Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

O que é o ICVA? O Índice Cielo de Varejo Ampliado

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O ICVA é o índice que mede o desempenho do varejo brasileiro. Ou seja, esse indicador aponta o sobe e desce das vendas nos principais segmentos do país mês a mês.

Uma lupa sobre o varejo brasileiro

Criado em 2014, o Índice Cielo de Varejo Ampliado é o mensurador da movimentação no comércio varejista brasileiro. Com ele é possível acompanhar a movimentação das vendas.

O ICVA foi desenvolvido pelo setor de Inteligência da própria Cielo. E tem como objetivo fazer o acompanhamento das vendas nos estabelecimentos credenciados à empresa.

Atualmente, o índice mapeia 18 setores mensalmente. Ele acompanha as vendas tanto dos pequenos quanto dos grandes varejistas. Ao todo, já são mais de 1,4 milhões de estabelecimentos habilitados pela rede.

Em seu último relatório, o ICVA apresentou crescimento do varejo brasileiro em 2,3% no mês de agosto. Esse percentual já é considerado descontando a inflação, e comparando ao mesmo período de 2018.

Leia mais  Setor de Varejo tem alta de 1,6% no setor em setembro, aponta índice Stone

De acordo com o mesmo relatório, se considerar em termos nominais, esse crescimento foi de 5,7%. Dentre os fatores positivos, está o calendário com um sábado a mais, pois esse é o dia de maior movimento no comércio.

Fonte: Blog Cielo

Entendendo o ICVA

O ICVA acompanha os setores de bens duráveis e semiduráveis, bens não duráveis e serviços. Além disso, ele acompanha o varejo brasileiro em todas as regiões do país.

Para fins de cálculo, o índice foi desenvolvido de forma a refletir as vendas não apenas com cartões. Mas também aquelas em que representam a verdadeira dinâmica de consumo das vendas.

Assim, existem três tipos de ICVA, que são: Nominal, Deflacionado e Nominal/Deflacionado. O ICVA Nominal aponta o crescimento da receita nominal, fazendo um comparativo com o mesmo período do ano anterior.

Já o ICVA Deflacionado registra o ICVA Nominal, porém descontada a inflação. Nesse caso, o IPCA-IBGE é utilizado como deflator. Assim, é possível analisar o crescimento do varejo sem o aumento de preços.

E o ICVA Nominal/Deflacionado considera o ajuste de calendário para fins de comparação com o mesmo período de anos anteriores. Assim, a variação nas vendas permite observar as oscilações positivas e negativas do ICVA.

Leia mais  Temporada de resultados do 2T/2019 é aberta

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Ações da Magazine Luiza dispararam 8%: a hora de comprar ações de varejo chegou?
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Vendas no Varejo caíram 1,1% em março, indica o ICVA

Paola Rocha Schwartz

Comércio Varejista Brasileiro cresce acima do esperado, diz IBGE

Guia do Investidor

Vendas de Páscoa podem crescer 4,5%, diz pesquisa

Guia do Investidor

Vivara (VIVA3) anunciou troca de CEO na sexta-feira (15)

Márcia Alves

Varejo 2024: expectativa e tendências

Autor Convidado

Cielo (CIEL3) suspende fechamento de capital em Bolsa

Mateus Sousa

Deixe seu comentário