Guia do Investidor
Notícias

PETR4: Entenda o código de Ações Petrobrás

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

As ações são negociadas em códigos chamados de tickers, cada um representando a ação de uma determinada empresa. O ticker PETR4 representa as ações da Petrobrás. Normalmente esses códigos quando mostrados em sites de notícia aparecem acompanhados da quantidade negociada e setas vermelhas ou verdes (que fazem referência ao preço atual da ação).

PETR4 é apenas um código de um tipo de ações Petrobras. Os códigos das ações podem parecer complicados, mas são fáceis de entender. As combinações de letras e números seguem um padrão e é importante conhecê-lo antes de começar as negociações.

Os códigos possuem sempre 4 letras, em maiúsculo, que fazem alusão à empresa. Depois das letras, o número que aparece remete ao tipo de papel que está sendo adquirido. No caso do PETR4, o código se refere ao nome Petrobras e o número 4 significa que é uma ação preferencial.

As Ações Preferenciais representadas pelo ticker PETR4 dão direito ao recebimento dos dividendos também, mas com preferências, sendo maiores que os das ações ordinárias, não dando poder de voto em assembleias da empresa.

Há também as Ações Ordinária que são representadas pelo código PETR3, são aquelas que dão o direito aos dividendos (que é a parcela do lucro apurado por uma S.A.) e poder de voto nas assembleias.

PETR4: As ações Petrobras hoje valem a pena?

petr4 ticker ações petrobras
ticker petr4

Muitos jovens investidores, ou até mesmo aqueles que já tem uma boa experiência se perguntam se comprar ações Petrobras hoje ainda vale a pena, a empresa já passou por diversos escândalos, além da inesperada queda do petróleo, essa situação de uma maneira ou outra afeta a administração e a imagem da empresa em todo o mundo e assim prejudica de forma drástica o seu faturamento.

Leia mais  Petrobras (PETR4) bate recorde nacional em tempo de construção de poço offshore

A grande estatal Petrobras se encontra em um cenário desafiador. Por estar envolvida no maior esquema de corrupção conhecido, com muitos de seus principais executivos respondendo processos pela Operação Lava Jato, as adversidades ainda fazem parte do cotidiano da empresa.

É importante conseguir determinar o quanto tudo isso pode influenciar o preço de suas ações, como a PETR4, e se o governo manterá as interferências em políticas de preço e comercialização dos principais produtos da empresa – gasolina e diesel.

A Petrobras é uma companhia de economia mista, de capital aberto é controlada pelo Governo Federal. Tem mais de 60 mil empregados e produz diariamente cerca de 1,7 mil barris de derivados de petróleo. Seu capital é composto por ações ordinarias (PETR3, PBR e  ADR) e ações preferenciais (PETR4, PBR/A-ADR) negociadas nas bolsas de São Paulo, Nova Iorque, Madri e Buenos Aires.

PETR3 ou PETR4: Quais as diferenças entre essas Ações de Petrobras

A Petrobras tem, ao todo, 13 bilhões de ações negociáveis na bolsa. Elas se dividem entre preferenciais (PN) e ordinárias (ON).

Leia mais  23 ações para fechar 2020 com chave de ouro

A PETR4 é a ação preferencial: tem esse nome porque possui preferência no pagamento de dividendos e outros direitos como juros sobre capital. No entanto, se você está pensando em comprar ações Petrobras PETR4 para receber dividendos, saiba que a empresa não os distribui desde 2014.

A PETR3 é a ação ordinária: ela dá direito a voto nas assembleias da empresa. Agora, não imagine que, num universo de 7,5 bilhões de ações ordinárias, suas mil ou duas mil ações vão lhe dar alguma voz. Sempre que comprar as ações ordinárias da Petrobras (PETR3), faça isso porque é coerente com seu plano de investimento ou especulação.

Dados retirados do site da B3.

Devo comprar ações (PETR4) ou (PETR3) da Petrobras?

Geralmente, indica-se ações com mais liquidez para quem quer investir ou mesmo especular. Ações preferenciais costumam ter mais liquidez que ações ordinarias porque, geralmente, os detentores das ordinárias não as negociam. No entanto, no caso das ações da Petrobras, as duas – PETR3 e PETR4 – têm liquidez suficiente para serem negociadas mesmo em day trade. Então se você quer investir em Ações da Petrobras, nós recomendamos sim, com toda certeza, as ações Petrobras de acordo com sua estratégia, sejam lá quais elas forem.

Leia mais  21 ações para você escolher em Outubro

Quanto à PETR4 cotação ou a PETR3 cotação, vale destacar que as ações Petrobras se movimentam mais ou menos coladas, sempre com pequenas diferenças no preço: o que uma faz a outra repete com maior ou menor precisão. Essa diferença, nos momentos em que está mais acentuada, inclusive, é usada para render lucros num tipo de operação chamado arbitragem.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Enauta (ENAT3): Sistema de dutos flexíveis embarca ao Brasil

Paola Rocha Schwartz

Ministério Público solicita investigação de Lula em Caso Petrobras

Paola Rocha Schwartz

Mercado não acredita que a Petrobras seja viável, diz especialista

Guia do Investidor

Não compre ações da Petrobras, recomenda Bradesco

Márcia Alves

Técnicos da Petrobras visitam Venezuela a pedido de Maduro

Guia do Investidor

“Petrobras fará transição energética de forma gradual”, diz Prates

Agência Brasil

Deixe seu comentário