Guia do Investidor
Arte: GDI
Notícias

Ibovespa sobe com queda dos juros futuros; bolsas de NY fecham mistas

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

As bolsas de Nova York fecharam o pregão desta terça-feira (19) de forma mista, com os principais índices exibindo comportamentos divergentes. A sessão iniciou com uma queda, devido às incertezas geradas pelo potencial agravamento do conflito entre Rússia e Ucrânia. Contudo, a recuperação foi impulsionada por declarações do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, que afirmou estar “fortemente a favor de fazer tudo para não permitir que uma guerra nuclear ocorra”. Esse posicionamento trouxe um alívio ao apetite de risco dos investidores.

Ao final do dia, o índice Dow Jones recuou 0,28%, encerrando em 43.268 pontos, enquanto o S&P 500, mais amplo, registrou um avanço de 0,40%, fechando aos 5.916 pontos. O Nasdaq, dominado pelas grandes empresas de tecnologia, teve a melhor performance, subindo 1,04%, a 18.987 pontos, refletindo a expectativa positiva para o balanço da Nvidia (NVDA), previsto para o dia seguinte. No entanto, as ações da Nvidia apresentaram leve alta de 0,10%.

Leia mais  Petróleo: Preço volta a atingir novas altas

No Brasil, o Ibovespa teve um dia positivo, com uma alta de 0,34%, fechando aos 128.197 pontos. A Bolsa brasileira foi beneficiada pela queda nos juros futuros, que recuaram ao longo de toda a curva, em um movimento de correção técnica após as altas recentes. A expectativa em relação aos cortes de gastos e às reformas fiscais segue no radar dos investidores. O governo brasileiro vem estudando medidas fiscais para equilibrar as contas públicas, o que tem gerado especulações no mercado.

Além disso, o setor externo também favoreceu o mercado nacional, com a notícia de que Brasil e China firmarão acordos para exportação de produtos agropecuários para o país asiático. Essa parceria fortalece a demanda pelos produtos brasileiros, o que teve impacto positivo nas ações de empresas como a Petrobras, que, apesar de recuar nesta terça-feira, teve valorização no dia anterior.

No entanto, o cenário doméstico também apresentou desafios. O início do dia foi negativo para o Ibovespa, que chegou a cair 0,24%, aos 127.465 pontos. A Petrobras, por exemplo, sofreu um retrocesso, com suas ações ordinárias (PETR3) caindo 0,41% e as preferenciais (PETR4) cedendo 0,48%. O impacto da divulgação do plano de investimentos da companhia até 2029 foi interpretado com cautela pelos investidores.

Leia mais  Ibovespa sobe após aprovação do teto da dívida nos EUA e otimismo em Wall Street

A Vale (VALE3), por sua vez, manteve-se estável, refletindo a valorização do minério de ferro nas bolsas asiáticas, mas sem um impacto significativo nas suas ações. O movimento de queda também foi observado em instituições financeiras, com os papéis do Itaú (ITUB4), Bradesco (BBDC4) e BTG (BPAC11) apresentando desvalorização.

Já o setor de consumo, particularmente afetado pelos juros futuros em alta, viu quedas nas ações de algumas empresas, como as operadoras de telecomunicações. Por outro lado, a Oi (OIBR3) teve um desempenho positivo após a aprovação da Anatel para a transferência para o regime de autorização, que desobriga a empresa a manter a estrutura operacional em vários municípios. As ações da Oi chegaram a disparar mais de 100% no pregão de segunda-feira, mas tiveram recuo de 0,48% nesta terça.

Em contraste, as ações da Americanas (AMER3) continuaram a trajetória de recuperação, subindo 1,17%, após uma valorização de 150% no dia anterior.

Confira os índices em destaque nesta terça-feira, 19 de novembro

vespera
Índices – 19/11/24
Leia mais  De volta aos 100 mil pontos: Ibovespa derrete em meio a crise no sistema financeiro americano

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Colunista do Wall Street Journal chama Lula de “Dinossauro da Guerra Fria”

Rodrigo Mahbub Santana

Ibovespa abre com alta acompanhando os ganhos curtos de seus principais ativos

Paola Rocha Schwartz

XP vê Intelbras como oportunidade de investimento

Rodrigo Mahbub Santana

Ibovespa fecha em leve alta impulsionada por Petrobras e Vale

Rodrigo Mahbub Santana

Morgan Stanley reduz recomendação para ações brasileiras e cita risco fiscal

Rodrigo Mahbub Santana

Ibovespa abre com baixa mas seus principais ativos tem ganhos curtos

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário