Continua após o anúncio
Renda Fixa com ganhos altos é o que todo investidor sonha, ou sonhava. Então pode ser que a mudança do mercado traga novidades para o novo ano, descubra!
Com a queda vertiginosa da Selic nos últimos tempos, a economia brasileira começa a caminhar como países de primeiro mundo. Ou seja, ficam para trás os investimentos em renda fixa e abrem-se oportunidades em rendas variáveis.
Renda Fixa é coisa do passado
Por muito tempo, o Brasil era regido basicamente por investimentos em títulos públicos e poupança. A renda fixa era o porto seguro de muitos brasileiros, que chegavam a ter retornos de até 20% ao ano.
No entanto, os vários cortes na taxa Selic fizeram com que o quadro no setor de investimentos fosse invertido. Pois saímos de uma Selic de 14% em 2016 para apenas 4,5% no último dia 11 de dezembro.
Contudo, mesmo com essa queda na Selic, o Brasil ainda extrapola os juros em comparação com outros países. No Japão, os juros alcançam -0,1%, assim como na zona do Euro com -0,5% e Israel com 0,25%.
Historicamente, o Brasil sempre foi um país que apresentou hiperinflação e juros monstruosos. Entretanto, a diminuição desses percentuais tem colaborado para um novo desenho da economia brasileira.
Assim, os títulos de renda fixa tão procurados pelos investidores até então, deixam de ser prioridade. Com isso, a renda variável ganha espaço e força, diversificando os ganhos de quem busca maiores rendimentos.
Renda Variável: o novo hábito dos brasileiros
Enquanto a Selic e as taxas de juros caem, cresce o interesse do brasileiro pela renda variável. O mercado tem demonstrado disposição para o investimento em ações, mesmo com os altos riscos e a volatilidade inerentes.
Com isso, muitas empresas estão em fase de IPO (Initial Public Offering). Além disso, houve aumento na quantidade de títulos circulando na Bolsa de Valores. E as corretoras aumentaram suas equipes de pesquisa e atendimento.
Com tudo isso, a economia brasileira também cresce. Pois as empresas aumentam seus investimentos, expandem seus negócios e contratam mais mão de obra. É a roda da economia girando positivamente.
Contudo, existem os riscos dessa crescente onda de renda variável. Os especialistas alertam para um aumento descontrolado nos preços dos ativos. Mesmo assim, a euforia é grande e não parece ser passageira.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.