Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Recomendações

Queda da Selic: é hora de comprar ações de shoppings?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Empresas de shoppings listadas devem se beneficiar da queda dos juros e da retomada dos M&As no setor, de acordo com o JP Morgan. O analista Marcelo Motta destaca que o momento é propício para as empresas desbloquearem valor por meio de desinvestimentos, com o spread entre o cap rate das empresas listadas e o das transações privadas se fechando.

Nesse cenário, a Aliansce Sonae é apontada como a principal beneficiária, devido ao seu valuation mais descontado e à intenção já expressa de reduzir seu portfólio após a fusão com a BR Malls. O JP Morgan estima que a Aliansce negocia com um cap rate de 13,4%, em comparação com uma média de 10% a 12% das outras empresas listadas, como Multiplan e Iguatemi. Por outro lado, as transações privadas têm sido realizadas a um cap rate médio de 9%, resultando em um spread de 4,4 pontos percentuais.

Leia mais  Corte na Selic não foi o suficiente para impulsionar o Ibovespa nesta 5ªF; Confira os destaques da bolsa

Segundo o JP Morgan, a Aliansce seria a que mais se beneficiaria com possíveis vendas de ativos. O banco estima que a empresa teria uma expansão do FFO (fluxo de caixa das operações) de cerca de 5% para cada 6% de NOI (receita operacional líquida) vendido, assumindo um cap rate de 8% e um pagamento inicial de 100%. No caso de Iguatemi e Multiplan, essa expansão do FFO ficaria em torno de 4%.

O JP Morgan observa que os fundos imobiliários já levantaram cerca de R$ 3 bilhões este ano em ofertas, e as operações de M&As no setor já totalizam R$ 1 bilhão, metade do volume total do ano passado, mas em linha com os anos de 2021 e 2020. O analista estima que o volume de M&As deve ganhar impulso nos próximos trimestres.

Além disso, as empresas de shoppings listadas também se beneficiarão da queda dos juros, uma vez que historicamente o cap rate dessas empresas se contrai cerca de 0,9 ponto percentual em anos de queda da Selic. O JP Morgan ressalta que os valuations relativos continuam atrativos, e o spread entre o cap rate das empresas listadas e das transações privadas tem aumentado desde 2020.

Leia mais  Banco Central deverá manter a taxa Selic, mais uma vez, projeta Paraná Banco Investimentos

Essas informações indicam um cenário promissor para o setor de shoppings, com perspectivas de valorização e oportunidades de negócios à medida que as empresas buscam otimizar seus portfólios e se beneficiar das condições favoráveis do mercado.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Sem juros? To fora! Dólar sobe com debandada de investidores após corte na Selic
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Analistas projetam inflação em 3,73% para 2024

Rodrigo Mahbub Santana

Santander eleva recomendação da B3

Rodrigo Mahbub Santana

Taxa Selic deve atingir ao menor nível em dois anos

Márcia Alves

Bancos não repassam cortes da Selic e juros seguem estáveis

Guia do Investidor

Selic vai continuar em queda? Santander revela projeções

Leonardo Bruno

Taxa Selic: Por que os juros não continuarão caindo?

Guia do Investidor

Deixe seu comentário