Guia do Investidor
13° GDI
Recomendações

Não sabe o que fazer com seu 13°? Descubra as dicas dos analistas

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

No final do ano, com a chegada do mês de novembro, muitos brasileiros recebem uma gratificação esperada ansiosamente: o 13º salário. Essa quantia extra, somada a outras bonificações como participação nos lucros e bônus, pode ser uma excelente oportunidade para investir e fazer seu dinheiro trabalhar a seu favor. Para ajudar você a tomar decisões financeiramente inteligentes, a analista de investimentos da MW Research, Cleide Rodrigues, oferece valiosas orientações sobre como e onde investir o seu dinheiro de forma estratégica.

Investimentos de Curto Prazo para Necessidades Imediatas

Se você planeja utilizar o seu 13º salário em necessidades de curto prazo, como viagens, compra de material escolar para os filhos ou apenas para guardar como reserva, Cleide Rodrigues recomenda duas alternativas de investimento: CDB DI com liquidez ou Tesouro Selic. Essas opções são práticas e oferecem a possibilidade de resgatar seu dinheiro a qualquer momento, garantindo que você possa acessar os recursos quando necessário, sem comprometer seus ganhos.

O CDB DI com liquidez que remunere no mínimo 100% do CDI de grandes bancos é uma escolha sólida para quem busca segurança e rentabilidade. Já o Tesouro Selic, por ser um título público, é considerado uma opção de baixo risco e é indicado para quem deseja manter seu dinheiro acessível e rentável no curto prazo.

Renda Fixa para Médio Prazo

Para aqueles que podem abrir mão de um pouco de liquidez em busca de retornos melhores e têm um horizonte de investimento de médio prazo, Cleide Rodrigues sugere as carteiras de renda fixa. Elas oferecem maior estabilidade em comparação com investimentos de curto prazo, e os vencimentos dos investimentos podem ser alinhados com seus objetivos financeiros. A renda fixa é uma opção que combina segurança e potencial de crescimento para prazos um pouco mais estendidos.

Investimentos de Longo Prazo para Liberdade Financeira

Se o seu 13º salário não é vital para sua renda imediata, considerar investimentos de longo prazo pode ser a estratégia certa. Nesse caso, a analista sugere duas opções: ações e fundos imobiliários (FIIs). Essas alternativas visam colher os frutos do investimento ao longo de cinco anos ou mais, e podem até mesmo ser parte de um plano para a aposentadoria.

Ações e FIIs oferecem a oportunidade de se tornar um acionista de empresas ou proprietário de empreendimentos imobiliários, respectivamente. O potencial de retorno a longo prazo é significativo, e esses investimentos têm a capacidade de gerar renda passiva substancial. Vale lembrar que, embora as ações e FIIs possam não proporcionar lucros expressivos no início, o segredo está no reinvestimento dos lucros ao longo do tempo, o que pode levar a resultados impressionantes.

Desmistificando o Investimento em Ações e FIIs

Cleide Rodrigues destaca a importância de considerar ações e FIIs como opções de investimento, mesmo que muitos brasileiros ainda evitem a bolsa de valores devido ao medo e à falta de conhecimento. Ela ressalta que a bolsa de valores não é um jogo de sorte, mas sim um estudo.

Quando você investe em ações, você se torna um pequeno dono de grandes empresas, e ao investir em FIIs, você se torna um pequeno proprietário de empreendimentos imobiliários. Isso significa que você tem direito a participação nos lucros dessas empresas e empreendimentos. Com o tempo, esses investimentos podem gerar renda suficiente para cobrir despesas mensais e, com consistência e continuidade nos aportes, até mesmo proporcionar a liberdade financeira.

A Importância do Reinvestimento dos Lucros

A analista da MW Research enfatiza que o segredo para o sucesso desses investimentos a longo prazo está no reinvestimento dos lucros. Quanto mais ações ou cotas de FIIs você possui, maior será sua participação nos lucros, aproximando você da tão almejada liberdade financeira. É um processo que demanda tempo e dedicação, mas a ideia é fazer o dinheiro trabalhar para você, e não o contrário.

Conclusão

O seu 13º salário e outras gratificações podem ser uma oportunidade valiosa para começar ou expandir seus investimentos. A chave para o sucesso está em escolher as opções certas de acordo com seus objetivos financeiros, seja para necessidades imediatas, metas de médio prazo ou para garantir um futuro financeiramente seguro e confortável. Ao considerar as orientações da analista de investimentos Cleide Rodrigues, você estará no caminho certo para fazer seu dinheiro render e alcançar seus objetivos financeiros.

Portanto, não deixe seu 13º salário se perder em gastos supérfluos. Em vez disso, faça escolhas inteligentes e comece a construir um futuro financeiro mais sólido e próspero.

Você quer começar a investir na bolsa de valores?

Você possui o desejo de começar sua carreira como investidor? Apesar de parecer complicado, se tornar um “frequentador” da bolsa de valores é mais fácil do que você imagina!

Aqui no Guia do Investidor, nós oferecemos uma ampla seleção de análises, recomendações e indicações de preços-alvo para as principais ações e ativos da bolsa de valores brasileira para você começar a entender todos os caminhos que separam você dos grandes lucros! Nossa equipe de especialistas está sempre atenta ao mercado, identificando as melhores opções e recomendações para você ampliar e diversificar sua carteira.

Se você não sabe por onde começar, pode seguir as 5 dicas que selecionamos para você dar seus primeiros passos na bolsa de valores:

Entendemos que cada investidor tem suas próprias metas e tolerância ao risco. Por isso, oferecemos uma variedade de recomendações que se enquadram em diferentes perfis e objetivos. Seja você um investidor conservador, moderado ou agressivo, encontrará em nosso site análises detalhadas e recomendações fundamentadas para auxiliar em suas decisões de investimento.

Além disso, sabemos que o mercado financeiro é dinâmico e as oportunidades podem surgir a qualquer momento. Por isso, atualizamos constantemente nossas recomendações para que você possa aproveitar as melhores oportunidades assim que elas aparecem.

Para conferir as últimas análises e recomendações do mercado, basta clicar aqui.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Como investir seu décimo terceiro salário em 2024

Guia do Investidor

A nova fase do 13º salário para trabalhadores formais

Miguel Gonçalves

Décimo terceiro: o que fazer e onde investir?

Guia do Investidor

5 dicas para usar o décimo terceiro salário de maneira eficiente

Guia do Investidor

Veja o que fazer com o 13º e quem pode perder esse direito

Guia do Investidor

13°: Confira 10 dicas do que fazer com a “grana extra”

Leonardo Bruno

Deixe seu comentário