Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Os Mitos e Verdades sobre o Mercado Livre de Energia, segundo especialista do setor

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O Mercado Livre de Energia vem se tornando aliado de empresas quando o assunto é economia de energia elétrica. Os benefícios são ainda maiores quando considerado o atual cenário econômico e de pandemia, que traz o desafio de reduzir custos e manter a sustentabilidade do negócio.

Neste mercado, os clientes podem escolher seus fornecedores e negociar livremente as condições de contratação de energia, como preço e tipo de energia.

Atualmente, o Mercado Livre de Energia é direcionado para consumidores que gastam pelo menos R$ 50 mil por mês em sua conta de energia – o equivalente a 500 kW de demanda contratada. No entanto, existem discussões em andamento sobre a abertura desse mercado para consumidores de menor porte e, futuramente, até para o consumidor final. Além disso, existem as empresas que se enquadram na categoria, mas ainda não conhecem os benefícios do mercado”, explica Braz Justi, CEO da Esfera Energia, empresa de tecnologia que atua com comercialização e gestão de energia elétrica.

Para esclarecer alguns pontos sobre o modelo de negócio, Braz responde às principais dúvidas referente ao assunto, pontuando se são verdadeiras ou falsas.

No Ambiente de Contratação Livre posso ter até 35% de economia?

Verdade: No Mercado Livre, os preços dos contratos de energia são negociados e gerenciados pelo consumidor, enquanto no Mercado Cativo o consumidor é passivo ao preço contratado pela distribuidora e que na maioria dos casos é superior aos preços praticados no Livre. Esse cenário de diferentes preços e negociações possibilita que os consumidores tenham uma economia de até 35% na conta de energia.

Não pode exceder ou ficar abaixo do volume contratado?

Mito: O padrão de flexibilidade para contratos de energia no Mercado Livre é de, em média, 10% do volume contratado. Após análise do histórico de consumo e as projeções futuras do consumidor livre, é definido o percentual exato que mais se adequa àquela empresa.

Leia mais  Quanto custa para converter a energia global para fontes totalmente limpas?

Se sobrar energia contratada, posso vendê-la?

Verdade: Caso o consumo seja inferior ao montante contratado menos a flexibilidade (negativa) prevista no contrato, o consumidor poderá vender essa sobra no Mercado Spot (mercado de curto prazo), ao preço do PLD (Preço de Liquidação de Diferenças), que é definido mês a mês.

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Preciso me preocupar em fazer cotações de energia dentro do modelo de negócio mensalmente?

Mito: Todas as cotações de energia são feitas pela gestora responsável pela performance do consumidor no Mercado Livre, e, cabe a ela essa eficiência em comprar a energia no melhor momento e do melhor fornecedor, sempre considerando riscos e preços.

Leia mais  Mercado Livre de Energia Solar: Como funciona? Saiba tudo

O consumidor pode negociar a contratação de energia com a sua comercializadora de acordo com as suas necessidades e especificidades. Dessa forma, é possível negociar volumes, prazos, reajustes, flexibilidades e preços, dando autonomia na tomada de decisão além de maior previsibilidade de gastos quando comparado ao mercado cativo.

No Mercado Livre há isenção das bandeiras tarifárias?

Verdade: Neste segmento, as empresas negociam o preço da energia que será válido por todo o período contratado. Dessa forma, o consumidor não fica sujeito às alterações de bandeiras tarifárias, que influenciam diretamente no preço cobrado pelas concessionárias de energia.

Não existe negociação com energias renováveis?

Mito: Neste mercado, o consumidor tem a possibilidade de escolher qual é o tipo de energia que ele quer comprar, como energias de fontes renováveis como solar ou eólica, diminuindo assim impactos no meio ambiente, reduzindo a poluição atmosférica para tentar controlar os efeitos do aquecimento global.


Leia mais  Energia Solar: Como funciona? Vantagens e desvantagens
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Energia solar no Brasil fica 5% mais barata no 1º tri de 2024

Fernando Américo

Energia Solar alcança 2 milhões de residências no Brasil

Paola Rocha Schwartz

Região Sudeste atinge sozinha 9,1 GW de potência instalada

Guia do Investidor

Energia solar fica 31% mais barata com queda de preços de equipamentos

Guia do Investidor

SNELL11: FII de Energia Solar estreará na B3 nesta quinta

Guia do Investidor

“Estamos jogando fora boa parte da produção de energia”, diz especialista

Guia do Investidor

Deixe seu comentário