Guia do Investidor
Foto/Reprodução
Notícias

Sabesp (SBSP3) avança na privatização e BBA reforça compra

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

  • O Itaú BBA reafirmou sua recomendação de desempenho acima da média do mercado às ações da Sabesp
  • A instituição financeira destaca que o modelo ainda não reflete o resultado final da consulta pública sobre o novo marco regulatório
  • Natália Resende garantiu que, apesar da incorporação da base de ativos da Sabesp em 2023, dessa forma, não aumentará as tarifas

O Itaú BBA reafirmou sua recomendação de desempenho acima da média do mercado (outperform) para as ações da Sabesp (SBSP3). Com um preço-alvo de R$ 120,30 até o final de 2024. Isso representa um potencial de alta de 55% em relação ao fechamento do dia anterior.

O banco destaca que, nesse cenário, o Valor da Firma (EV) em relação à base de ativos regulatórios (RAB) seria de 1,25 vez, enquanto a ação atualmente negocia a EV/RAB de 0,86 vez, indicando um considerável potencial de valorização em um contexto de privatização.

Leia mais  MRVE3 preço-alvo 2024: vale a pena comprar as ações da MRV?

A instituição financeira destaca que o modelo ainda não reflete o resultado final da consulta pública sobre o novo marco regulatório (baseia-se na proposta preliminar).

Segundo declarações do presidente-executivo da Sabesp, André Salcedo, a empresa planeja realizar sua oferta de ações para privatização em junho. Assim, conforme anunciado no início deste mês. A secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, garantiu que, apesar da incorporação da base de ativos da Sabesp em 2023, não aumentará as tarifas.

No dia 10 de maio, a companhia paulista de saneamento implementou um reajuste tarifário de 6,4%. Este, autorizado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp). Na última segunda-feira (20), foi aprovado o novo modelo de contrato de concessão entre a Sabesp e os municípios que farão parte da Unidade Regional de Serviços de Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário Sudeste (URAE-1).

Regulamento Interno

Quase 90% dos municípios (287) votaram a favor do novo contrato de concessão, enquanto apenas 18 votaram contra. Este contrato substituirá, dessa forma, os acordos individuais entre a Sabesp e os municípios após a privatização da empresa.

Leia mais  Itaú BBA cria plataforma de negociação de grandes lotes para clientes institucionais

Além do novo contrato de concessão, aprovaram o regulamento interno do conselho deliberativo da URAE, o Plano Regional de Saneamento Básico, contudo, com investimento previsto de R$ 260 bilhões até 2060, e designaram a ARSESP como órgão regulador da Sabesp. Na próxima segunda-feira (27), os acionistas votarão o novo estatuto social da Sabesp. O governo de São Paulo poderá indicar três dos nove membros do conselho, enquanto os acionistas minoritários e o investidor estratégico indicarão os outros seis.

O Itaú BBA observa que o processo de privatização da Sabesp está avançando conforme o cronograma. Recentemente, o governo de São Paulo divulgou os documentos finais do processo de consulta pública sobre o novo modelo de contrato de concessão com os municípios da URAE-1 e o novo marco regulatório.

Com a aprovação do novo modelo de contrato, os próximos passos incluem a aprovação do modelo de concessão, diretrizes de oferta e termos de governança pelo Conselho Estadual de Privatização (CDPED), bem como a definição dos detalhes da oferta e preço mínimo. O lançamento da oferta está previsto para junho.

Leia mais  Itaú BBA recomenda compra da Oi

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

A privatização da Sabesp entrou em etapa final

Márcia Alves

Ibovespa fecha em alta e Taxa Selic mantida em 10,5%: Confira o resumo do dia

Rodrigo Mahbub Santana

Sabesp concluiu aprovação e formalização de “waivers”

Márcia Alves

Ibovespa recua para mínimo anual em meio a tensões fiscais

Rodrigo Mahbub Santana

Grupo Mateus assina acordo para adquirir Novo Atacarejo

Rodrigo Mahbub Santana

Sabesp firma contrato de concessão para saneamento

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário