Mudança na gestão

Aeroporto de Guarulhos pode ter nova gestão com venda para o BTG Pactual

Movimento pode alterar o cenário de gestão do maior aeroporto do Brasil, aumentando a concorrência no setor.

Aeroporto de Guarulhos pode ter nova gestão com venda para o BTG Pactual Aeroporto de Guarulhos pode ter nova gestão com venda para o BTG Pactual Aeroporto de Guarulhos pode ter nova gestão com venda para o BTG Pactual Aeroporto de Guarulhos pode ter nova gestão com venda para o BTG Pactual
Aeroporto de Guarulhos
Aeroporto de Guarulhos
  • O BTG Pactual está em conversações com a Invepar para adquirir sua participação de 51% na administração do Aeroporto Internacional de Guarulhos
  • A compra representaria um movimento estratégico do BTG Pactual para aumentar sua presença no setor de infraestrutura
  • A gestão da GRU Airport tem enfrentado críticas pela falta de inovação, apesar de um plano de investimentos para aumentar a capacidade operacional

O Aeroporto Internacional de Guarulhos, o maior e o primeiro aeroporto privatizado do Brasil, pode em breve passar por uma mudança significativa em sua administração.

A concessionária atual, a GRU Airport, formada pela sul-africana ACSA (Airports Company South Africa) e pela Invepar, pode ceder sua participação à BTG Pactual, o maior banco de investimentos da América Latina. Esta movimentação pode reconfigurar a gestão do aeroporto e gerar maior concorrência no mercado aeroportuário.

Mudança nos controladores da concessão

Atualmente, o Aeroporto de Guarulhos é administrado pela GRU Airport, que detém 51% da concessão. Os outros 49% da concessão permanecem com a Infraero, a estatal de administração aeroportuária.

A GRU Airport é formada por uma parceria entre a sul-africana ACSA e a Invepar, uma empresa controlada por fundos de previdência de estatais como a Previ, do Banco do Brasil, a Funcef, da Caixa Econômica Federal, e a Petros, da Petrobras.

No entanto, segundo informações do jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o BTG Pactual está em negociações para adquirir a participação da Invepar na administração do Aeroporto de Guarulhos.

Se concluir a compra, o BTG Pactual assumirá papel central na gestão do maior aeroporto do país, fortalecendo sua estratégia de diversificar ativos.

Aumento da concorrência no mercado

A entrada do BTG Pactual na administração de Guarulhos coloca a instituição em uma posição de maior destaque no setor de concessões aeroportuárias. Dessa forma, ampliando a competição com outros grandes players, como a XP Investimentos.

Atualmente, a XP administra os aeroportos de Campo de Marte, em São Paulo, e Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. A possível expansão do BTG para o maior aeroporto brasileiro também demonstra o crescente interesse de investidores financeiros no setor de infraestrutura aeroportuária.

Contudo, que, apesar de ser um mercado tradicionalmente dominado por empresas especializadas, tem atraído o capital de bancos de investimentos em busca de novos projetos e fontes de receita.

Críticas à gestão atual

Críticos acusam a gestão atual do Aeroporto de Guarulhos de não inovar nem promover avanços relevantes desde a abertura do Terminal 3.

Embora haja um plano de investimentos em andamento, que visa ampliar a capacidade operacional do aeroporto e melhorar sua infraestrutura, muitos ainda questionam o ritmo das mudanças.

O aeroporto enfrenta desafios operacionais e logísticos, com a necessidade de se adaptar a um fluxo crescente de passageiros. Além de modernizar seus serviços e instalações.

Com a possível entrada do BTG Pactual na administração, espera-se que novos projetos e um olhar mais voltado à inovação possam surgir. Assim, o que poderia beneficiar não apenas a operação do aeroporto, mas também a experiência dos passageiros.

Além disso, a mudança de controladores pode abrir espaço para novas parcerias estratégicas e para a ampliação da competitividade do aeroporto, fundamental para manter Guarulhos como um hub internacional de transporte aéreo.

Se concretizada a negociação, a alteração na gestão de Guarulhos pode marcar um novo capítulo na história do maior aeroporto do Brasil, com a promessa de mais investimentos e uma gestão mais agressiva e inovadora, buscando atender às demandas do setor aéreo cada vez mais competitivo e exigente.

Rocha Schwartz
Paola Rocha Schwartz

Estudante de Jornalismo, movida pelo interesse em produzir conteúdos relevantes e dar voz a diferentes perspectivas. Possuo experiência nas áreas educacional e administrativa, o que contribuiu para desenvolver uma comunicação clara, empática e eficiente.

Estudante de Jornalismo, movida pelo interesse em produzir conteúdos relevantes e dar voz a diferentes perspectivas. Possuo experiência nas áreas educacional e administrativa, o que contribuiu para desenvolver uma comunicação clara, empática e eficiente.