Guia do Investidor
real moedadinheiro jfcrz abr 1701220048 1
Notícias

Fim do DOC e TED ameaça os cartões de crédito

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Na última segunda-feira (15) o mercado financeiro teve o fim das transações via Documento de Ordem de Crédito (DOC). Desde este prazo, não é mais possível utilizar esse meio de pagamento. Esse tipo de transferência perdeu espaço para formas mais rápidas e mais baratas de transferência de recursos, principalmente após o lançamento do Pix.

Um Levantamento feito pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) sobre meios de pagamento com base em dados divulgados pelo Banco Central mostra que as transações via DOC no primeiro semestre de 2023 somaram 18,3 milhões de operações, apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações efetuadas no ano.

Segundo Alexandre Ripamonti, professor de economia e finanças da ESPM, o fim do DOC é o prenúncio do fim da TED e de todas outras formas de transferência de recursos entre instituições financeiras. O PIX deve predominar e representar, inclusive, ameaça para os cartões de crédito. “O cidadão será o maior beneficiado, pois os novos meios representam maior velocidade para receber e pagar. As empresas também são beneficiadas. Além disso, o PIX pode tomar uma parte do mercado do cartão de crédito, mas empresas deverão tomar mais cuidado ao vender a prazo para seus clientes”.

Leia mais  C6 Bank fará transferências por SMS e WhatsApp

O especialista ressalta ainda que essas alterações para o setor financeiro aumentam a liquidez perseguida pelo Banco Central e torna o sistema financeiro mais robusto, protegendo  o cidadão de instituições com problemas. “Outra implicação relevante é a de que uma pequena parte de receitas das instituições financeiras, como juros sobre o tempo que levava para transferir o dinheiro de uma pessoa para outra e taxas sobre a transferência, deve ser substituída por outros tipos de produtos a serem oferecidos aos clientes”, explica Ripamonti.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais  Fim do DOC: "tecnologia impulsiona decisão de bancos", diz especialista

Leia mais

Feriado de 1º de Maio paralisa bancos; serviços retomam dia 2

Rodrigo Mahbub Santana

DOC começou a “morrer” em 2002 com a criação da TED, diz especialista

Guia do Investidor

Sem utilidade? Entenda o fim das transferências via DOC

Miguel Gonçalves

Fim do DOC: “tecnologia impulsiona decisão de bancos”, diz especialista

Guia do Investidor

DOC cai no mesmo dia? DOC cai em quanto tempo? Tudo sobre

Anna Oliveira

Explorando os métodos de pagamento em plataformas de investimento

Guia do Investidor

Deixe seu comentário