Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

ELMD3: O que é a Eletromidia? Conheça mais a empresa

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A Eletromidia (ELMD3) está em contagem regressiva para negociação de suas ações na B3, sendo que já estimou o quanto pode movimentar e outros dados de seu IPO, conforme recente publicação do GDI. Sendo assim, o ideal é estar preparado para conhecer a nova integrante da bolsa.

Nesse caso, você conhece a empresa? Sabe a sua atuação? Se não, então acompanhe o resumo a seguir para saber tudo isso e mais.

O que é a Eletromidia?

A Eletromídia é uma empresa fornecedora de espaços publicitários com foco em painéis digitais. Nesse sentido, o seu segmento é a mídia out-of-home (OOH), ou seja, fora de casa em tradução literal, com a característica tecnológica que a enquadra como uma companhia Adtech (Advertising Technology).

Portanto, a atuação da empresa envolve campanhas publicitárias em ambientes externos como transportes públicos, edifícios, shoppings, ruas e aeroportos.

Com fundação em 1993, a trajetória e modelo de negócio executado pela Eletromídia durante seus mais de 27 anos lhe permitiram alcançar o posto de maior empresa do segmento OOH em termos de faturamento e alcance.

Dentre os destaques de sua trajetória, podemos citar a entrada em 2013 da H.I.G. Capital, empresa líder global de investimentos em ativos alternativos e private equity. Naquele ano, a Eletromídia contava com 1,4 mil painéis, dos quais 98% eram estáticos. Por outro lado, após a participação, a empresa fez uma sequência de aquisições visando a consolidação do mercado.

Leia mais  Uber reporta perda bilionária e crescimento lento

As mais importantes aquisições nos anos posteriores foram:

  • DMS e da empresa proprietária do contrato de publicidade na Linha 4 do Metro de São Paulo, em novembro de 2015;
  • TV Minuto, em março de 2017;
  • Hyperfator (operador de mídia em bancas de jornal), em julho de 2018;
  • Elemidia, em janeiro de 2020.

A última aquisição, aliás, foi a mais robusta, visto que a Eletromidia chegou a liderança do segmento após a transação. Nesse sentido, a Elemidia partilhava algumas similaridades como o grande alcance operacional e controle por uma empresa de investimentos, a Victoria Capital Partners.

Dados da Eletromidia (ELMD3)

Conforme o prospecto, a Eletromidia possui atualmente 60 mil pontos de contato, distribuídos em 55 cidades e 18 estados do Brasil. Nesse sentido, 39 mil são ativos digitais, representando 84% desse inventário disponível no país e 45% do inventário nacional de faces disponíveis.

Além disso, a localização desses pontos englobam grandes centros urbanos. Dessa maneira, a empresa possui um alcance diário de 6 milhões de pessoas nos transportes, 5 milhões nos elevadores, 3 milhões em shoppings, 7 milhões nas ruas e 80 mil nos aeroportos. Sendo assim, a audiência da Eletromidia acumula cerca de 22 milhões de pessoas por dia, acompanhando toda a “jornada do consumidor”, segundo a empresa.

Leia mais  O fim dos IPOs? Madero desiste de IPO e desistências chegam a 12 em janeiro

Vale dizer que essa jornada diz respeito a todos os momentos entre a saída e retorno para casa que os consumidores podem entrar em contato com uma publicidade.

Ao mesmo tempo, a companhia conta com parcerias comerciais para agregar valor ao seu negócio. A respeito dos conteúdos para chamar a atenção de sua audiência, por exemplo, a Eletromidia possui parcerias com Uol, Veja, Exame, Infomoney, e internacionais, como El País, BBC, Harvard Business Review e Twitter.

Em relação aos locais, alguns parceiros são a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Veículo Leve sobre Trilhos do Rio de Janeiro (VLT Carioca), Metrorio, RioGaleão, Porto Alegre Airport e os principais operadores de shoppings centers do Brasil.

Em seguida, a base de clientes tem como destaques Google, Facebook, Amazon, Mercado Livre, Uber, Netflix, Nubank, Spotify, Apple e outros. Nesse sentido, a média de relacionamentos com os 10 principais clientes é de mais de 9 anos.

Portanto, a companhia possui foco em relacionamentos duradouros com seus parceiros de todas as frentes.

Resultados recentes

Sobre o desempenho da Eletromidia, a receita líquida da empresa nos nove primeiros meses de 2020 foi de R$ 161,8 milhões. Em 2019, por outro lado, a receita líquida somou R$ 190,2 milhões no mesmo período.

Ao mesmo tempo, até o fim de setembro de 2020 a empresa acumulou um prejuízo líquido de R$ 59,3 milhões, ante o prejuízo de R$ 3,5 milhões em 2019.

Leia mais  IPO da Focus Energia vem aí: saiba mais informações

Enquanto isso, o EBITDA Ajustado chegou ao valor negativo de R$ -59,3 milhões em 2020, no mesmo período observado. Em 2019, o EBITDA Ajustado atingiu o valor positivo de R$ 33,2 milhões.

De acordo com a companhia, os efeitos da pandemia impactaram o desempenho em 2020. Pelo fato dos pontos de contato se posicionarem em locais de grande circulação de pessoas, as medidas de restrição de circulação e fechamento de alguns locais, como shoppings, afetaram os resultados. Nesse sentido, ocorreram renegociações de contratos e alguns cancelamentos de campanhas, justificando os números.

Por fim, para saber os dados referente ao processo de IPO e negociação de ações da Eletromidia, confira nosso post acessando aqui.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Globo adquire controle total da Eletromidia por R$ 4 bi

Paola Rocha Schwartz

Eletromidia assume mobiliário urbano do RJ por R$ 888 mi

Márcia Alves

Eletromidia participa de concorrência pública feita pela prefeitura do RJ

Márcia Alves

Cosan inicia IPO da Moove e planeja precificação em outubro

Paola Rocha Schwartz

Cosan fará IPO da Moove nos EUA

Márcia Alves

Shein aumenta preços antes da IPO para impulsionar receitas

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário