Guia do Investidor
real moeda dinheiro mcajr 2904223669
Notícias

Saldo de crédito deve crescer 1,2% em março

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Pesquisa Especial de Crédito da Febraban mostra que ritmo de expansão anual da carteira de crédito deve acelerar pelo segundo mês seguido, para 8,2%.

O saldo total da carteira de crédito deve crescer 1,2% em março, revela a Pesquisa Especial de Crédito da Febraban. Assim, o ritmo de expansão anual da carteira deve acelerar pelo segundo mês seguido, passando de 8,0% para 8,2%. O destaque do mês deve ser o avanço do crédito destinado às empresas, que deve crescer 1,5% no mês, bem acima do observado em março do ano passado (alta de 0,8%), quando a carteira foi negativamente afetada pelos casos de recuperação judicial de grandes empresas. 

De acordo com o levantamento, em março, o crescimento do crédito voltado às empresas deve ser puxado pela carteira com recursos livres (+2,5%), beneficiada pela sazonalidade positiva das linhas de fluxo de caixa, típica no fechamento de trimestre. Já a carteira direcionada deve mostrar uma ligeira retração, de 0,2%. Desta forma, a expectativa é que o ritmo de expansão em 12 meses da carteira Pessoa Jurídica acelere de 4,2% para 4,9%. 

As projeções são feitas com base em dados consolidados dos principais bancos do país, que representam, a depender da linha de crédito, de 41% a 88% do saldo total do Sistema Financeiro Nacional. O levantamento da Febraban é divulgado mensalmente como uma prévia dos dados oficiais, que estão programados para serem divulgados no dia 26 de abril, pelo Banco Central, nas Estatísticas Monetárias e de Crédito. 

O crédito às famílias, por sua vez, deve crescer 0,9% em março, com expansão relativamente homogênea entre as diferentes fontes de recursos. A carteira com recursos livres deve avançar 0,8%, liderada pelas linhas de crédito pessoal (consignado e não consignado) e veículos, que vêm mostrando bons números diante do processo de queda dos juros, especialmente no caso da última. Já a carteira direcionada deve crescer 1,1% no mês, novamente mostrando avanço disseminado entre as modalidades. Em 12 meses, o ritmo de expansão do crédito Pessoa Física deve ficar praticamente estável, em 10,3% (ante 10,4% em fevereiro de 2024). 

“Os números da pesquisa de março reforçam a percepção de retomada do mercado de crédito, inclusive com os primeiros sinais de melhora também no segmento pessoa jurídica. Tal dinâmica decorre do movimento de queda das taxas de juros e alguma melhora dos índices de inadimplência, o que tem aumentado o apetite das instituições”, avalia Rubens Sardenberg, diretor de Economia, Regulação Prudencial e Riscos da Febraban. “O desafio será manter o quadro de recuperação ao longo do ano, diante do aumento das incertezas em nível internacional e local, que vêm se acentuando nas últimas semanas”, complementa Sardenberg.

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Concessões

As concessões de crédito devem apresentar expansão mensal de 10,8% em março. Já na comparação com março de 2023, a alta deve ser de 19% (na média de dias úteis). 

No mês, o bom resultado deve ser puxado pelas concessões às empresas (+20,7%), com forte desempenho tanto nas operações com recursos livres quanto nas operações com recursos direcionados. No caso das operações livres, o aumento deve ser puxado por alguma recuperação da modalidade capital de giro, principal da carteira, e pelo usual maior volume das linhas de fluxo de caixa (descontos de duplicatas e antecipação de recebíveis do cartão), beneficiadas pela sazonalidade positiva no fechamento de trimestre. 

Já de maneira mais modesta, as concessões às famílias também devem crescer 3,5%, com o maior volume das operações direcionadas compensando o desempenho mais fraco das operações com recursos livres. 

O resultado de fevereiro da Pesquisa Especial de Crédito pode ser acessado neste link.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Deixe seu comentário