Guia do Investidor
privatizacao eletrobras
Notícias

Região Sudeste atinge sozinha 9,1 GW de potência instalada

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Potencial, gargalos e tendências do setor, inclusive, serão debatidos pelos principais representantes da GD no 22º Fórum GD – Região Sudeste na primeira semana de março, em São Paulo.

A geração de energia através da micro e minigeração distribuída não para de crescer no Brasil. O último levantamento criado pelo Portal Brasil Solar, no sistema SIGA, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), destaca que a produção da própria energia pelo consumidor alcançou a marca de 27 GW na última semana, sendo a região sudeste sozinha responsável por 9,1 GW desta produção. 

Com 1668 municípios envolvidos, os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo se mostram engajados na produção renovável de energia. Assim como possuem na energia solar fotovoltaica o maior número de instalações até o momento, sendo a residencial líder no segmento. 

Leia mais  Redução de 10% no preço da energia elétrica elevaria o PIB em 0,45 ponto percentual

Ainda segundo os dados extraídos, São Paulo e Minas Gerais continuam competindo pela liderança no ranking nacional, onde 3,76 GW e 3,67 GW são produzidos respectivamente pelos dois estados. O estado paulista, no entanto, fica na frente por poucos kW computados pela ANEEL. 

Dos motivos para o crescimento

A geração distribuída, no entanto, pode ter na redução do custo dos equipamentos, bem na conscientização por uma fonte mais sustentável, seus principais motivos de crescimento no Brasil

Segundo a ANEEL, por exemplo, o setor de energia solar cresceu mais de 144% nos últimos anos e todo esse crescimento, no entanto, pode estar relacionado a redução de preços dos painéis solares.

Segundo a consultoria do mercado fotovoltaico, Greener, o preço médio desse tipo de painel caiu mais de 40% em 2023, o que ajudou a manter o mercado aquecido, mesmo com mudanças na legislação, como a entrada em vigor da cobrança pelo uso da rede de distribuição, e o período pós-eleitoral. 

Além da economia na conta de energia elétrica, o consumidor encontrou uma forma de investir mais em uma fonte renovável de energia, bem como um payback mais vantajoso, ou seja, um período para recuperar o valor do investimento menor.

“Estamos analisando um cenário no qual o consumidor está buscando alternativas para fugir da elevada tarifa de energia, da queda no preço de equipamentos fotovoltaicos e a redução de juros, além da oferta de crédito e demais regulamentações. Então o resultado é maior procura por energias renováveis, que unem sustentabilidade e economia, sendo um ótimo investimento para os que aderem e oportunidade de negócio para os envolvidos”, pontua Tiago Fraga, CEO do Grupo FRG Mídias & Eventos, organizadora do 22º Fórum Regional de Geração Distribuída da Região Sudeste – Fórum GD Sudeste. 

O tema sobre crescimento da GD na região e também seus gargalos e novas tecnologias, inclusive, será um dos debatidos durante o evento, que acontecerá na próxima semana em São Paulo. 

Leia mais  TCU recomenda avaliação da contratação das usinas termelétricas

Confirmado para os dias 06 e 07 de março, o Fórum acontecerá no hotel Villa Blue Tree, no Jardim Caravelas, das 8h às 18h. Também integrará todas as cadeias econômicas do segmento GD, fornecedores, empresários, vendedores, investidores e especialistas durante os dois dias de evento. A expectativa da organização, por sua vez, é de movimentar mais de R$300 milhões em negócios. 


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

 O que deve mudar na conta de luz com a nova classificação energética do Inmetro?

Guia do Investidor

Região Sudeste tem a gasolina mais barata do Brasil

Guia do Investidor

Enel recebe multa de R$ 13 mi por apagões no Rio de Janeiro

Paola Rocha Schwartz

Sudeste é mais de 50% da distribuição de empregos no setor de casa e decoração

Guia do Investidor

Sudeste tem gasolina mais barata do Brasil em janeiro

Guia do Investidor

Presidente da Toyota não vê eletrificação em massa: entenda

Lara Donnola

Deixe seu comentário