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Franchising no Rio de Janeiro cresce e fatura mais de R$ 5 bi no 3º tri de 2022

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Demonstrando sua maturidade e que está ganhando ritmo com o arrefecimento da Covid-19, o setor de franquias brasileiro registrou crescimento de 18,7% no terceiro trimestre deste ano comparado a igual período de 2021. É o que indica a Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela ABF — Associação Brasileira de Franchising. De acordo com o estudo, feito em parceria com a BR Insights, o faturamento do setor saltou de R$ 47,385 bilhões para R$ 56,256 bilhões no período.

No Rio de Janeiro, o cenário é semelhante e aponta um crescimento de 8,3% no faturamento geral das redes de franquias no período analisado, com mais de R$ 5 bilhões de receita. Já em número de unidades, o mercado fluminense expandiu 4,6%, totalizando 17.701 operações.

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Os mercados que mais faturaram foram de Hotelaria e Turismo (+22,3%), Casa e Construção (+14,9) e Saúde, Beleza e Bem-Estar (+14,6). Em relação ao crescimento das operações, os segmentos com maior expansão foram Alimentação e Hotelaria e Turismo.

As pesquisas da ABF e sondagens com redes de todo o País sinalizam que este movimento está muito ligado à retomada da atividade econômica e da vida social, com o consumidor retomando hábitos até mesmo em áreas como alimentação fora do lar e turismo, com a reabertura total do comércio.

Além disso, o ganho de eficiência das redes, cada vez mais digitalizadas e com estratégias omnichannel, somada à melhora de indicadores macroeconômicos, como a desaceleração da inflação, o avanço do varejo de forma geral e a prévia do PIB nos meses de julho, agosto e setembro, que, segundo o Banco Central (BC), indica uma alta de 1,36%, contribuíram para este resultado.

Beto Filho, presidente da ABF Seccional Rio, vê com otimismo o horizonte do setor e almeja uma procura maior de marcas para a Capital.

“Estamos com uma perspectiva bem positiva para o fechamento do ano. Tivemos a aprovação da diminuição da alíquota do ISS para as redes cariocas e temos a certeza de que isso irá atrair mais empresas para a cidade do Rio de Janeiro, o que reflete no crescimento do franchising em todo o Estado. Temos uma demanda reprimida que quer investir no Rio”, afirma o executivo.

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