Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Rendimento previdência privada: confira quanto rende

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Devido ao baixo retorno proporcionado pela aposentadoria oriunda do INSS, trabalhadores buscam alternativas. Entre as mais procuradas temos a previdência privada. Veja quanto rende.

Devemos primeiramente destacar que a previdência privada são planos de investimento proporcionados por seguradoras ou bancos. Esses planos são focados nos trabalhadores, e o resgate é somente no vencimento.

Há ainda que se mencionar que há a existência previdência privada PGBL e VGBL. A primeira é voltada para o trabalhador celetista, comprovado o vínculo empregatício. Como vantagem, o PGBL permite abater 12% do IR.

Porém, para aderir ao PGBL o trabalhador deve ser contribuinte também da previdência pública. Já o VGBL destina-se ao trabalhador autônomo, que não possui registro em CTPS.

O trabalhador que opta pelo plano VGBL não terá ao abatimento no imposto de renda conforme o PGBL. Entretanto, geralmente o trabalhador autônomo possui renda inferior à mínima exigida para que gere o imposto de renda.

Qual o rendimento da previdência privada

Importante já de início destacar que a rentabilidade da previdência privada é maior que a da poupança. Tendo que vista que conforme últimas informações captadas em 2018, e previdência poderia render 7,5% ao ano.

Leia mais  Novo Tesouro direto aposentadoria: vale a pena?

Ao fazermos um comparativo com a poupança, a rentabilidade para o mesmo período beira os 6%. Isso sem considerar as oscilações do índice da poupança, posto que esses quase 6% foi o pico da taxa.

Vale a pena investir na previdência privada?

Assim como qualquer modalidade de investimento, a previdência privada também tem seus riscos. Porém, especialistas acreditam que é importante se aderir a este investimento, visto o baixo valor da aplicação.

Entre as vantagens, temos o fato de o plano PGBL permitir o abatimento de até 12% do IR. Além disso, se você possui problemas em economizar, existe a opção de debitar os valores automaticamente de sua conta.

No caso de falecimento do titular, o valor que estão resguardados são transferidos aos beneficiários. Ou seja, não há como incorporar a previdência privada no inventário.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais  É cada vez mais crucial que cada cidadão brasileiro planeje bem a sua aposentadoria"

Leia mais

Saiba como declarar plano de previdência no Imposto de Renda

Fernando Américo

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,72% ao mês

Mateus Sousa

Previdência privada: setor cresce 8,8% em 2023, com mais de R$ 170 bi

Guia do Investidor

Aposentadoria: o que muda em 2024 com reforma da Previdência

Guia do Investidor

Juros do Consignado para beneficiários do INSS são reduzidos

Miguel Gonçalves

Ministro prejudica os aposentados reduzindo teto do consignado

Guia do Investidor

Deixe seu comentário