Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Economia Notícias

Governos estão “imprimindo dinheiro” para enfrentar pandemia?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Atualmente temos visto diversos Governos tentando resolver a crise causada pela epidemia de coronavírus. Dessa forma, na tentativa de resgatar a economia dos países há a possibilidade de “imprimir dinheiro”.

Assim, é importante entender de onde está vindo o dinheiro que está sendo usado para todo esse processo de recuperação. Então vamos saber mais sobre o assunto e verificar de onde vem esses recursos.

Como os países estão fazendo para resgatar a economia?

De acordo com as informações dos mercados financeiros globais, alguns países tem liberado recursos que são multimilionários. Desse modo, isso é utilizado para efetuar o combate da epidemia de coronavírus.

Assim, boa parte desses recursos são obtidos através dos empréstimos que são realizados pelo Governo do país. Entre as várias maneiras de realizar essa operação, a mais comum são os títulos públicos.

De fato, esses títulos são aqueles contratos cuja emissão é feita através do Tesouro Nacional. Além disso, as pessoas e empresas fazem empréstimos em dinheiro para um Governo durante um certo tempo.

Leia mais  Inflação e risco: a receita por trás do ciclo de alta de juros

Nesse sentido, o investidor irá receber futuramente o valor com os juros e sua negociação pode ser feita no mercado. Ou seja, bancos, investidores e fundos de investimentos e o próprio mercado financeiro atuam no seguimento.

Os impostos muitas vezes são usados para que o dinheiro possa ser devolvido a essa pessoas. Já os Bancos Centrais (BCs) realizam a regulamentação das moedas, dos juros e do sistema bancário do comércio.

Então, alguns deles efetuam a compra de títulos seja do Governo ou mesmo outros tipos de ativos. Com isso, um novo dinheiro impresso é gerado para que os pagamentos possam ser realizados.

Com esse tipo de afrouxamento monetário o Governo consegue vender com maior facilidade esses títulos. Embora pareça que o dinheiro será impresso, na verdade ele não é físico e poderá reduzir seu poder de compra. Portanto, durante esse período poderá ocorrer uma elevação nos preços ou mesmo surgir à inflação.


Leia mais  Banco Original: IPCA-15 surpreende o mercado ao apresentar alta de 0,99% em fevereiro
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Anuncio do pacote fiscal pode ser feito na próxima semana

Rodrigo Mahbub Santana

BCE descarta impacto de tarifas de Trump nas perspectivas de inflação da Europa

Paola Rocha Schwartz

Número de falências dispara 50% em 2024 e empresas enfrentam desafios

Paola Rocha Schwartz

Peso argentino aumenta seu valor e atinge recorde

Rodrigo Mahbub Santana

Mercado eleva previsão da inflação de 4,62% para 4,64%

Agência Brasil

Argentina registra inflação de 2,7% em outubro, mas desacelera em relação a setembro

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário