Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Lula faz acordo com rede de TV controlada pelo Partido Comunista Chinês

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva fechará um acordo com o CMG (Grupo de Mídia da China) durante sua visita ao país asiático, buscando cooperação em áreas como conteúdo, inovação tecnológica e cobertura de eventos.

Acordo busca cooperação em conteúdo, inovação e cobertura de eventos

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está prestes a fechar um acordo com o CMG (Grupo de Mídia da China) durante sua visita ao país asiático. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também celebrou um tratado similar com o conglomerado estatal de comunicação, controlado pelo Partido Comunista Chinês, em 2019.

As negociações são conduzidas pelo CDESS (Conselho Econômico Social Sustentável), o chamado “Conselhão”, que foi recriado por Lula e ainda não teve sua primeira reunião ou lista de participantes divulgada. O primeiro encontro deve ocorrer em 4 de maio, com a presença do presidente da República.

Segundo a Secretaria de Relações Institucionais (SRI), o memorando entre o Brasil e o CMG visa estabelecer parcerias em áreas como cooperação de conteúdo, colaboração de inovação de tecnologias em desenvolvimento econômico e social, e organização e cobertura de eventos.

Leia mais  IQ Option é proibida de operar no Brasil, sob pena de multa

O acordo firmado por Bolsonaro e Xi Jinping em 2019 também buscava promover o intercâmbio cultural e audiovisual, com o intercâmbio de filmes e programas televisivos e a realização de festivais de cinema brasileiro na China e de cinema chinês no Brasil.

O governo brasileiro atual também tem interesse em fechar mais tratados como o que será acertado com os chineses, buscando parcerias semelhantes com Portugal, Espanha, outros países da União Europeia, Estados Unidos e Canadá.

A parceria entre o governo Lula e o CMG mostra o interesse do Brasil em estabelecer conexões mais sólidas com a China e ampliar a cooperação em áreas de inovação e cultura, o que pode atrapalhar as negociações feitas com os Estados Unidos, que sempre buscou separar a China dos negócios globais.


Leia mais  Fundo regional pode não ser suficiente para benefícios fiscais, diz coordenador
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

China anuncia nova medida e anima ações da Vale

Márcia Alves

Lula pode ser punido em 2026 por irresponsabilidade fiscal

Paola Rocha Schwartz

Déficit do Governo Lula se aproxima ao nível da pandemia

Paola Rocha Schwartz

Mais de 80% querem comprar ou trocar de carro em 2024

Fernando Américo

Falta equilíbrio na Reforma Tributária

Fernando Américo

Declaração do IR: dicas para declarar seus investimentos

Fernando Américo

Deixe seu comentário