Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Fraude na Via Varejo? Empresa investiga irregularidade contábil

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Fraude na Via Varejo (VVAR3) pode ter ocorrido. Assim, a própria empresa está investigando balanços, se desconfia que executivos da Via cometeram erros na criação do balanço financeiro da companhia. A via Varejo é uma das queridinhas do mercado e até está sendo chamado de “A nova Magazine Luiza” do mercado.

Investigação ocorre a um mês

Por volta de um mês, a Via varejo recebeu a denuncia de que seus executivos estavam realizando atividades ilícitas. Assim , logo depois que ocorreu, contratou advogados e auditores para dar segmento a investigação. Assim se preocupando em analisar cada detalhe da respectiva denuncia.

Erros na divulgação de dados ou manipulação?

De acordo com informações, as práticas realizadas pelos executivos foram:

  • Contabilizar despesas como CAPEX ( Capital Expenditure) como se o montante fosse destinado a melhorias da operação.
  • Porém o dinheiro na verdade foi destinado para OPEX (Operational Expenditure) ou seja, para despesas operacionais

Essa manipulação pode ter ocorrido com a intenção de que no futuro as despesas CAPEX poderiam ser transformadas em receitas e diminuir as provisões da empresa. Assim o retorno sobre investimento (ROI) seria maior que o Real. Já que gastos com CAPEX podem se transformar em benefícios no futuro e OPEX são gastos do cotidiano da empresa, se retorno lucrativo.

“Fazendo isso, a empresa aumenta seu lucro imediato do trimestre da empresa. E constrói um ativo que, na verdade, não existe” informa especialista.

É importante a empresa resolver isso e punir os culpados para que se mantenha a integridade da imagem da empresa perante o mercado.

Ações da empresa despencam no dia mas já subiram novamente

image

Por volta das 14hs as ações da Via Varejo (VVAR3) tiveram uma forte queda de quase 10%. O mercado parece ter entrado em um modo de “pânico”. O que muitos analistas afirmam ser irracional. Assim, é necessário apurar os fatos com clareza e não só ouvir “boatos”.

No entanto, as ações da empresa mostraram forte recuperação, revertendo a queda para quase R$ 7,00 novamente, mas ainda marcam uma ligeira queda de 3,10% no dia.

Em razão da divulgação de comunicado durante o pregão, as negociações acabaram sendo suspensas momentaneamente.

Ao final do pregão de hoje (13), a Via Varejo (VVAR3) irá divulgar os seus resultados do terceiro trimestre ao mercado e se necessário, um novo comunicado ao mercado sobre a apuração.

No momento, não há qualquer irregularidade constatada, segundo a primeira apuração. Além disso, também não se consta nenhuma irregularidade até o momento, durante a segunda fase de investigações.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Deixe seu comentário