Continua após o anúncio
Um novo aplicativo feito para bater de frente com o Whatsapp acaba de ser lançado com o diferencial de que ele promete ser totalmente decentralizado.
Chamado Keet, o novo aplicativo permite o envio de mensagens instantâneas e gratuitas peer-to-peer, sendo assim, ele não precisa de um servidor centralizado para funcionar.
Ele foi lançado na Holepunch, uma plataforma focada na construção de aplicativos descentralizados e, além de prometer muita inovação, tem como um dos fundadores Paolo Ardoino, que carrega em seu currículo o cargo de CTO da Bitfinex e também CTO da Tether.
O app é a primeira de uma série de aplicações peer-to-peer que pretende colocar o controle de volta nas mãos das pessoas. A ideia da Web3 seria passar aos usuários o poder da informação, sem mais centralização, e o Keet seria uma das várias plataformas que concentram seus esforços nesse objetivo.
App blockchain que promete ser concorrente a altura do Twitter, é aprovado na App Store
Outro aplicativo que também promete bater de frente com concorrentes centralizados é o Damus, o potencial “Twitter Killer” construído sobre uma rede descentralizada e que finalmente recebeu a aprovação para lançamento na App Store da Apple.
A equipe por trás do app confirmou a notícia no dia 31 de janeiro.
A espera foi longa e difícil, já que o aplicativo precisou passar pelo processo de adesão ao App Store três vezes antes de ser aceito pela Apple.
O cofundador do Twitter, Jack Dorsey, compartilhou a notícia com seus 6,5 milhões de seguidores, se referindo ao evento como um momento “marco” para os protocolos de código aberto.
O Damus se autodenomina como a “rede social que você controla” e é baseado na rede Nostr, uma rede descentralizada que permite o envio e o recebimento de mensagens privadas criptografadas de ponta a ponta.
Jack Dorsey também é apoiador da rede Nostr, por isso a empolgação com o projeto.
O Damus planeja se tornar uma plataforma de mídia social com conteúdo não censurável, o que pode ser complexo na internet em que vivemos.
Ainda não é claro como o app pretende trabalhar com pessoas que compartilham mensagem de ódio ou racistas, dentre outros temas delicados.
Além disso, o app também prometer ter pagamentos integrados por meio da rede Lightning de camada 2 do Bitcoin (BTC).
Com sua aprovação, o Damus espera revolucionar o mercado de mídia social, oferecendo uma plataforma descentralizada, segura e sem censura para os usuários.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.