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Investimento do setor de alumínio cresce 58% e chega a R$1,9 bilhão em 2022, segundo ABAL

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investimento da indústria do alumínio atingiu R$1,9 bilhão em 2022, o que representa um crescimento de 58% em relação ao ano anterior. É o que aponta a nova edição do Anuário Estatístico da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL).

A publicação abrange o ano de 2022 e traz os principais dados do setor no Brasil e no mundo. O Anuário é fonte de consulta segura e referência para o mercado.

Dados presentes no Anuário mostram ainda que, no ano passado, a produção nacional de alumínio primário cresceu 5,1%, totalizando 810,9 mil toneladas. Esse volume, somado ao total de alumínio reciclado, que atingiu a marca recorde de 905 mil toneladas, sinalizam que o Brasil está em rota de recuperação da autossuficiência no suprimento do metal e de reversão do quadro de desindustrialização.

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Em 2022 o faturamento do setor registrou crescimento de 14%, que corresponde a R$ 140 bilhões. Outro número chamativo presente no Anuário é o de empregos do setor, que fechou 2022 com mais 501 mil postos de trabalho, crescimento de 12% em relação ao ano anterior. A geração de novos empregos cresceu cerca de 122% no período.

“Os dados do Anuário apontam para uma retomada do setor do alumínio com expansão de produção, do faturamento, dos investimentos e dos empregos diretos gerados. É um momento importante para a indústria que tem demonstrado resiliência nos últimos anos. Temos pela frente perspectivas interessantes e um caminho pavimentado para crescermos de forma consistente nos próximos anos”, explica Janaina Donas, presidente executiva da ABAL.

“Mais uma vez estamos oferecendo aos nossos associados e ao mercado uma publicação indispensável para a tomada segura de decisões. O Anuário é a materialização de uma das missões mais importantes da ABAL: promover e divulgar conhecimento de qualidade sobre a indústria brasileira do alumínio”, complementa Janaina.

Anuário está disponível nas versões online e impressa. Os associados da ABAL têm acesso gratuito ao conteúdo, enquanto os demais interessados podem adquiri-lo pelo site.

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