Guia do Investidor
Free Unsplash@heylagostechie
Colunistas

O Empreendedorismo de Resistência

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A pandemia do novo coronavírus agravou a desigualdade na sociedade brasileira, aprofundando os dificuldades e obstáculos para a inserção no mercado de trabalho, principalmente para os segmentos mais vulneráveis.

O empreendedorismo, como alternativa para garantir a sobrevivência e o sustento, possibilitou também o surgimento de diversos projetos protagonizados por empreendedoras e empreendedores negros.

Há alguns anos, tenho assessorado encontros para as Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira, no município de Eldorado, no sul de São Paulo. O Vale do Ribeira possui uma enorme diversidade socioambiental, tendo recebido da Unesco o título de Reserva da Biosfera, Patrimônio Natural da Humanidade.

Nas conversas que tive com os quilombolas, sempre chamou a minha atenção o forte sentimento de respeito e orgulho pela história e a consciência de que a sobrevivência da Comunidade depende da manutenção dos costumes tradicionais, como o trabalho em mutirão, as trocas, as roças familiares, as danças e os festejos no final do trabalho.

Atualmente, contam com assessoria especializada para garantir uma produção sustentável, mas sem abdicar do seu protagonismo. Desta forma, os quilombolas do Vale do Ribeira nos oferecem um exemplo de empreendedorismo, que costumo qualificar como “empreendedorismo de resistência”.

Leia mais  Conta Azul é boa? Veja planos, preços e se vale a pena

Antonia Quintão é professora no Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), vice-presidente no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e assessora na área de Diversidade Étnico-Racial nas Organizações.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Pesquisa revela que 50% dos jovens usariam dinheiro de empréstimo para empreender
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Perdeu o prazo de adesão ao Simples Nacional? Veja como regularizar

Guia do Investidor

Empreendedorismo Familiar: 5 dicas de como criar, gerir e manter

Guia do Investidor

Black Friday: PMEs online faturam R$301 milhões

Guia do Investidor

Como fazer a sua empresa virar o ano positivo?

Guia do Investidor

Empreendedorismo: veja dicas de especialista para o seu negócio dar certo!

Guia do Investidor

Mês do empreendedorismo feminino: 5 dicas para ser dona do seu negócio ainda em 2022

Guia do Investidor

Deixe seu comentário