Guia do Investidor
20230120 101035 0000
Guias

Energia Solar: Como funciona? Vantagens e desvantagens

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A criação da eletrecidade foi uma das invenções que mais trouxe praticidade para a nós (Obrigada Tales de Mileto!).E por causa dela, atualmente, já temos várias fontes de energia. Além da hidrelétrica, que é a mais usada no Brasil, podemos citar também outras fontes inesgotáveis e como funcionam: Hídrica (energia da água dos rios); eólica (energia do vento);biomassa (energia de matéria orgânica);geotérmica (energia do interior da Terra);oceânica (energia das marés e das ondas), e a energia solar (energia do sol).

No entanto,algumas dessas fontes mostram mudanças na geração de energia elétrica durante o dia ou do ano. Bem como é o caso da eólica,que não tem uso quando não há ventos e a energia solar,à noite (quem diria, não?).Assim como no caso da fonte hídrica, onde podem ocorrer secas.

As fontes renováveis de energia são muito limpas,pois emitem menos gases de efeito estufa que as fontes fósseis. Por isso estão conseguindo uma boa inclusão no mercado brasileiro e mundial.

O que é eletricidade?

Primeiramente,a eletricidade se forma a partir da união de dois pontos de um condutor.

Quando se trata da energia elétrica,que é a responsável por ligar os objetos do seu cotidiano.Existe também a força da natureza, ou melhor das águas, por trás do movimento.

Em suma,é o processo que acontece nas hidrelétricas com o giro das turbinas e resulta na geração de energia, sendo a fonte de energia primordial do Brasil.

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

energia solar

Quem descobriu a eletricidade?

No caso da eletricidade,o pensador responsável por descobrir este fenômeno de cargas elétricas foi o filósofo grego Tales de Mileto (625 a.C. – 547 a.C.).

Essa importante descoberta do filósofo,ocorreu ao observar que o atrito de pedaços de lã como o sumo de árvore cristalizada, fazia com que houvesse atração de partes de palha e madeira.Após esse período, outros estudos foram surgindo no século.

energia solar

Fontes de energia não renováveis

As fontes de energia que são deste grupo são finitas ou esgotáveis.Para a maioria delas, a reposição na natureza é muito lenta, pois resulta de um processo de milhões de anos sob condições específicas de temperatura e pressão. Quanto mais usamos as fontes de energia não renováveis, menos teremos no estoque total.São exemplos de fontes não renováveis de energia:petróleocarvão mineralgás natural e nuclear.

Leia mais  Petrobras (PETR4) lança edital para empresas de tecnologia e startups

Como podemos usá-las sem que o estoque acabe rápido?Explorando de forma racional recursos existentes; criando a eficiência no uso e investindo em ciência e tecnologia para o evolução de fontes renováveis, (eólicahidrelétricasolar, entre outras) que possam substituir as não renováveis.

Atualmente,grande parte da energia gasta no mundo vem de fontes não renováveis, porque os apsectos dessas fontes são bem conhecidas.Elas possuem uma duração energética elevada(poucas perdas de energia no processo de transformação),preços atrativos,geram muitos empregos e possuem infraestrutura feita para geração e distribuição (usinas, dutos, ferrovias e rodovias).Os principais usos das fontes não renováveis são:

1- na geração de eletricidade;

2- como combustível nos transportes de cargas e de pessoas

3- no aquecimento de casas.

Por outro lado,algumas fontes não renováveis de energia,como o petróleo e o carvão mineral,são responsáveis por grande parte da emissão (liberação) de gases de efeito estufa na atmosfera.Visto que estas fontes são combustíveis (precisam da queima para gerar energia) e liberam gases poluentes, que impactam a saúde e o meio ambiente

energia solar torre
energia solar

Como funciona a energia elétrica?

A energia mais produzida é a hidráulica, gerada pela força da água do rio, que se transforma em energia elétrica por meio das usinas hidrelétricas.Frequentemente, é construída no rio, formada por lago, barragem, casa de força, subestação elevadora e linhas de transmissão.

 O lago,chamado de reservatório,tem sua formação feita pelo represamento das águas,por meio de uma barragem. Nela é construído o vertedor da usina,uma abertura por onde sai o excesso de água do reservatório em tempos de chuva.

Desse modo,para produzir a energia, a água sai do reservatório,e é conduzida com muita pressão por enormes tubos até a casa de força, onde ficam as turbinas e os geradores.A turbina possui pás ligadas ao gerador.Então a pressão da água movimenta as pás, que criam um campo magnético, produzindo eletricidade.

Em seguida,para que a energia chegue às cidades,é preciso aumentar a voltagem;trabalho feito pelos transformadores elevadores das subestações.Dessa forma, a energia elétrica chega através das linhas de transmissão.Entretanto, para alcançar as residências,a tensão é rebaixada na subestação abaixadora,e chega aos seus destinos por meio das redes de distribuição,feita por postes;cabos e transformadores.

Outra opção: Energia solar

energia solar
energia solar

energia solar é uma fonte infinita que tem aproveitamento na forma de calor ou na forma de luz.

Para o aproveitamento do calor,os raios do sol atingem a superfície dos painéis coletores térmicos;que aquecem a água no seu interior. Enfim;essa água quente é útil nas casas(chuveiros, piscinas, torneiras, máquina de lavar, etc.),em indústrias ou na geração de eletricidade.

A eletricidade pode ser gerada diretamente a partir da luz; (nos painéis fotovoltaicos) ou através do calor (na usina heliotérmica).Nos painéis fotovoltaicos, a radiação solar (luz) interage com um material semicondutor (geralmente, o silício); gerando eletricidade diretamente.Por isso, as áreas no Brasil com melhor ocorrência de radiação solar estão na região Nordeste.

Leia mais  Brasil encerra o ano com saldo positivo nas contas públicas pela primeira vez em oito anos

As usinas solares fotovoltaicas(feitas por um conjunto de painéis);precisam ter sua instalação nas áreas sem cobertura vegetal.Portanto as áreas onde há desmatamento podem ser as favoritas,diminuindo o desgaste do meio ambiente.

Painéis (ou placas) solares também podem ser postos em telhados de casas, shoppings e estacionamentos. Além disso,o custo das placas solares ainda é elevado,mas está cada vez mais acessível no Brasil.

Usinas

Além disso,também há as usinas solares que se chamam usinas heliotérmicas, que usam a energia solar concentrada.A energia solar concentrada é feita com a ajuda de diversos espelhos,que direcionam a energia do sol em um ponto para aquecer a água; que será transformada em vapor.Por fim, este vapor irá girar uma turbina, gerando eletricidade.

Com mais de 24 GW de capacidade instalada, a solar fotovoltaica é a segunda principal fonte do País, respondendo por mais de 11% da matriz elétrica brasileira;conforme os dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).Essa potência é dívida em 7.6 GW de geração centralizada, segmento composto por grandes usinas, e 16,4 GW de geração distribuída, feito por sistemas residenciais e comerciais de menor porte.

energia solar
energia solar

Criação do mercado de energia solar no Brasil

O mercado de energia solar distribuída começou de fato aqui no Brasil apenas no ano de 2012.Muito embora alguns consumidores já utilizassem essa tecnologia,a sua norma só foi feita a partir da Resolução Normativa 482 de 2012.Ela foi a responsável por criar as regras da geração distribuída e é vista como um marco legal da energia solar.

A partir dessa resolução, a geração da energia solar passou a tornar-se viável para os brasileiros;que desde então podem conectar o sistema à rede de distribuição e gerar créditos solares a partir do excedente de energia.Esses créditos geram recompensa e reduzem o valor das tarifas de energia elétrica em até 95%.

o segmento de geração centralizada começou a funcionar no país em 2014;com o primeiro leilão que incluiu usinas de energia solar.Dado o tempo para a construção das usinas, a geração centralizada começou a operar em 2017.

Na geração solar distribuída,os painéis solares tem sua instalação na própria unidade consumidora,ou em pontos próximos.Em contrapartida,na centralizada, grandes usinas produzem a energia;que é enviada aos centros urbanos por redes de transmissão,e entregue aos consumidores por meio das distribuidoras de energia.

Vantagens da Energia Solar:

Pode-se considerar a energia solar uma energia sustentável,por suprir todos os conceitos da sustentabilidade: ambiental, social e econômico.Portanto conheça suas vantagens:

  • Fonte de energia renovável;
  • Não polui nem faz barulho;
  • Vida útil elevada;
  • Instalação pode ser feita em telhados, fachadas, no solo e na água;
  • Fonte de energia gratuita;
  • Necessidade mínima de manutenção;
  • Economia de 95% na conta de luz;
  • Valoriza o imóvel;
  • Tempo de retorno do investismento de cinco anos;
  • Instalação pode ser feita em casas, comércios e indústrias;
  • Geração de empregos e renda;
  • Facilidade de instalação;
  • Utilizada em áreas isoladas da rede elétrica;
  • Ocupa pouco espaço.

Desvantagens da Energia Solar

Primeiramente,uma das desvantagens da energia solar são:alto custo de compra inicial,não funcionar à noite em sistemas sem baterias;baixo incentivo no Brasil;e poucos estudos sobre as influências que vem do descarte dos painéis.

Apesar de seus diversos benefícios sociais, econômicos e ambientais;a energia solar possui algumas desvantagens, como sua baixa capacidade de armazenamento, e a pausa de produção de energia à noite.

Em redes on-grid (modelo de energia solar fotovoltaico ligado à rede elétrica),problemas técnicos na rede elétrica da distribuidora podem causar interrupção da produção de energia solar por conta do sistema anti-ilhamento;evitando sobrecargas do gerador e riscos de comprometer a rede.

Leia mais  Carros elétricos são prioridade para transição energética, diz Ministro de Minas e Energia

Alto custo

As células solares e painéis solares que são necessários para aproveitar a energia solar,tem um custo alto de aquisição que gira em torno de 15 mil.Por outro lado,se considerar a vida útil deles sendo maior que 25 anos, o custo é muito razoável e competitivo.Entretanto,tudo vai depender da empresa escolhida,;tamanho do projeto;e o modelo dos equipamentos.Nesse meio tempo é bom fazer uma pesquisa de mercado.

A energia solar não tem aproveitamento durante a noite

Os painéis solares não funcionam a noite.Ou seja,você produz energia durante o dia e se gerar mais do que está consumindo, esta energia vai para a rede da distribuidora que se transforma em créditos de energia,que serão usados para abater o seu consumo da noite.

Falta de incentivos no Brasil

Uma das principais desvantagens da energia solar no Brasil,é que a falta de incentivo fiscal do governo faz com que essa solução pareça pouco acessível.Entretanto para suavizar essas desvantagens o custo dessa tecnologia está em constante queda;e além disso, existem linhas de financiamento para se obter um sistema fotovoltaico com juros acessíveis.

Baixa capacidade de armazenamento

Em relação às demais fontes de energia alternativa,só é possível guardar a energia solar em pequenas quantidades.

Anti-ilhamento

O anti-ilhamento surge pelo desligamento automático do sistema,quando há queda de energia na rede elétrica. Sendo assim, é possível que ocorram problemas técnicos no próprio inversor solar,;visto que ele depende da rede para sincronizar a corrente.

Desse modo,em um sistema fotovoltaico que se conecta à rede (on-grid), existe a possibilidade do isolamento da rede pública não ser detectado, ocasionando uma pausa no funcionamento, garantindo o corte do fornecimento de energia limpa.

Conclusão

Enfim,apesar desses pontos negativos, deve-se levar em conta todas as suas vantagens.E lembrando: ainda assim o consumidor terá que pagar a conta de luz, porém com a energia solar há uma maior economia no gasto.E é exatamente por isso que ela tem tudo para continuar se popularizando no Brasil, e no mundo:pela sua economia e sustentabilidade.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Dólar cai para R$ 5,11 com dados de inflação no Brasil e nos EUA

Agência Brasil

Preço do GNV segue em alta na Região Sudeste em abril

Fernando Américo

Teremos déficit esse ano e nos próximos

Fernando Américo

Governo argentino corta tarifas para impulsionar indústria automotiva

Rodrigo Mahbub Santana

Prévia da inflação oficial recua para 0,21% em abril

Agência Brasil

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 8

Agência Brasil

1 comentário

MARCO A 05/05/2023 at 09:58

Sem dúvidas, o desenvolvimento sustentável passa pelos investimentos na energia solar. No entanto, é preciso superar alguns desafios, como está bem descrito neste artigo que eu recomendo:

Responder

Deixe seu comentário