o que se percebe é a desaceleração de clientes únicos no e-commerce devido à retomada do varejo físico após a pandemia. Com isso, é esperado um avanço do comércio online de forma menos expressiva em relação aos anos anteriores”

Explica Paulina Dias.  


Nos siga no Google News
Leia mais  Novas regras para e-commerce e Reforma Tributária: como este cenário impacta as empresas?

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Mobly assume Tok&Stok e se torna líder no segmento na América Latina

Rodrigo Mahbub Santana

Empresa de Virginia bate recorde e fatura R$ 58 mi em Julho

Márcia Alves

Ótica Center busca gestores para expansão de franquias

Paola Rocha Schwartz

Faturamento do setor de estética cresce em todo mundo

Guia do Investidor

Haddad descarta plano de taxação do comércio online

Paola Rocha Schwartz

Virginia Fonseca deixa de faturar R$ 12 milhões com bug da VTEX

Márcia Alves

Deixe seu comentário