Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Governo Lula propõe multar redes sociais por crimes contra democracia e terrorismo

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O governo Lula está propondo uma nova medida para controlar o conteúdo das redes sociais. O objetivo é obrigar as empresas a retirarem do ar qualquer conteúdo relacionado a “crime contra a democracia e terrorismo”.

O prazo para retirada sugerido é de duas horas, mesmo usado no pleito eleitoral de 2022 pelo Tribunal Superior Eleitoral.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, é o idealizador dessa proposta, que ainda não possui uma definição clara na lei brasileira sobre o que é considerado “desinformação” e “fake news”. A medida provisória está sendo elaborada a pedido de Lula e espera-se que chegue ao Congresso Nacional em fevereiro.

De acordo com Dino, as empresas deverão ter responsabilidades legais quando houver cometimento de crimes contra o Estado Democrático de Direito ou terrorismo em ambientes virtuais. Ele sugere que, em caso de descumprimento, as plataformas digitais sejam multadas. No entanto, o valor da multa não foi informado.

A proposta é questionável e gera muitas dúvidas sobre a efetividade e a viabilidade da retirada de conteúdo em tempo hábil, além de questionar a liberdade de expressão na internet. Será interessante acompanhar como essa proposta será debatida no Congresso Nacional.

Leia mais  Criado por Lula e por ditador Cubano, Foro de SP isenta Rússia pela invasão na Ucrãnia, elogia ditadores e continua ataques contra EUA

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

FMI piora previsão fiscal do Brasil, vê alívio após governo Lula

Paola Rocha Schwartz

Governo avalia cerimônia para segunda fase da reforma tributária

Paola Rocha Schwartz

Lula já planeja indicação a Presidência do BC

Rodrigo Mahbub Santana

Greve do Ibama está afetando toda a economia

Rodrigo Mahbub Santana

Resumo do dia: Confira os destaques desta segunda-feira

Rodrigo Mahbub Santana

Dólar em Queda: Petrobras e apetite por risco impulsionam o Real

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário