Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Reforma Tributária: planos de saúde devem encarecer 21%

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O governo federal espera um tratamento diferenciado, possivelmente com uma alíquota menor, ao setor da saúde suplementar no contexto da reforma tributária, segundo o secretário extraordinário da Reforma Tributária, Bernardo Appy.

O setor estima que o aumento da carga tributária será de mais de 21% com a criação e implementação do Imposto de Valor Agregado (IVA), que unificaria as taxas nacionais.

Durante o painel Reformas, Regulação e Competitividade, do seminário Desafios do Setor Saúde, promovido pela Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), em parceria com o Correio Braziliense, Appy afirmou que “não se pode entrar nesse debate sem imaginar perder um centavo”.

Ele ponderou, contudo, que o tema ainda será debatido no Legislativo federal e que acredita em uma “abordagem diferenciada” no setor de saúde dentro do contexto da reforma tributária.

Segundo o secretário, essa abordagem poderia ser por meio de alíquota menor, isenção, mudança na regra de creditamento e devolução do imposto para quem está pagando.

Leia mais  O tempo político, a discussão técnica e a antecipação da reforma tributária

A expectativa, segundo interlocutores, é que o impacto da tributação seja revertido pela melhora na renda dos trabalhadores que acessam ou poderão acessar a saúde suplementar.

Dados da LCA Consultoria apontam que o aumento da carga tributária para o segmento hospitalar passaria dos atuais 9,9% para 26,9%.

Nos planos de saúde, o aumento seria de 4,2% para 26,9%. O setor da saúde suplementar é importante para o país, pois movimenta cerca de R$ 240 bilhões por ano e gera mais de 1,5 milhão de empregos diretos e indiretos.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais  Reforma Tributária deve fomentar guerra fiscal entre estados

Leia mais

Planos de saúde terão aumento pela terceira vez consecutiva

Fernando Américo

Alckmin fala sobre gradualismo e comemora Reforma Tributária

Paola Rocha Schwartz

Reforma tributária: cashback dá 50% do imposto na conta de luz

Paola Rocha Schwartz

Governo avalia cerimônia para segunda fase da reforma tributária

Paola Rocha Schwartz

Mudanças no ITCMD impulsionam planejamento sucessório

Rodrigo Mahbub Santana

Cashback na Reforma Tributária: Cesta Básica em Foco

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário