Ferramenta direta

Descontos indevidos no INSS? Saiba como recuperar seu dinheiro hoje!

Segurados já podem informar se autorizaram ou não cobranças associativas e solicitar devolução de valores pelo Meu INSS.

Descontos indevidos no INSS? Saiba como recuperar seu dinheiro hoje! Descontos indevidos no INSS? Saiba como recuperar seu dinheiro hoje! Descontos indevidos no INSS? Saiba como recuperar seu dinheiro hoje! Descontos indevidos no INSS? Saiba como recuperar seu dinheiro hoje!
Meu INSS
Foto: PortalGOV
  • Segurados do INSS já podem verificar e contestar descontos associativos pelo aplicativo Meu INSS
  • Entidades têm até 15 dias úteis para responder, e o acompanhamento deve ser feito por canais oficiais
  • INSS alerta para golpes: não faz contato por telefone, e-mail ou WhatsApp para tratar de reembolsos

A partir de agora, aposentados e pensionistas do INSS têm uma ferramenta direta para verificar se autorizaram descontos associativos no benefício e, caso não tenham dado essa permissão, podem solicitar o reembolso de forma simples e online.

A funcionalidade já está disponível no aplicativo Meu INSS e visa ampliar o controle do cidadão sobre sua aposentadoria e proteger os segurados de cobranças indevidas.

Com o CPF e a senha do gov.br, o beneficiário pode acessar o serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, disponível no próprio app ou site do Meu INSS. O sistema, no entanto, mostra o nome da entidade responsável pelo desconto e permite que o cidadão declare se autorizou ou não o débito.

Se o usuário selecionar a opção “não autorizei”, o sistema exibe a confirmação do pedido e informa que a entidade associativa terá até 15 dias úteis para responder à contestação. O segurado deve acompanhar o andamento da solicitação pelos canais oficiais do INSS. Contudo, que incluem o próprio app, o site Meu INSS, ou a central telefônica 135.

Tutorial para solicitação de reembolso de valores descontados indevidamente no benefício do INSS (Divulgação/INSS)

Atendimento também pelo telefone

Quem não tem familiaridade com o ambiente digital ou encontra dificuldade para acessar o Meu INSS não está desamparado. É possível realizar o mesmo procedimento pelo telefone. Dessa forma, ligando para a Central de Atendimento 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Para maior agilidade no atendimento, o INSS recomenda que as ligações sejam feitas após as 16h ou aos sábados, quando a demanda costuma ser menor.

Proteja-se contra golpes!

O INSS não entra em contato por telefone, e-mail, SMS ou WhatsApp para tratar de reembolsos, autorizações de descontos ou validações de dados pessoais. Todo o processo acontece exclusivamente pelos canais oficiais do Instituto. Estes são: app Meu INSS, site gov.br/inss e Central 135.

A recomendação do órgão é clara: desconfie de qualquer ligação ou mensagem não solicitada que peça informações pessoais, como número de CPF, dados bancários ou senhas. Golpistas têm se aproveitado da vulnerabilidade de muitos beneficiários para aplicar fraudes, especialmente entre os idosos.

Caso receba qualquer contato suspeito, o cidadão deve ignorar, não clicar em links e imediatamente buscar informações nos canais verificados do INSS. Como as redes sociais oficiais e o site institucional.

Além disso, é importante lembrar que todas as atualizações e comunicados do Instituto são publicados exclusivamente nos canais oficiais. O INSS reforça que não envia boletos, não solicita transferências e tampouco exige pagamentos para liberar valores.

A medida que permite contestar e reaver descontos não autorizados representa um passo importante na proteção dos direitos dos aposentados e pensionistas. Ao digitalizar esse processo, o INSS facilita o acesso à informação. Além do combate fraudes e dá mais autonomia aos segurados.

Rocha Schwartz
Paola Rocha Schwartz

Estudante de Jornalismo, movida pelo interesse em produzir conteúdos relevantes e dar voz a diferentes perspectivas. Possuo experiência nas áreas educacional e administrativa, o que contribuiu para desenvolver uma comunicação clara, empática e eficiente.

Estudante de Jornalismo, movida pelo interesse em produzir conteúdos relevantes e dar voz a diferentes perspectivas. Possuo experiência nas áreas educacional e administrativa, o que contribuiu para desenvolver uma comunicação clara, empática e eficiente.