Guia do Investidor
776789
Notícias

Febrapo alerta para tentativa de golpe aos poupadores

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Golpistas se passam pelo advogado responsável pelo caso e até mesmo por funcionários do Conselho Nacional de Justiça e solicitam taxas inexistentes

Imagine que você é um dos brasileiros que perdeu dinheiro com a correção monetária dos planos Bresser (87), Verão (89), Collor I (90) e Collor II (91). Seu processo está parado na Justiça e há anos espera reavê-lo. Então, finalmente você recebe uma ligação. A pessoa do outro lado fala que é do Conselho Nacional de Justiça ou do escritório que cuida do seu caso; passa os detalhes do seu processo e diz que seu dinheiro já está liberado. Para conseguir finalizar o processo, basta pagar algumas taxas.

É assim que costumam ser as tentativas de golpes aos poupadores que ainda possuem processos abertos na Justiça para reaverem o dinheiro, de acordo com Ana Carolina Seleme, Diretora Executiva da Febrapo (Frente Brasileira Pelos Poupadores).

“Recebemos com frequência denúncias de pessoas que receberam esse tipo de ligação. Ano passado tivemos mais de 50 tentativas de golpes e desde o início deste ano foram 11. Essa quantidade nos chamou atenção e então decidimos alertar para que outras pessoas que recebam esse tipo de ligação não caiam no golpe”

afirma.

Foi o que aconteceu com Luiz Ascânio Coelho. Ele recebeu uma ligação desse tipo ano passado, no entanto, como já estava atualizado sobre o seu caso, logo imaginou que poderia ser uma tentativa de golpe.

“Eles me ligaram e falaram que meu dinheiro já tinha sido liberado e que para eles me transferirem o total eu teria que pagar uma determinada quantia. Na mesma hora falei que eles poderiam, então, descontar do dinheiro que eles iriam me transferir, mas não aceitaram. Alegaram que a Justiça só liberava se eu transferisse o dinheiro da minha própria conta e não da conta deles”

explica o poupador. Ele disse que quando eles não aceitaram, desligou o telefone e entrou em contato com o advogado do caso.

A diretora da Febrapo concorda que a ligação pode parecer ser real e como a maioria dos poupadores é de pessoas idosas, é preciso ficar ainda mais atento. De acordo com Ana, o melhor a se fazer, nesse caso, é desligar a chamadanão transferir nenhum dinheiro e entrar em contato ou com a Febrapo ou com o escritório que cuida do caso para confirmar as informações. Ela também orienta que é importante fazer o Boletim de Ocorrência. 

“Infelizmente algumas pessoas já caíram. Qualquer um poderia cair. Afinal, você está esperando esse dinheiro por tanto tempo e a pessoa tem os seus dados. Às vezes nem duvidamos da taxa solicitada e queremos logo finalizar o processo. Principalmente agora, quando qualquer quantia extra que entrar na conta vai fazer diferença.”

A Frente Brasileira Pelos Poupadores (Febrapo) é uma reunião de entidades da sociedade civil, criada com o objetivo de estabelecer ações conjuntas e cooperativas para proteger os poupadores que foram vitimados pelas perdas dos Planos Econômicos Bresser, Verão, Collor I e Collor II.

Leia mais  Golpes financeiros: conheça os mais comuns e saiba como se proteger

Os poupadores têm a opção de aderir ao Acordo dos Planos Econômicos firmado entre a Febrapo, Febraban, Idec, AGU e Banco Central e validado pelo STF. Mais de 200 mil pessoas já foram beneficiadas e receberam o valor do Acordo. No entanto, ainda existem 450 mil casos abertos que podem aderir ao Acordo.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Golpe do IPVA 2024: Saiba como se proteger

Guia do Investidor

Novo golpe do IPVA: desconto de 50% por e-mail é fraude

Guia do Investidor

Golpes digitais crescem 35% em 2023

Guia do Investidor

XP faz alerta para golpe do falso funcionário: veja dicas para não cair

Miguel Gonçalves

Novo golpe via celular desvia valores de transferências Pix

Guia do Investidor

“Banco não terá como ser responsabilizado se o próprio consumidor entrou em contato com o estelionatário e caiu no golpe”, analisa advogado

Guia do Investidor

Deixe seu comentário