Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Petrobras vai voltar a fazer negócios com empreteiras investigadas na Lava-Jato

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Petrobras libera Odebrecht, Andrade Gutierrez e UTC para disputar licitações após cumprimento de requisitos de compliance.

A Petrobras anunciou a reabilitação das empreiteiras Odebrecht (Novonor), Andrade Gutierrez e UTC para participarem de licitações. As empresas foram liberadas pelo setor de compliance da Petrobras após demonstrarem conformidade ao Programa de Compliance da estatal.

A decisão permite que as empreiteiras voltem a competir em concorrências e projetos completos. Além disso, a Petrobras fechou novos contratos de gás de longo prazo com a Copergás (PE) e a SCGás (SC). A estatal também está avançando em seu programa de renovação da frota da Transpetro, com encomendas de navios gaseiros e embarcações para transporte de produtos. Ações da Petrobras recuaram após anúncio de corte nos preços da gasolina.

Leia mais  Ministério Público solicita investigação de Lula em Caso Petrobras

Petrobras reabilita empreiteiras e firma novos contratos de gás, enquanto enfrenta desafios no mercado de combustíveis

A Petrobras anunciou a reabilitação das empreiteiras Odebrecht (Novonor), Andrade Gutierrez e UTC para participarem de licitações, após cumprimento dos requisitos de conformidade estabelecidos pelo Programa de Compliance da estatal. Essa decisão marca um passo importante para as empreiteiras, que foram envolvidas em escândalos de corrupção revelados pela Operação Lava Jato.

A reabilitação permitirá que as empreiteiras voltem a competir em licitações e projetos completos, abrindo novas oportunidades de negócios para essas empresas. A Petrobras vem adotando uma postura mais rigorosa em relação à ética e à transparência em suas relações comerciais, visando reconstruir sua imagem após os escândalos de corrupção que abalaram a companhia.

Além disso, a Petrobras fechou novos contratos de gás de longo prazo. A companhia firmou acordos com a Copergás (Companhia Pernambucana de Gás) e a SCGás (Companhia de Gás de Santa Catarina), com vigência a partir de janeiro de 2024 até dezembro de 2034. Esses contratos representam um passo importante no fortalecimento da posição da Petrobras no mercado de gás natural.

Leia mais  Petrobras, Vale e Lojas Renner lideram alta da bolsa, enquanto Bancos e Assaí Recuam

Enquanto isso, a Petrobras enfrenta desafios no mercado de combustíveis. Os preços da gasolina tiveram um corte, o que levou a uma queda nas ações da companhia na semana passada. Analistas de mercado e importadores argumentam que o preço da gasolina está abaixo dos preços de paridade de importação. A Petrobras tem buscado realinhar suas margens de refino e elevar a utilização das refinarias para melhorar sua rentabilidade.

No cenário internacional, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e seus aliados estenderam os cortes na produção de petróleo para elevar os preços, apesar das preocupações com a desaceleração econômica global. Isso resultou em um aumento nos preços do petróleo, com o Brent sendo negociado acima de US$ 76 por barril no mercado futuro.

Em meio a essas questões, a Petrobras continua buscando oportunidades de crescimento. A empresa tem planos para o programa de renovação da frota da Transpetro, com encomendas de navios gaseiros e embarcações para transporte de produtos. Além disso, o Brasil está avançando na produção de energia renovável, como a energia solar, e buscando investimentos para impulsionar a modernização das usinas hidroelétricas e a descarbonização dos sistemas isolados.

Leia mais  Em forte alta, ações da Petrobras ignoram corte de preço-alvo da Goldman Sachs

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Petrobras obtém aprovação de empresas parceiras em consórcios de E&P

Márcia Alves

Ex-diretor da Petrobras nomeado por Lula é condenado a 98 anos de prisão

Márcia Alves

Petrobras anuncia “desprivatização” da Refinaria de Mataripe

Paola Rocha Schwartz

“Erro Petista”: Críticas a Lula por reativação da indústria naval

Paola Rocha Schwartz

Petrobras e Yara Fertilizantes exploram oportunidades de parceria

Paola Rocha Schwartz

Petrobras aumenta valor da gasolina e do gás

Márcia Alves

Deixe seu comentário