Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Guias Recomendações

Quais os melhores Investimentos para iniciantes em 2024?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Está pensando em virar um investidor mas não sabe por onde começar? É novo no mundo dos investimentos mas está cheio de dúvidas sobre como prosseguir? Fique tranquilo, porque o Guia do Investidor irá apresentar os melhores investimentos para iniciantes em 2024. Veja onde investir, como e por onde começar.

Guia do Investidor reuniu todas as informações necessárias para você ficar por dentro do que é preciso ser feito para buscar os melhores investimentos e finalmente chegar a tão sonhada independência financeira. Acompanhe a seguir.

Índice de conteúdo

Antes de tudo…

A princípio, é bom que você atenda a alguns pré-requisitos antes de se fazer o primeiro investimento de fato. Isso não é uma regra, mas sim uma recomendação feitas por especialistas. Isso por que a experiência pode ser mais segura e proveitosa se você seguir esse caminho ao invés de começar às cegas.

Sendo assim, os primeiros pontos a serem vistos são os seguintes: as reservas de emergência, planejamento financeiro, perfil do investidor e os custos. Entenda cada um desses termos antes de ver os melhores investimentos para iniciantes em 2024.

Reservas de Emergência

Investir é uma forma de colocar dinheiro em um negócio ou ativo esperando obter um retorno financeiro. É uma ótima maneira de aumentar sua riqueza ao longo do tempo, mas também envolve riscos, como perder dinheiro.

Melhores investimentos para iniciantes 2023
Melhores investimentos para iniciantes 2024

Por essa razão, é bom que os investidores iniciantes tenham uma reserva de emergência antes de começar a investir. Essa reserva é um dinheiro que você mantém em uma conta separada para cobrir despesas inesperadas, como uma emergência médica, reparos em casa ou uma perda de emprego.

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Sendo assim, primeiro, essa reserva permite que você tenha paz ao investir, sabendo que tem dinheiro suficiente para cobrir despesas inesperadas sem precisar vender seus investimentos antes da hora e com prejuízo.

Além disso, uma reserva ajuda a evitar dívidas. Se você não tiver um fundo de emergência e uma despesa surgir, pode ser tentado a usar um cartão de crédito ou fazer um empréstimo, o que pode levar a juros e taxas adicionais que prejudicam sua saúde financeira a longo prazo.

Por fim, uma reserva de emergência também ajuda a estabelecer uma disciplina financeira saudável. A criação dela pode ensinar a economizar dinheiro e a viver dentro de seus meios, o que é algo importante para qualquer pessoa que queira ter sucesso financeiro a longo prazo.

Planejamento Financeiro

Um planejamento financeiro é essencial para qualquer pessoa que deseja ter uma vida financeira saudável e alcançar seus objetivos, e isso inclui também os investidores iniciantes.

Melhores investimentos para iniciantes 2023
Melhores investimentos para iniciantes 2024

Dessa forma, envolve a criação de um orçamento, onde se deve ter controle de todas as entradas e saídas de dinheiro. Isso permite que o investidor tenha uma visão clara de suas finanças e saiba quanto dinheiro tem disponível para investir. Além disso, ajuda a evitar gastos e a controlar as dívidas. Isso é importante para garantir que o investidor tenha dinheiro suficiente para investir em seu futuro.

Além disso, permite que o investidor defina seus objetivos e crie um plano para alcançá-los. Isso pode incluir objetivos como economizar para uma casa, fazer uma viagem ou garantir a aposentadoria confortável. Com um plano claro, o investidor pode se concentrar em atingir seus objetivos e trabalhar em direção a eles.

Isso também é bom para ajudar o investidor a tomar decisões informadas e inteligentes. Com um orçamento e objetivos claros, ele pode escolher investimentos que estejam alinhados consigo e evitar os arriscados ou que possam afetar de forma negativa suas finanças.

Para ajudar nisso, existem app de finanças pessoais que ajudam. Hoje, quase todas as pessoas possuem celulares que permitem a instalação dos apps. Dessa forma, ficou ainda mais fácil e prático controlar suas finanças.

Esses apps ajudam a visualizar nosso padrão de consumo, organizar nossos projetos, planejar nossos recebimentos e nossas despesas, nos preparar para imprevistos e a consumir de forma planejada.

Perfil do Investidor

Além dos pontos que já mostramos, vamos analisar o tipo de perfil de investidor que cada pessoa possui, para saber quais serão os objetivos desejados e depois, fazer o investimento. Isto é, o perfil do investidor é dado a quem investe, ligada aos riscos que ela aceita seguir diante das suas aplicações. Ou seja, a quantia de dinheiro que está ok para ela perder.

Desse modo, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) define 3 perfis existentes a eles: o conservador, o moderado e o agressivo.

Melhores investimentos para iniciantes 2023
Melhores investimentos para iniciantes 2024

Conservador

Em primeiro lugar, temos o conservador. Assim, esse perfil é o do indivíduo que tem bastante medo de perder dinheiro, preferindo investir onde contém baixo risco de perdas, mas ao mesmo tempo abre mão de ganhar mais por conta da zona de conforto que fica. Por isso, o tipo de investimento mais feito pelos conservadores são os de renda fixa, como títulos do Tesouro Direto, CDBs e fundos de renda fixa.

Moderado

Ainda mais, o considerado moderado é aquele que se arrisca um pouco mais que o conservador, para que também consiga rendas maiores. Porém, não deixa de ficar em segurança, então acaba investindo tanto em renda fixa, como também se aventura em coisas mais arriscadas, como fundos multimercados ou até certas ações.

Agressivo

Por fim, há também o investidor agressivo, também chamado de arrojado ou experiente. Dessa forma, esse é aquele que se dispõe a sair da zona de conforto e correr altos riscos pelo lucro. Então, ele aceita perder parte da sua renda em prol de maiores retornos, e investe em produtos de renda variável, como ações, fundos de ações, imobiliários. Ainda, podemos até citar a web3, como criptomoedas e NFTs. Assim, é comum que um investidor arrojado tenha já um conhecimento maior sobre o mercado e um bom patrimônio para lidar com as possíveis perdas.

Custos de Investimento

Seja para os de Renda Fixa ou Renda Variável, as opções existentes são muito vastas. Por isso, é justo conhecer os custos ligados com as operações de cada um, assim como os impostos. Em resumo, alguns dos custos que você pode se deparar são:

  • Taxa de corretagem ou Taxa de negociação;
  • Taxa de Custódia da corretora;
  • Custos envolvendo a B3 (Taxa de Custódia, entre outros);
  • Taxa de Administração (Específico para investimentos em FIIs, ETFs e BDRs);
  • Imposto de Renda.

Além disso, vale dizer que cada corretora pode oferecer diferentes valores em suas taxas, existindo até corretoras com taxa zero para alguns tipos. Ao mesmo tempo, algumas categorias contam com isenção de impostos ou cobranças a partir de algum critério.

Então, é bom prestar atenção a esses detalhes, tanto na hora de escolher a sua corretora, como no momento de estudar o investimento.

Melhores Investimentos para Iniciantes

Agora que você já entende melhor como se preparar antes de fazer e entende mais o perfil, podemos agora mostrar quais os melhores investimentos para iniciantes nesse ano de 2024.

Sendo assim, as opções disponíveis se distribuem entre a Renda Fixa e Renda Variável. Então, os melhores dados para iniciantes são os seguintes:

  • Tesouro Direto
  • CDB
  • LCI e LCA
  • Fundos Imobiliários
  • Ações de Valor
  • Exchange Traded Funds – ETF
Leia mais  Melhores Investimentos para Aportes Mensais 2024: Veja lista

O motivo para esses estarem entre as melhores opções são a facilidade de aprender com esses, bem como maior a flexibilidade em se encaixar nos mais diversos tipos de perfil. A maioria se encaixa nos de Renda Fixa. Mas vamos entender o que é cada um desses tipos de renda antes de apresentar cada um desses tipos.

O que é Renda Fixa

Investimentos em renda fixa são aqueles que tem uma taxa de juros pré-determinada e pagamento de juros regulares. Isso significa que, ao investir em uma aplicação de renda fixa, você sabe quanto irá receber em juros e quando receberá. Alguns exemplos incluem títulos do governo, CDBs (Certificados de Depósito Bancário), LCIs (Letras de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio).

Estes tipos são considerados de baixo risco e são uma boa opção para iniciantes, pois fornecem uma forma de investir com segurança. No entanto, é importante lembrar que a rentabilidade costuma ser menor do que a dos que tem risco mais elevado, como ações. É justo fazer uma pesquisa cuidadosa e entender os pontos e riscos de cada tipo de renda fixa antes de investir seu dinheiro.

O que é Renda Variável

Renda variável é quando o retorno não é fixo, ou seja, pode variar bem ao longo do tempo. Isso acontece porque está sujeito a oscilações do mercado financeiro e pode sofrer valorização ou desvalorização. Diferente da renda fixa, onde o investidor sabe ao certo quanto vai ganhar no final, na renda variável é preciso assumir um certo grau de risco para poder obter maiores lucros. Alguns exemplos de renda variável são ações de empresas na bolsa de valores e fundos de investimento em ações.

Por exemplo, se uma empresa tem um bom desempenho e apresenta lucros crescentes, as ações dela podem se valorizar, o que pode resultar em maiores ganhos para os investidores. Por outro lado, se a empresa enfrenta dificuldades com as finanças, as ações podem se desvalorizar e os investidores podem ter prejuízos.

A Renda Fixa x Renda Variável

O momento da economia global traz um forte brilho para aqueles atrelados as taxas de juros: a boa e velha renda-fixa. Considerando a volatilidade dos mercados, a bolsa de valores não está entregando uma boa margem de valorização, mesmo que ainda existam boas chances no mercado de ações, encontrar estas se tornou uma tarefa complicada e que requer um exímio nível de análise.

No entanto, a renda-fixa se mostra bastante atrativa com uma rentabilidade segura atrelada a índices que tendem a aumentar enquanto a economia se deteriora: as taxas de juros e a inflação.

Tesouro Direto – Melhores investimentos para iniciantes 2024

O Tesouro Direto é um Programa do Tesouro Nacional criado em 2002, em parceria com a B3, para vender títulos públicos federais para pessoas físicas, de forma 100% online, o que democratiza o acesso às aplicações. Esses títulos apresentam diferentes tipos de rentabilidade (prefixada, ligada à variação da inflação ou da própria Selic), prazos de vencimento e fluxos de remuneração.

Sendo assim, o investidor “empresta” dinheiro para o tesouro nacional, o que o poupa de precisar de empréstimos vindos do exterior, garantindo as finanças públicas. Também, é de baixo risco, tal qual explicamos sobre as Rendas Fixas, e 100% garantido pelo tesouro nacional.

tesouro
Melhores investimentos para iniciantes 2024

Tipos de Tesouro:

PREFIXADOS

Os títulos prefixados são aqueles que têm taxa de juros fixa, ou seja, você já conhece no momento do investimento. É o ideal para quem quer saber ao certo o valor que receberá ao final da aplicação, no vencimento do título.

TESOURO SELIC

Os títulos Tesouro Selic são títulos pós-fixados que possuem rentabilidade atrelada à Taxa Selic. A Taxa Selic é a taxa básica de juros da economia. É o ideal para quem quer começar a investir no Tesouro Direto.

TESOURO IPCA

A rentabilidade desse título está atrelada à inflação, medida pelo variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA. Ou seja, esses títulos oferecem rendimento igual à variação da inflação mais uma taxa prefixada de juros.

Dentre os títulos citados, existem outras variações, que costumam ser ligadas a prazo de resgate e taxa de rentabilidade.

TESOURO RENDA+

A princípio, o Tesouro Renda Mais surgiu como complemento para a aposentadoria. Isso porque o máximo que a pública pelo INSS paga é cerca de R$7 mil. Sendo assim, quem quer comprar o Tesouro Renda+ deve escolher uma data para se aposentar, e então garante um salário a mais por 20 anos.

Esse valor que ele irá receber é corrigido pela inflação, isso porque é um título do tipo NTN-B – ou Tesouro IPCA+. Assim, esses papéis garantem taxas de juros e a variação dada pela inflação, garantindo o poder de compra.

Informações Complementares

  • Característica: Seguro, previsível e estável;
  • Como rende: Taxas prefixadas ou pós-fixadas;
  • Aplicação Mínima: A partir de R$ 30,00;
  • Descontos: Imposto de Renda e Taxa de Custódia da B3;

CDB – Melhores investimentos para iniciantes 2024

CDB significa Certificado de Depósito Bancário. É um tipo de título de renda fixa emitido por bancos comerciais e instituições financeiras. Quando você investe em um CDB, está emprestando dinheiro a essa instituição financeira por um período x, em troca de juros.

Os juros pagos em um CDB são pré-determinados e podem ser pagos por mês, por trimestre ou ao final do período de investimento. A taxa de juros pode variar de acordo com a instituição e o prazo. CDBs são considerados de baixo risco e podem ser uma boa opção para os iniciantes que procuram uma forma segura de investir seu dinheiro.

É bom lembrar que a rentabilidade dos CDBs está sujeita ao risco de crédito da instituição financeira emissora. Além disso, existem limitações quanto ao montante máximo que pode ser investido em CDBs de cada instituição financeira, por isso, é importante verificar as condições antes de investir.

investimento no CDB tem como vantagem o Fundo Garantidor de Crédito (FGC), o que faz com que ele seja seguro. E sua rentabilidade costuma ser boa, dependendo é claro do mercado e de suas taxas. Além disso, caso o banco emissor quebre, é o FGC que vai proteger seu investimento e restituir o valor investido, garantindo até R$250 mil por CPF e por instituição financeira e no máximo R$1 milhão por investidor a cada 4 anos.

esquema rendimento cdb
Melhores investimentos para iniciantes 2024

Como escolher o melhor CDB:

Existem vários critérios que são usados para ranquear CDBs (Certificados de Depósito Bancário), incluindo:

  • O quanto rende
  • Prazo de vencimento
  • Reputação do banco emissor
  • Liquidez
  • Risco de Crédito
  • Regulamentação

Estes critérios são usados para avaliar e ranquear CDBs, a fim de ajudar os investidores a identificar as melhores opções. No entanto, é justo lembrar que cada investidor tem objetivos, perfil de risco e necessidades financeiras únicos, e é bom considerar todos os fatores relevantes antes de tomar uma decisão de investimento.

Informações Complementares

  • Característica: Previsível e estável, mas depende do banco escolhido;
  • Como rende: Taxas baseadas no CDI (Certificado de Depósito Interbancário);
  • Aplicação Mínima: A partir de R$ 100,00;
  • Descontos: Imposto de Renda, Taxa de Custódia e Taxa de Corretagem.

LCI e LCA – Melhores investimentos para iniciantes 2024

Em relação as Letras de Crédito de Agronegócio (LCA) e as Letras de Crédito Imobiliário (LCI), elas se tratam de títulos de captação voltados para instituições financeiras que atuam no setor do agronegócio e imobiliário.

Como maior destaque, ambas contam com isenção de Imposto de Renda. E, assim como no caso anterior, esses também se baseiam no CDI e tem a segurança garantida pelo FGC.

Outra diferença que vale destacar é a liquidez. No caso da LCI e da LCA, a liquidez é menor que os outros investimentos. Dessa forma, a condição de saque é mais difícil que as demais, sendo um fator para se prestar atenção. Ademais, também é um investimento que as corretoras possuem taxa zero.

Geralmente, o LCI e o LCA caminham juntos, e possuem apenas um contraste no que tange ao rumo do valor aplicado. No primeiro, o investimento é direcionado ao o setor imobiliário. Enquanto que no segundo, o investimento é encaminhado ao agronegócio.

No que diz a rendimento, o LCI e o LCA possuem lastro no CDI. Este possui uma taxa contínua de 6,40% por ano. Assim, o LCA e LCI rendem por conta algo em entre 80% e 105% do CDI.

LCI e LCA e isencao de IR
Melhores investimentos para iniciantes 2024

Informações Complementares

  • Característica: Previsível e estável, mas depende da instituição financeira escolhida;
  • Como rende: Taxas baseadas no CDI (Certificado de Depósito Interbancário);
  • Aplicação Mínima: A partir de R$ 100,00;
  • Descontos: Não possui.

Fundos Imobiliários (FII) – Melhores investimentos para iniciantes 2024

Os FII são como um clube de investimentos que reúne o dinheiro de várias pessoas para comprar imóveis ou investir em empreendimentos imobiliários. Sendo assim, eles compram cotas do fundo e, assim, se tornam proprietários de uma pequena parte do imóvel ou do empreendimento.

O dinheiro investido é gerenciado por um gestor profissional que escolhe os imóveis para investir, cuida da manutenção e do aluguel e distribui os lucros para os investidores.

Dessa forma, quem investe em fundos imobiliários pode ter acesso a investimentos no mercado imobiliário mesmo sem ter muito dinheiro para comprar um imóvel sozinho. Além disso, não precisa se preocupar com a administração do imóvel, já que isso fica a cargo do gestor do fundo.

Eles são uma forma de investimento em renda variável, já que a valorização das cotas pode oscilar de acordo com as variações do mercado imobiliário e a rentabilidade pode variar ao longo do tempo. No entanto, eles também podem gerar renda periódica para os investidores na forma de aluguéis, o que os torna uma forma de investimento em renda fixa. Por essa razão, os fundos imobiliários são considerados uma classe de investimento híbrida.

Leia mais  Investimentos de Private Equity e Venture Capital ultrapassam R$ 28 bilhões no primeiro semestre

Além disso, podem ser uma opção interessante para iniciantes que desejam ter exposição ao mercado imobiliário sem precisar comprar um imóvel. No entanto, é importante que eles tenham conhecimento sobre o funcionamento dos fundos imobiliários, seus riscos e potenciais retornos, bem como sobre o mercado imobiliário em geral.

vender fundos imobiliarios
Melhores investimentos para iniciantes 2024

Informações Complementares

  • Característica: Diversa, depende do perfil do gestor e oscilação do mercado;
  • Como rende: Rendimentos por meio de aluguéis e/ou ganhos de capital com a venda dos imóveis e empreendimentos imobiliários.
  • Aplicação Mínima: Varia de acordo com cada fundo
  • Descontos: Imposto de Renda (isento para pessoas físicas que possuam menos de 10% das cotas do fundo), Taxa de Custódia, Taxa de Administração e Taxa de Corretagem.

Ações de Valor – Melhores investimentos para iniciantes 2024

Investir em ações de valor significa comprar ações de empresas que estão subvalorizadas pelo mercado, ou seja, que têm um preço de mercado abaixo do que elas realmente valem em termos de seus fundamentos (como receitas, lucros, patrimônio líquido, etc).

A ideia é que essas empresas possuem um potencial de valorização futuro que o mercado ainda não percebeu, o que pode resultar em grandes ganhos para o investidor no longo prazo.

Investir nelas pode ser uma estratégia interessante para investidores iniciantes que buscam um investimento de longo prazo e desejam diversificar sua carteira. No entanto, é importante lembrar que esse tipo de investimento envolve riscos e exige uma análise cuidadosa dos fundamentos da empresa antes de investir.

Por isso, é importante que o investidor faça uma pesquisa aprofundada sobre a empresa antes de comprar suas ações, avaliando aspectos como sua saúde financeira, seus concorrentes, seu posicionamento de mercado, entre outros fatores. Além disso, é fundamental ter uma boa gestão de riscos e saber quando comprar e vender as ações.

artigoacoes 1024x576 1
Melhores investimentos para iniciantes 2024

Informações Complementares

  • Característica: Volátil, necessita atenção e estar sempre atualizado;
  • Como rende: Valorização dos ativos e pagamento de dividendos;
  • Aplicação Mínima: Há ativos a partir de R$ 1,00;
  • Descontos: Imposto de Renda, Taxa de Custódia, Taxa de Administração e Taxa de Corretagem, dependendo de cada caso.

Exchange Traded Funds (ETFs) – Melhores investimentos para iniciantes 2024

Exchange Traded Funds (ETFs) são fundos de investimento que replicam um índice de mercado, como o Ibovespa ou o S&P 500. Eles são negociados em bolsa de valores como se fossem ações, ou seja, os investidores podem comprar e vender cotas do ETF na bolsa.

Ainda mais, são uma opção interessante para investidores iniciantes, pois oferecem diversificação e simplicidade na gestão de investimentos. Com um único desse, o investidor pode ter exposição a diversas empresas de um determinado setor ou índice de mercado, reduzindo o risco de investir em apenas uma empresa.

Além disso, os ETFs têm baixas taxas de administração se comparar com outros fundos. Isso significa que o investidor paga menos para ter acesso a uma carteira diversificada de ações.

No entanto, é importante que o investidor entenda que os ETFs também têm riscos associados, como qualquer outro investimento em renda variável. É importante que o investidor faça uma pesquisa prévia sobre o ETF que deseja investir, avaliando os riscos e retornos potenciais do investimento.

Exchange Traded Fund ETF
Melhores investimentos para iniciantes 2024

Informações Complementares

  • Característica: Volátil, necessita atenção e estar sempre atualizado;
  • Como rende: Valorização dos ativos e pagamento de dividendos;
  • Aplicação Mínima: Há ativos a partir de R$ 1,00;
  • Descontos: Imposto de Renda, Taxa de Custódia, Taxa de Administração e Taxa de Corretagem, dependendo de cada caso.

Por fim, saiba que existem mais opções na Renda Variável. Mas para um perfil iniciante já é possível elaborar uma boa carteira com essas opções.

Poupança – Melhores investimentos para iniciantes 2024

O investimento em poupança é uma das opções mais populares e tradicionais para guardar dinheiro e obter algum retorno sobre ele. A poupança é dada pelos bancos e instituições financeiras como uma conta de depósito remunerada, na qual o dinheiro depositado gera um rendimento em forma de juros ao longo do tempo.

O principal fator da poupança é a segurança. Os depósitos em conta poupança são garantidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) em até um valor x, dando uma certa proteção para os investidores. Além disso, a poupança é uma opção de investimento de baixo risco, o que significa que a chance de perder o dinheiro investido é muito baixa.

Porém, o tanto que rende da poupança é considerado baixa se comparar com as outras opções disponíveis no mercado. Em geral, a poupança tem rendido o equivalente a uma taxa fixa ao ano, que é dada pelo Banco Central. Essa taxa é feita por uma taxa básica (Selic) mais um percentual fixo ao ano. Mas, em períodos de inflação alta ou quando a taxa básica de juros está baixa, o rendimento da poupança pode não acompanhar a valorização dos preços e, então, o poder de compra do investidor pode ser prejudicado.

poupanca porquinho

Quer investir em ações? Procure uma casa de análise!

Se você já passou do nível “iniciante” e quer se tornar um investidor mais moderado ou até agressivo e partir para as ações ou criptomoedas, ter o auxílio de casas de análise pode ser uma das maneiras mais eficientes de descobrir quais são os melhores ativos presentes no mercado.

Como o próprio nome sugere, as casas de análise tem ferramentas capazes de elaborar relatórios aos investidores. Posto que, em geral, não possuem tempo para acompanhar em tempo real seus ativos.

Em outras palavras, essas empresas levantam e fazem uma análise de dados do investidor e seus ativos. Para depois apresentar uma análise de risco, assim como análise financeira dos seus investimentos.

Além disso, as casas de análise também fazem análise de mercado, a fim de melhor embasar seus relatórios ao cliente. Com esse material, obtém-se uma análise preliminar de risco, a fim de melhor orientar o investidor.

Vantagens:

  • Relatórios de analistas podem ajudar a manter a calma em momentos de queda no mercado.
  • Os relatórios já vêm prontos, sem necessidade de extensas pesquisas.
  • Analistas focam em dados concretos e em setores com potencial de rentabilidade.

Desvantagens:

  • As predições não são garantidas.
  • Ao seguir apenas dicas, você pode não aprender o essencial sobre o mercado.
  • A assinatura pode não compensar se seus aportes são abaixo de R$20,000.

Vale a Pena?

Antes de decidir, pergunte-se: Quanto pretendo investir? Qual meu conhecimento sobre o mercado? Qual serviço se encaixa no meu perfil? Se planeja aportes menores que R$20,000, a contratação pode não ser vantajosa financeiramente, a menos que seu objetivo seja educacional.

Melhores Casas de Análise no Brasil

Conforme o mercado financeiro evoluiu, as casas de análise foram consolidando suas atividades no Brasil, mas isso é um movimento recente. A princípio, as mais antigas surgiram em 2009 e atualmente existem pelo menos 24 empresas do tipo.

As principais que atuam nesse setor de investimentos são as seguintes:

  • Suno Research;
  • Nord Research;
  • Eleven Financial;
  • Empiricus Research;
  • Levante Ideias;
  • Spiti;
  • Capitalizo;
  • Exame Invest Pro;
  • OHM Research.
  • AGF Investimentos
  • XP Research
  • Varos
  • MSX Invest

Sem dúvida, a presença delas faz com que muitas pessoas adentrem na bolsa de valores e no mundo financeiro. Uma vez que elas conseguem orientar as pessoas quanto aos melhores ativos e ações do mercado.

Além disso, as mesmas permitem com que seus investidores possam ter acesso as suas carteiras. Nesse sentido, elas são feitas pelos consultores o que reforça as chances de conseguir lucros na bolsa.

Pois, investir na B3 (B3SA3) não é um jogo e sabemos que prejuízos podem ocorrer mediante as más escolhas. Já que muitas pessoas não podem estudar ou mesmo entender do mercado financeiro, essas casas podem ajudar.

Vale lembrar que os valores devem ser justos e permitir com que as pessoas possam obter o conhecimento necessário. Dessa forma, será possível ingressar na bolsa com o auxílio dos especialistas no assunto.

Pontos Importantes para se atentar antes de investir! – Melhores investimentos para iniciantes

Se você quer entrar no mundo dos investimentos, é bom se atentar a alguns pontos antes de começar! Veja, então, a seguir.

Diversificação

Diversificar é como não colocar todos os ovos na mesma cesta. Em vez de investir todo o seu dinheiro em um único lugar, é melhor espalhá-lo em diferentes tipos de investimentos. Isso é importante porque, se um dos seus investimentos não estiver indo bem, você ainda terá outros que podem compensar as perdas.

Por exemplo, você pode investir parte do seu dinheiro em ações, outra parte em títulos de renda fixa e até mesmo em imóveis. Dessa forma, se um desses não estiver rendendo como esperado, os outros podem ajudar a equilibrar seus ganhos.

Corretora de valores

Uma corretora de valores é uma empresa que facilita a compra e venda de investimentos. Para investir em ações, fundos imobiliários, títulos públicos ou outros ativos, você precisa abrir uma conta em uma corretora. Ela é responsável por intermediar suas transações e fornecer acesso aos diferentes tipos de investimentos disponíveis.

É importante escolher uma corretora confiável, que seja transparente sobre suas taxas e que ofereça um bom suporte ao cliente. Antes de escolher uma corretora, é uma boa ideia pesquisar e comparar as opções disponíveis para encontrar aquela que melhor atenda às suas necessidades.

Acompanhamento e ajustes

Investir não é algo que você faz uma vez e esquece. É importante acompanhar com uma certa regularidade seus investimentos para ver como eles estão se saindo. Isso envolve verificar o desempenho deles, analisar se estão alcançando suas metas e fazer ajustes conforme necessário.

Leia mais  5 motivos para não investir em poupança

Por exemplo, se um investimento não estiver indo bem, você pode decidir vendê-lo e investir em outra coisa. Ou talvez você queira adicionar mais dinheiro a um outro que está tendo bons resultados. A ideia é ajustar sua carteira ao longo do tempo para mantê-la alinhada com seus objetivos e com o cenário econômico.

Riscos e expectativas

Todos os investimentos têm algum grau de risco. Isso significa que há a chance de você perder parte ou todo o dinheiro que investiu. É bom estar ciente disso e entender os riscos associados a cada tipo de investimento.

Como exemplo, podemos pensar que investir em ações pode trazer maiores oscilações de preço, enquanto investir em títulos de renda fixa pode oferecer retornos mais estáveis, mas muito menores. Além disso, é essencial ter expectativas realistas sobre os retornos deles. Embora seja possível obter bons ganhos, não existem garantias de que você ficará rico rápido. Ter uma visão de longo prazo e não se deixar levar por promessas de enriquecimento rápido são atitudes importantes para lidar com os riscos e expectativas dos investimentos.

Assessoria financeira

Se você se sentir inseguro ou quiser uma ajuda profissional, pode procurar um assessor financeiro. Essa pessoa é especializada no assunto e pode te orientar em suas decisões financeiras. Eles irão analisar sua situação, seus objetivos e seu perfil de investidor para criar um plano de acordo com tudo isso.

Além disso, um assessor financeiro pode ajudá-lo a entender melhor os diferentes tipos de investimentos, sugerir estratégias boas e acompanhar o desempenho de todos eles ao longo do tempo. Ter um profissional ao seu lado pode trazer mais confiança e segurança para tomar decisões financeiras importantes. No entanto, é bom escolher um assessor confiável, que tenha boa reputação e atue no seu melhor interesse.

Prazo de investimento

O prazo de investimento é o tempo que você pretende deixar seu dinheiro investido antes de precisar dele. É bom considerar o prazo ao escolher seus investimentos. Se você tem um objetivo de curto prazo, como uma viagem em um ano, é melhor optar por algum mais seguro e estável, como títulos de renda fixa, que têm menos variação de preço.

Por outro lado, se seu objetivo é de longo prazo, como a aposentadoria daqui a muitos anos, você pode se arriscar mais e investir em ações, que têm mais potencial de crescimento ao longo do tempo. Entender seu prazo de investimento ajuda a escolher aqueles que são certos para alcançar seus objetivos.

Educação financeira

Educação financeira é aprender sobre como lidar com dinheiro de forma inteligente. É bom entender conceitos básicos, como orçamento, economia, juros e inflação. Quanto mais você aprende sobre finanças, mais preparado fica para tomar decisões financeiras melhores.

Sendo assim, ao entender como são os juros compostos, você pode ver como seu dinheiro pode crescer ao longo do tempo. Ao saber sobre a inflação, você pode tomar medidas para cuidar do seu dinheiro do impacto dela. A educação financeira também ajuda a evitar armadilhas com o dinheiro e a tomar decisões mais informadas sobre poupança, investimento e gastos. Existem muitos recursos disponíveis, como livros, vídeos e cursos online, que podem ajudar a melhorar sua educação.

Por quê começar a investir? – Melhores Investimentos para Iniciantes

Investir pode ser uma jornada empolgante e valiosa por várias razões. Aqui estão alguns bons motivos para começar a investir:

  1. Aumentar o Patrimônio: Investir é uma boa forma de fazer seu dinheiro crescer. Em vez de deixar seu dinheiro parado em uma conta poupança com baixo rendimento, investir de outra forma pode dar maiores retornos ao longo do tempo.
  2. Combater a Inflação: A inflação pode diminuir o valor do seu dinheiro ao longo do tempo. Investir pode ajudar a manter e até aumentar o poder de compra do seu dinheiro, superando a inflação.
  3. Preparar o Futuro: Investir serve também para a construção de um fundo de aposentadoria. Começar cedo permite que o efeito dos juros compostos trabalhe a seu favor, o que quer dizer que o dinheiro que você investe agora pode crescer bem ao longo do tempo.
  4. Alcançar Metas: Se você tem metas como comprar uma casa, viajar ou financiar a educação de seus filhos, investir pode ajudar a alcançá-las mais rápido. Ao investir, você pode acumular a quantia em um período mais curto do que se apenas economizasse.
  5. Educação Financeira: Começar a investir também é uma boa forma de aprender sobre finanças e economia. Essa educação pode ajudá-lo a tomar decisões financeiras melhores em todas as áreas da sua vida.
  6. Diversificar Fontes de Renda: Investir pode abrir novos fluxos de renda, como dividendos de ações ou rendimentos de fundos. Isso pode ser uma boa maneira de diversificar suas fontes de renda além do seu trabalho regular.
  7. Controle Financeiro: Investir dá a você mais controle sobre seu futuro financeiro. Você decide onde e como seu dinheiro é investido, o que pode dar um sentimento de responsabilidade sobre suas finanças.

Investindo na Bolsa de Valores – Quais os melhores investimentos para iniciantes

Começar a investir na bolsa de valores pode ser uma decisão sábia e promissora para quem busca fazer seu dinheiro crescer. A bolsa oferece a chance de comprar ações de empresas, o que diz que você se torna, em parte, dono dessas empresas. Ao escolher empresas sólidas e com bom potencial de crescimento, você pode se beneficiar do aumento no valor dessas ações ao longo do tempo.

Investir na bolsa também é uma maneira eficaz de combater a inflação. Desde sempre, a bolsa de valores tem apresentado retornos que superam a inflação, o que quer dizer que o poder de compra do seu dinheiro pode de fato aumentar, em vez de diminuir com o tempo. Essa é uma vantagem sobre deixar o dinheiro em uma conta poupança com baixo rendimento.

Além disso, a bolsa de valores oferece uma diversidade de opções. Você pode investir em diferentes setores da economia, o que ajuda a diversificar seus investimentos e reduzir riscos. Diversificar é essencial no mundo dos investimentos, pois não coloca todos os seus recursos em uma única cesta.

Melhore sua educação financeira

Investir na bolsa também contribui para sua educação financeira. Você aprende sobre os mercados financeiros, as tendências econômicas e como diferentes fatores influenciam o valor das ações. Esse conhecimento é valioso não apenas para investir, mas também para tomar decisões financeiras em geral.

A bolsa de valores também pode oferecer rendimentos regulares por meio de dividendos. Algumas empresas distribuem uma parte de seus lucros aos acionistas, proporcionando uma fonte adicional de renda além do possível aumento no valor das ações.

Começar a investir na bolsa requer um certo nível de pesquisa e entendimento. É importante estudar as empresas nas quais você pretende investir, entender os riscos envolvidos e determinar sua estratégia de investimento. Também é crucial investir apenas o dinheiro que você pode se dar ao luxo de perder, especialmente porque o mercado de ações pode ser volátil no curto prazo.

Em resumo, começar a investir na bolsa de valores é uma maneira inteligente de fazer seu dinheiro crescer, combater a inflação, diversificar seus investimentos, aumentar seu conhecimento financeiro, e ganhar renda adicional através de dividendos. Com pesquisa cuidadosa e uma abordagem estratégica, investir na bolsa pode ser um passo valioso para fortalecer sua saúde financeira e alcançar suas metas financeiras.

Importância do Controle Financeiro – Melhores Investimentos para Iniciantes

É preciso se conscientizar da importância de saber controlar as suas finanças pessoais, pois inicialmente, essa atitude é o que irá gerar renda e te dar uma visão ampla dos seus gastos e economias. Por esse motivo é muito útil buscar métodos que possam auxiliar nessa tarefa.

O controle de gastos e bom gerenciamento são fundamentais, pois através desse dinheiro bem guardado é possível se aposentar com maior tranquilidade ou realizar sonhos. Sendo assim, o que é guardado hoje reflete no futuro, e por isso muitas pessoas planejam tudo com antecedência.

Caso não exista um controle de finanças pessoais, é possível enfrentar várias consequências negativas, como endividamento excessivo, dificuldades para pagar as contas, atrasos nos pagamentos, falta de dinheiro para cobrir despesas essenciais, estresse financeiro e emocional, impacto negativo na saúde mental e física, e até mesmo perda de bens e propriedades em casos extremos, como falência pessoal.

Além disso, pode-se perder chances de investimento, poupança e crescimento financeiro, o que pode afetar no futuro financeiro e qualidade de vida. Por isso, é bom manter um controle adequado das nossas finanças pessoais e evitar gastos impulsivos.

Quando não controlamos nossas finanças pessoais, é fácil gastar mais dinheiro do que ganhamos, usando cartões de crédito para cobrir nossas despesas e criando uma bola de neve de dívidas que pode levar anos para ser paga.

Estratégias para organizar suas finanças

A fim de facilitar ainda mais a compreensão, vamos verificar algumas dicas para gerenciar melhor suas finanças:

  • Poupar uma boa parte da sua renda
  • Comprar a vista é muito melhor e evita dívidas
  • Reservas de emergência são muito importantes
  • Saber quanto é gasto por mês
  • Evitar gastos desnecessários
  • Invistir o que você poupar
  • Valorizar o seu progresso
  • Continuar aprendendo sempre
  • Se atualizar com os novos aplicativos do mercado

Conclusão – Melhores investimentos para iniciantes 2024

Por fim, existem várias opções para iniciantes que desejam começar sua riqueza. Vale entender que cada tipo tem seus próprios riscos e benefícios, e você deve fazer sua própria pesquisa e tomar decisões informadas. Por isso, estude bem antes de começar.

Para aqueles que querem baixo risco e estabilidade, Tesouro Direto e CDB são boas opções. No entanto, esses tendem a ter baixas taxas de retorno.

Já para aqueles que querem maiores retornos, mas também podem correr mais riscos, investir em ações ou ETFs é uma escolha popular. Além disso, investir em títulos também podem ser uma boa opção para aqueles que buscam retornos mais previsíveis.

Mas, não importa o tipo de investimento escolhido, vale lembrar que é um processo que ocorre a longo prazo. Não espere ver grandes retornos em um curto espaço de tempo e sempre invista dentro dos seus limites financeiros.

Por fim, lembre-se de que nunca é tarde demais para começar a investir e é sempre uma boa ideia ter um plano claro e definido para atingir seus objetivos. Com o tempo, o aprendizado e a prática, você pode se tornar um investidor experiente e alcançar a liberdade financeira que deseja.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Itaú Asset lança ETF de dividendos mensais

Rodrigo Mahbub Santana

Ações da 3R Petroleum disparam com fusão com Enauta

Márcia Alves

Azul aprova recompra de ações de até 1,3 milhão 

Márcia Alves

Haddad e Leite discutem e Ibovespa fecha em alta: confira o resumo do dia

Rodrigo Mahbub Santana

Tesouro Direto: Taxas em alta após divulgação do Relatório Focus

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário