Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

“Estamos jogando fora boa parte da produção de energia”, diz especialista

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Sócio Fundador do Grupo Engehall acredita que o Brasil precisa aumentar linhas de distribuição e investir mais em energia solar.

Com os reservatórios brasileiros em condições normais, o Brasil não está enfrentando problemas de produção de energia neste final de ano, porém, necessita de atenção com relação ao armazenamento e distribuição.

Segundo Luis Navarro, sócio fundador do Grupo Engehall e especialista na criação de treinamentos para a área elétrica, é preciso considerar que os cenários mudam o tempo todo, por isso a análise serve para o momento atual.

“Hoje, a maior dificuldade do Brasil não está na produção de energia, mas na distribuição. O País até consegue produzir energia suficiente para atender sua demanda interna, mas existe um problema; atualmente, é complicado enviar energia de uma região em que há sobra para uma região onde há falta. Isso significa que estamos jogando fora grande parte da produção de energia”, explica.

De acordo com o especialista, esse problema pode ser amenizado com o aumento das linhas de transmissão.

“É necessário aumentar as linhas de transmissão, que hoje são arcaicas e precisam ser renovadas. Assim conseguiríamos escoar a energia de uma região para outra mais facilmente”, afirma.

Ele exemplifica a situação através de um paralelo com a indústria automobilística. “Imagine se tivéssemos muitos carros, mas só uma avenida para todos eles. O trânsito seria um caos, certo? Para resolver isso na energia, precisamos de mais ‘avenidas’, ou seja, de mais linhas de transmissão para levar a energia onde é mais necessário”, acredita.

Leia mais  Prévia da CCEE aponta estabilidade depois de dois meses consecutivos de queda no consumo de energia elétrica do Brasil

Uma segunda iniciativa sugerida por Navarro seria o País investir em energia solar. “Outra ideia é apostar mais na energia solar. Isso significa construir usinas solares em regiões onde a energia é escassa. Isso ajudaria a distribuir melhor a energia”, diz.

O sócio fundador da Engehall explica que a opção dos governos brasileiros costuma ser o investimento em termelétricas.

“Atualmente, o governo prefere usar termelétricas, que são mais rápidas de implementar e produzem energia de forma imediata. Porém, elas tornam a energia mais cara e poluem o ambiente. Usinas solares, por outro lado, exigem mais investimento inicial, mas seriam uma solução mais eficiente e limpa a longo prazo”, finaliza.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Consumo de energia elétrica no Brasil cresceu 1,4% no primeiro semestre de 2023, aponta balanço da CCEE
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Energia Solar alcança 2 milhões de residências no Brasil

Paola Rocha Schwartz

Região Sudeste atinge sozinha 9,1 GW de potência instalada

Guia do Investidor

Energia solar fica 31% mais barata com queda de preços de equipamentos

Guia do Investidor

Descubra a melhor ação do setor de Energia para 2024

Leonardo Bruno

SNELL11: FII de Energia Solar estreará na B3 nesta quinta

Guia do Investidor

Investimento em energia solar residencial movimenta R$ 60 bilhões no Brasil

Miguel Gonçalves

Deixe seu comentário